A
forte presença regional das Sendas, uma acirrada disputa entre Carrefour
e Pão de Açúcar, a quase ausência de grandes grupos como o Sonae e o Wal-Mart,
e poucas redes independentes de médio porte são algumas das principais
particularidades do varejo alimentar do Rio de Janeiro. "Até a geografia
da cidade do Rio é complicada", explica a analista de consumo do Bozano,
Simonsen, Andréa Teixeira.
"Na Zona Sul, não cabem hipermercados", exemplifica. Segundo ela, a dificuldade
em conseguir pontos nos locais nobres facilita o processo de crescimento
das redes através de aquisições e não de construção de novas lojas. A
Barra da Tijuca, onde ainda há espaços disponíveis, já apresenta concentração
de hipermercados - dois Extra, além de Carrefour e Bon Marché, são vizinhos
na Avenida das Américas.
O grupo Sendas, forte na Baixada Fluminense e líder regional em número
de lojas, mantém-se firme no estado, atuando com quatro formatos de loja.
"O Super Ex, o Bon Marché, o Hiper Sendas e o Sendas existem porque o
grupo Sendas conhece melhor do que ninguém o público do Rio", analisa
o sócio-diretor da Acomp Consultoria e Treinamento, Antônio César de Oliveira.
Além de estabelecer uma acirrada guerra de preços, o apetite do Carrefour
e do Pão de Açúcar em crescer com as aquisições também mexeu com o desenho
varejista do estado. O Carrefour, com a compra das redes Rainha, Continente
e Dallas, avançou para o subúrbio. O concorrente, de Abílio Diniz, com
a incorporação das lojas Paes Mendonça, espalhou-se pelo estado e este
ano já inaugurou sete hipermercados Extra. Até o fim do ano, mais uma
loja será aberta no Rio, confirmando a estratégia de fortalecimento regional.
Com foco nos mercados do Leme ao Recreio dos Bandeirantes, o Zona Sul
tem seu posicionamento claramente voltado às vizinhanças. "A rede tem
seu nicho. É quase uma delicatessen, se comparada a um hipermercado",
afirma Andréa. O ponto forte do Zona Sul é a fidelidade de seus clientes,
em serviços e nos produtos direcionados.
Com tamanho mediano, Mundial e Guanabara ainda se mantêm firmes no estado,
só não se sabe até quando. Já o ABC, nascido na Região Serrana, em Petrópolis,
invadiu recentemente outras regiões do Rio, comprando as lojas do Serra
e Mar e do Max Box. Para os analistas do varejo, a cadeia deve mudar de
mãos em breve, já que é controlada pelo grupo Garantia, sem interesse
em ficar no setor supermercadista.
A venda do ABC pode ser uma boa oportunidade para a rede portuguesa Sonae
entrar no Rio de Janeiro. Embora ausente no estado, o gigante mundial
Wal-Mart já anunciou a sua primeira unidade fluminense, em Niterói. Na
contramão da tendência das aquisições, o grupo americano optou pela compra
de um terreno e construção de uma loja nova.
Clique
aqui para conhecer os Serviços da ACOMP
Desde 1994
• A única Consultoria
do Mundo que disponibiliza para Você,
Dicas de Negócios e mais de 20 Serviços úteis e gratuitos on-line.
•
1º site do Mundo em Marketing Cruzado.
• O site mais visitado por Empresários.
É
só acessar
www.acomp.com.br
O
site do Empresário !
Colabore
para que possamos ampliar as
Dicas de Negócios gratuitas do portal ACOMP !
Contrate
os Serviços da ACOMP ou as Palestras
do
Eng.° e Prof. Antônio César, e indique para seus amigos e parceiros.
ACOMP
Consultoria e Treinamento
"Soluções em Negócios"
Tel. + 55 (21) 2445-5444
www.acomp.com.br - O site do Empresário !
©
Copyright 2020 - ACOMP - Todos os direitos reservados.
|