|
Quinta-feira,
28 de Junho de 2001
Jornal
do Lojista
Fundo
de reserva: faça o seu
Todo comerciante deve estar preparado para custos
extras
Sonilda Lima
Pagamento de horas extras, manutenção e conserto de equipamentos costumam
pegar muitos lojistas de surpresa. O ideal, segundo consultores de varejo,
é estar preparado, sempre, para qualquer despesa extra. Por isso, é importante
montar um fundo de reserva para cobrir os custos com despesas variáveis.
Embora caiba a cada comerciante definir o quanto pode ser guardado, o
valor não deve ser inferior a 5% do lucro da loja.
É o que defende o consultor de varejo Antônio César Carvalho de Oliveira,
da Acomp Consultoria, que tem entre seus clientes empresas como Sendas,
Casa Shopping, Berimbau Discos e Quality Shopping. "O cálculo da porcentagem
que deve ser destinada para o fundo de reserva vai depender do setor,
do nível de automação e informatização da loja, mas não deve ser menor
que 5% do lucro", aconselha.
|
|
|
Bom
planejamento
Para Andrade, quase todas as despesas extras possam ser facilmente identificadas
com bom planejamento, mas na prática o mais comum é o lojista encontrar-se
desprevenido. "Além das necessidades do dia-a-dia da loja, o contexto
econômico atual é outro bom motivo para guardar parte do lucro. As taxas
de juros na economia brasileira estão elevadas, sem previsão de diminuição
a curto prazo", lembra o consultor econômico da Associação Comercial do
Rio de Janeiro (ACRJ), Alberto Furugem.
A Seglarme Comércio de Equipamentos Eletrônicos, em Jacarepaguá, segue
a sugestão de Furugem. Proprietária da loja, Dayse Pinheiro mantém fundo
de reserva, embora não tenha definido uma porcentagem fixa mensal. "De
acordo com o investimento que pretendemos fazer na loja, separamos quantias
maiores ou menores", explica. A lojista, porém, peca ao tentar poupar
o fundo de reserva a todo custo, usando-o somente quando o capital de
giro não cobre as despesas variáveis. "Primeiro tentamos negociar receitas
futuras, adiantando recebimentos ou negociando maiores prazos de pagamentos",
diz.
Tirar dinheiro da loja para cobrir as despesas é mais comum que se pode
imaginar. É o caso da Ehco Papelaria, no Recreio Shopping. A proprietária,
Cláudia de Oliveira, diz que não tem fundo mesmo admitindo que sabe da
importância de manter uma reserva. "À medida em que os imprevistos ocorrem,
reduzimos o lucro. Assim, a ausência do fundo não compromete o desempenho
da loja", diz.
Fazer promoções para gerar caixa rapidamente, adiar pagamentos de taxa
e impostos com juros baixos e pedir empréstimos a instituições financeiras
são outras medidas geralmente adotadas por lojistas que foram pegos de
surpresa sem um fundo de reserva. "Contra isso, o primeiro passo é parar
de achar que tudo é imprevisto e começar a planejar as finanças da loja",
assinala Antônio Andrade, professor da PUC-RJ.
Cristina Almeida, da Basic Fashion, do Rio Shopping, também concorda com
a importância de calcular e reservar determinada quantia todo mês, embora
não o faça. "Quando surge uma despesa inesperada, retiro dinheiro do capital
de giro para cobri-la", afirma, acrescentando que essas são situações
quase inexistentes, uma vez que há um planejamento prévio das despesas
variáveis.
Previna-se
>> A maioria das despesas variáveis pode ser prevista. Qual o lojista
que não sabe da necessidade de, periodicamente, fazer a manutenção e consertar
equipamentos ou mesmo promover uma reforma na loja? As exceções são fatores
externos como uma alta inesperada do dólar.
>> Para não ser pego de surpresa, o melhor é formar um fundo de reserva,
separando, mensalmente, parte do lucro. O ideal é separar, no mínimo,
5% do lucro da loja a cada mês.
>> Entre os principais erros cometidos pelos lojistas está o de usar o
capital de giro para cobrir despesas extras. O capital de giro da loja
só deve ser usado quando o fundo de reserva não for suficiente.
>> Fazer promoções para gerar caixa rapidamente, adiar pagamentos de taxa
e impostos com juros baixos e pedir empréstimos a instituições financeiras
são outras medidas que devem ser evitadas sempre.
Nota: A Seglarme, EHCO Papelaria e Basic Fashion são Clientes
da ACOMP.
Clique
aqui para conhecer os Serviços da ACOMP
Desde 1994
• A única Consultoria
do Mundo que disponibiliza para Você,
Dicas de Negócios e mais de 20 Serviços úteis e gratuitos on-line.
•
1º site do Mundo em Marketing Cruzado.
• O site mais visitado por Empresários.
É
só acessar
www.acomp.com.br
O
site do Empresário !
Colabore
para que possamos ampliar as
Dicas de Negócios gratuitas do portal ACOMP !
Contrate
os Serviços da ACOMP ou as Palestras
do
Eng.° e Prof. Antônio César, e indique para seus amigos e parceiros.
ACOMP
Consultoria e Treinamento
"Soluções em Negócios"
Tel. + 55 (21) 2445-5444
www.acomp.com.br - O site do Empresário !
©
Copyright 2021 - ACOMP - Todos os direitos reservados.
|
|