Estudo Setorial da ACOMP sobre os melhores Bancos para Pequenas Empresas


Em Outubro de 2006 concluímos o Estudo Setorial da ACOMP sobre os melhores Bancos para Pequenas Empresas. Este Estudo foi realizado considerando-se os principais Bancos em operação no Estado do Rio de Janeiro. Foram avaliados 4 (quatro) dos maiores Bancos privados e 2 (dois) Bancos federais, os quais juntos possuem mais de 50% (metade) das contas correntes, financiamentos, operações de crédito, seguros, e etc..

A avaliação foi pautada em função das principais demandas de Pequenas Empresas e Pessoas Físicas: Crédito Direto, Capital de Giro, Contas Correntes, Financiamentos com Taxas Subsidiadas, Fomento, Desconto de Duplicatas, Cheque Especial, Renegociações, Serviços por Internet e Fax, Tarifas, Atendimento nas agências e por telefone.

É hábito dizer-se que quem faz o Banco é o Gerente. Sim isto ainda é verdade, dependendo do seu relacionamento com ele. Contudo, muitas Instituições Financeiras criaram uma série de "Planilhas, Comitês e outros tipos de Filtros", para padronizar avaliações de risco, e ao mesmo tempo estabelecer critérios mais técnicos para a concessão de empréstimos, linhas de crédito e etc., o que na prática tornou mais complexos os procedimentos.

A escassez de recursos de uma maneira geral, somada as taxas de juros absurdas, acabaram por flexibilizar as desagradáveis reciprocidades praticamente impostas pela instituições, o que é um fato positivo. As operações subsidiadas com "recursos públicos", são guardadas a sete chaves, e só foram apresentadas, quando demonstramos pleno conhecimento das mesmas e insistimos no assunto.

A falta de Treinamento dos Funcionários é notória, talvez em função de trabalharem com a melhor mercadoria que existe, e estarem voando em céu de brigadeiro. Só não é possível que digam que não têm dinheiro para Treinar melhor seu pessoal, crescendo a taxas de 25 à 30% ao ano sobre o patrimônio, por anos seguidos, quando o resto da economia patina em média, entre 3 à 5% ao ano, era para oferecerem um Atendimento de primeiro mundo, pelo menos do mesmo nível da publicidade que fazem.

Quanto as Instalações de uma forma geral são muito boas. Porém faltam cadeiras para idosos e gestantes, bebedouros, banheiros e em alguns casos, acesso para deficientes ao segundo piso.

Alguns Bancos não estão nem aí para o tempo dos Clientes nas filas. Outros esforçam-se, porém as soluções paliativas não resolvem em dias de pagamentos ou vencimentos de impostos. A bem da verdade o ideal para eles é todo mundo fora do banco, e sim pela internet, pelo fax ou pelo telefone, afinal, sai muito mais barato, só que obviamente vai gerar mais desemprego. Como a maioria aceita, tome fila. A salvação para os que têm empresa, é em alguns casos o Caixa Empresa ou o Malote, que de uma forma geral funciona a contento.

No meio desse cenário encontramos situações inusitadas:

- Em um banco, tivemos o depósito de R$ 100,00 em dinheiro para outra agência, através do caixa empresa, recusado pelo atendente, que alegou ser estagiário, e que não podia trabalhar com dinheiro, somente com cheques e papéis. O que fazia ele no Caixa de um Banco ????

- Uma Instituição que diz apoiar pequenas empresas, porém, para avaliar e indicar uma operação de crédito com juro menor, o que não é favor nenhum, pois estas taxas são subsidiadas com dinheiro público, além do fato desta instituição já receber imposto para custear suas atividades, ela cobra mais 1,0% sobre o valor da operação contratada pelo cliente. Você com certeza já advinhou quem está pagando.

As Dicas da ACOMP sobre este Estudo são as seguintes:

> Tenha o mínimo de contas correntes possível;

> Evite pegar empréstimos. Se for imprescindível, procure diretamente o Banco, e quando se tratar de obter taxas de juros menores, subsidiadas, procure Bancos federais, e peça informações sobre as linhas do FAT e do PROGER. Alguns Bancos privados também possuem operações com taxas subsidiadas, mas são muito pouco divulgadas;

> Fale direto com o Gerente Geral, e não aceite intermediários ou atravessadores. Não há necessidade de Você pagar mais pelo que já pagou e tem direito;

> Com Assessoria adequada, ou através de um Estudo personalizado, Você tem como saber qual a taxa máxima que seu Negócio pode suportar, sem comprometer a Operação. Se é melhor financiar diretamente com o fornecedor ou fabricante, ou traçar outras Estratégias. Consulte a ACOMP;

> Negocie, negocie e negocie !

> Planeje melhor suas ações e investimentos, para ter tempo de negociar melhor. Está muito caro errar.

Nota da ACOMP:

Quando a ACOMP executa Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Financeira para Empresas ou Novos Empreendedores, ou quando presta Assessoria Comercial ou Consultoria Empresarial aos seus Clientes, não cobra taxas de intermediação financeira para obtenção de empréstimos, nem tão pouco promete a ninguém que irá conseguir empréstimos junto aos Bancos.

O que ocorre normalmente, é que em virtude da Qualidade superior de nossos Estudos e Análises, os Clientes da ACOMP apresentam aos Bancos um excelente Planejamento, e por este motivo na maioria das vezes acabam conseguindo realizar operações em condições melhores que outras empresas, por oferecerem menos riscos e maior clareza.

Entendemos que as verbas subsidiadas já são custeadas pela Sociedade como um todo, através dos Impostos que pagamos, portanto, não há motivos para onerar ainda mais quem já está numa situação financeira precária, ou aqueles que querem investir para gerar mais empregos, renda e impostos. Fique atento ao que é direito seu, para não pagar duas vezes pela mesma coisa.

O restante das informações sobre este Estudo, estão disponíveis somente para os Clientes da ACOMP.


Colabore para que possamos ampliar as
Dicas de Negócios gratuitas do portal ACOMP !


Contrate os Serviços da
ACOMP Consultoria e Treinamento
para sua Empresa e Indique nosso site,
aos seus Amigos e Parceiros de Negócios !


Consulte a ACOMP como Você preferir:

  • Por Telefone ou Pessoalmente:

Av. dos Mananciais, 609 - S.01 - Jacarepaguá - RJ
De Segunda a Sexta-feira, das 9 às 18 horas
Telefones: (21) 2445-5444 / 9676-9040
Profª. Vera Lúcia - Diretora Administrativa
Engo. e Prof. Antônio César - Diretor Comercial.

 

ACOMP Consultoria e Treinamento

• A Primeira e Única Consultoria do Mundo a
disponibilizar
mais de 20 Serviços Úteis e Gratuitos On line

 

www.acomp.com.br

• 1º site do Mundo em Marketing Cruzado

• O site mais visitado por Empresários do Rio de Janeiro

 

 

ACOMP Consultoria e Treinamento
“Soluções em Negócios”
Tels. 55 (21) 2445-5444 / 9676-9040
www.acomp.com.br - O site do Empresário
!

 

 


© Copyright 2006 - ACOMP - Todos os direitos reservados.