Domingo e Segunda, 16 e 17 de Maio de 1999
Investir na qualidade do atendimento é importante para a fidelização dos consumidores
Roberta Cecchetti
O presidente da Telemar, Manoel Horácio da Silva, quer ver todas as empresas do grupo, do Rio e do Amazonas, adotando o sistema de pós-venda. Quando algum assinante fizer qualquer tipo de reclamação, se não for possível dar a resposta de imediato, alguém da empresa terá de retornar perguntando se o cliente foi devidamente atendido.
Quando isso acontecer, estará criado o elo para que a Telemar possa oferecer uma série de serviços aos consumidores. Por enquanto, o pós-venda parece uma fantasia, pois os problemas herdados da antiga Telerj sequer permitem ao atendente saber na tela do computador quais os serviços que o reclamante utiliza.
Solução de problemas
Em grande número de casos, o funcionário não tem condições de resolver o problema e precisa recorrer a um supervisor, que também acaba tendo que consultar um superior. Nesse processo, a responsabilidade se dilui de tal maneira que a reclamação acaba não sendo selecionada em tempo hábil, o que deixa os assinantes furiosos.
Situação similar parece não ocorrer na ATL. O presidente, Carlos Henrique Moreira, afirma que a companhia se preocupa à exaustão em prestar um serviço de excelência nas atividades relacionadas ao pós-venda. O cliente que compra o aparelho já com a linha muitas vezes não consegue distinguir até onde um determinado problema que possa ocorrer seja da ATL ou do fabricante do aparelho.
Para atender da melhor forma ao cliente, resolvemos abrir espaço em nossas lojas para colocarmos assistência técnica. Assumimos uma responsabilidade que não é nossa para oferecer maior conforto e comodidade ao consumidor. Se o defeito for de fabricação, trocamos o aparelho na hora, caso contrário procuramos agir de forma rápida e eficaz assegura Carlos Henrique Moreira.
O cliente da ATL pode recorrer à companhia ou procurar qualquer assistência técnica credenciada à marca do aparelho celular. "Também dispomos do Serviço de Assistência ao Consumidor (SAC), um 0800 que funciona 24 horas e atende de 34 mil a 35 mil ligações por dia. Fizemos uma pesquisa com o Gerp em que foi constatado que o índice de satisfação dos nossos clientes é de 97%".
Investimentos
Carlos Henrique Moreira afirma que a pesquisa mostra que a ATL está conseguindo corresponder às expectativas dos consumidores e que não vai parar de investir no serviço pós-venda. "Investimos em treinamento e demos um telefone celular para cada operador. Desta forma, por serem usuários, poderão até informar melhor os nossos clientes", analisa.
O gerente da Tecno-Center assistência técnica, representante da Motorola, André Teixeira, afirma que a marca dispõe de um serviço 0800 para atender o consumidor da melhor forma possível.
Além de todo apoio informativo, o cliente poderá saber qual a assistência técnica mais próxima do seu bairro, quais as linhas de ônibus que poderão ser utilizadas afirma Teixeira. A Motorola recebe ligações de todo o Brasil.
Quando o cliente retorna à Tecno-Center por algum motivo, Teixeira garante atendê-lo da melhor maneira. "O que estiver ao nosso alcance, faremos e tiramos as dúvidas do consumidor. Também o informamos sobre o serviço 0800 da Motorola que, de fato, funciona muito bem. Tem até departamento jurídico para dissipar qualquer interrogação do cliente", comenta.
A maioria das reclamações acontecem pela falta de leitura do manual do aparelho. "O consumidor acha que está com defeito, mas é porque não aprendeu como mexer. Caso chegue até nós, tentamos explicar os procedimentos básicos para dissipar as dúvidas", diz André Teixeira.
Todos os funcionários da Tecno-Center são treinados na fábrica da Motorola para prestar um bom serviço de pós-venda. "Cerca de duas vezes por mês e sempre quando tem um lançamento, vamos até São paulo receber todas as informações sobre o produto", conclui André Teixeira.
Um dos funcionários da concessionária de veículos Rex Lord, Marco Túlio Mateus, afirma que após a entrega do carro, independentemente de ser novo ou usado, a empresa tem o hábito de ligar para o cliente para saber se o mesmo está satisfeito ou se tem reclamações a fazer.
Ligamos também para lembrar ao cliente da necessidade e da data para fazer a revisão do carro. Se for deixar o carro para consertar, oferecemos o serviço de levá-lo até a concessionária, assim como de buscá-lo para apanhar o veículo quando estiver pronto informa Marco Túlio.
PRINCIPAIS SETORES
VANTAGENS
Atenção
serviço de atendimento ao cliente
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