Domingo, 28, e segunda-feira, 29 de setembro de 2003.



Quem sabe escolher descobre o sucesso

Escolher o segmento certo é fundamental para o sucesso do negócio. Especialistas apontam setores com bom potencial a partir da retomada da economia. Serviços de apoio à exportação e ao bem-estar, turismo não-convencional, reparos em geral, lojas de conveniência, produção e venda de artigos populares estão entre as oportunidades de negócios. B-16

VENCER Negócios voltados para o bem-estar, lojas de conveniência e de artigos populares guardam oportunidades


Especialistas indicam setores com perspectiva de sucesso

MARIANA DURÃO

A escolha do segmento onde investir é passo crucial e também dos mais difíceis na hora de montar o próprio negócio. Aplicar em um mercado saturado pode, muitas vezes, significar o fracasso. O Jornal do Commercio consultou especialistas, que apontaram alguns segmentos com boas chances de sucesso neste fim de ano, se bem planejados. Serviços de apoio à exportação, reparos em geral, produtos e serviços voltados para o bem-estar, lojas de conveniência, produção e venda de artigos populares são algumas das áreas citadas como boas oportunidades de negócio.


Concluída em março, a pesquisa anual sobre tendências de negócios da Acomp Consultoria e Treinamento destacou a produção e venda de semi-jóias e bijuterias, atividade de escritórios de advocacia empresarial e contabilidade, alimentação, vestuário popular de boa qualidade, serviços de Internet e softwares de gestão. Produtos e serviços para a indústria de petróleo, educação continuada, treinamento empresarial e turismo interno são outros bons caminhos.

Realizada anualmente há oito anos, a pesquisa se baseia em estudos de viabilidade econômica e de mercado feitos no ano anterior, a partir da opinião de cerca de 300 empresários fluminenses. Para Antonio Cesar Carvalho de Oliveira, diretor comercial da Acomp, o fim de 2003 será propício a concretização desses negócios. "A economia ficou estagnada desde o início do ano e poucos se arriscaram em novos empreendimentos. Com a redução dos juros, há sinais de algum aquecimento", afirma.

Oliveira acrescenta que o baixo crescimento econômico gerou espaço para os serviços de reparo e manutenção de roupas, eletrodomésticos, carros e outros artigos. "A renda do trabalhador diminuiu e esses serviços servem para quem não pode comprar algo novo", avalia.

À frente da rede de franquias Sapataria, Lavanderia e Costura do Futuro, Paulo Cesar Mauro só tem motivos para comemorar o ano de 2003. A ambiciosa meta de abrir mais 150 unidades neste ano está sendo cumprida com sucesso. No primeiro semestre foram inauguradas 93 novas lojas e nenhuma foi fechada.

- O maior problema hoje é encontrar pontos comerciais para novos franqueados. Os consertos e reformas servem para as pessoas evitarem gastos - justifica. A projeção de Mauro é de que, em 2004, a rede - hoje com 352 unidades -, chegue a 500 unidades. O Estado do Rio tem 12 lojas, mas pode abrigar até 25 pontos de venda.

Juanita Pego apostou no crescimento desse mercado no Rio. Há três meses abriu uma unidade da Sapataria e Costura do Futuro no shopping Barra Point. "Percebi que esses eram serviços com grande demanda e pouca oferta no Rio, ao contrário de São Paulo, onde há muitas lojas do tipo", diz ela, que investiu R$ 100 mil na loja e espera obter retorno em até dois anos.

Na mesma tendência, produtos mais baratos - como semi-jóias, bijuterias e roupas de qualidade com preços populares -, são considerados um bom filão. "São bonitos e baratos, para todos os bolsos. A insegurança também estimula o consumo. Poucos usam jóias", ressalta Oliveira.

Para Eduardo Terra, professor e consultor do Programa de Administração de Varejo da Universidade de São Paulo (Provar-USP), quem pretende explorar esse nicho no mercado externo deve desenvolver apelo nacional aos produtos.

- Produtos como bijuterias, moda praia e mesmo cosméticos podem decolar no exterior, porém com o toque brasileiro. Não vale brigar por preço com países como a China - aconselha.

Terra lembra ainda que prestar serviços de intermediação e logística para empresas exportadoras é outro bom negócio. Isso significa organizar trâmites legais da exportação, embarque de mercadorias e prospectar clientes no exterior.

Luiz Affonso Romano, consultor e professor da Fundação Getulio Vargas (FGV/RJ), cita também o turismo, principalmente o não-convencional, com foco na terceira idade ou no ecoturismo.

A empresária Bela Catarina Seabra foi a pioneira na exploração de um turismo alternativo na cidade. Proprietária da Jeep Tour, ela leva turistas, quase sempre estrangeiros, para passeios pouco convencionais, como na Rocinha, áreas distantes na Floresta da Tijuca e Zona Oeste, sem esquecer pontos como o Pão-de-Açúcar.

Aberta em 1992, a empresa começou com um único carro e hoje tem uma frota de 35 jipes e atende a cerca de 2 mil turistas por mês. "O importante é ter experiência no ramo e conquistar a confiança das agências de viagens", frisa.


Importante - Leia com atenção

Nota da ACOMP: A Pesquisa Anual da ACOMP sobre os 10 Melhores Negócios para se montar, leva em consideração também outros fatores, além das demandas por Estudos de Viabilidade e Pesquisas de Mercado, tais como: Cenário Sócio-Econômico, Cenário Político Nacional e do Estado do Rio de Janeiro, Oportunidades surgidas com as Edições de Novas Leis, Conjuntura Internacional, Mercado de Trabalho, Entrevistas com Empreendedores realizadas pela ACOMP, e etc..

A manutenção por um período exagerado da Taxa Básica de Juros - SELIC em patamares elevados, retardou excessivamente investimentos em novos Empreendimentos e na expansão de Empresas já estabelicidas, o que teria criado os Empregos de que o País tanto necessita. Agora, com um tendência de queda consistente dos juros, os Empreendedores, Executivos e Empresários, voltaram investir e a empreender.

Portanto, a Pesquisa da ACOMP realizada no início deste ano, ainda se verifica atualizada, com pequenas excessões, fator atípico, em relação aos anos anteriores.

Contudo, ressaltamos que é fundamental a elaboração de um bom Estudo de Viabilidade Econômico Financeiro do novo Negócio a ser empreendido, assim como em alguns casos, a execução de uma Pesquisa de Mercado é indispensável. Dependendo do tipo, porte do Negócio ou ainda do seu formato, por vezes, apenas um Plano de Negócios simples ou uma Consultoria poderão resolver. Vale consultar uma Empresa especializada nesta área, para evitar erros de análise.

Procure avaliar bem com quem Você irá Planejar o seu novo Empreendimento, seja ele de que tamanho for, ou que Empresa Você irá contratar para assessorá-lo, pois com as altas taxas de desemprego verificadas neste momento em nosso País, parece que brotaram do chão milhares de "pseudo-consultores" da noite para o dia. É um festival de improvisos e "achometria".

Existem boas oportunidades, como em todas as crises, porém o Mercado neste momento está para Profissionais e não para amadores ou aventureiros. Empreenda seu Novo Negócio, mas com a Assessoria de uma Empresa com reconhecida expertise na elaboração de Estudos de Vabilidade, Pesquisas de Mercado, Planos de Negócios e Assessoria à Empresários e Executivos. Negócio não é jogo, se Você acha que tem sorte, é mais fácil, mais rápido e mais prazeroso jogar, do que empreender. Agora, se Você é realmente um Empreendedor, faça "a coisa certa" e o Sucesso virá por consequência.

 

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