Sexta-feira, 27 de dezembro de 2002. NA EMPRESA Cursos in company têm custo mais baixo e maior índice de participação dos funcionários Capacitação com pouco investimento THIENE BARRETO Realizar cursos de curta duração e palestras in company (dentro das dependências da empresa) é uma saída para gestores que querem qualificar seus funcionários e, ao mesmo tempo, poupar tempo e ter um programa de aulas adaptado às necessidades da empresa. O custo não é muito maior que o dos modelos convencionais - podendo variar de R$ 2 mil a R$ 4 mil - e o número de participantes pode ser mais abrangente. Outra opção para as companhias é misturar as aulas in company com cursos pela Internet. - Antes de começar o treinamento, fazemos um briefing da empresa para adequar o conteúdo do curso à realidade da companhia. Adaptamos o enfoque das aulas de acordo com o segmento e o dia-a-dia da empresa em questão. É tudo personalizado - explica Antonio Cesar de Oliveira, diretor da Acomp Consultoria e Treinamento Uma das vantagens dos cursos e palestras in company, afirma Oliveira, é o alto índice de freqüência dos funcionários, já que, além de não terem que se deslocar, não perdem muito tempo de trabalho, pois os cursos duram, no máximo, 15 dias. - Quando o curso é realizado fora da empresa e são de média ou grande duração, o índice de faltas vai aumentando gradativamente. Nem sempre as pessoas podem ausentar-se do trabalho para assistir às aulas - observa Oliveira. Para
os empresários que querem algo mais abrangente e rápido
do que o curso, a Lista de presença assegura a presença do funcionário De acordo com Oliveira, uma palestra com duração de duas horas custa, em média, de R$ 2 mil a R$ 3 mil. Já os cursos in company de curta duração variam de R$ 2,5 mil a R$ 3,8 mil. Para avaliar - e garantir - a participação dos funcionários, a solução é adotar uma lista de presença, que será entregue ao gestor ao término do curso. -
Preparamos um relatório em que avaliamos não só a
freqüência, mas também a participação
dos funcionários. Aspectos comportamentais e observações
importantes podem ser analisados durante as aulas - afirma o diretor da
Acomp, que já trabalhou com empresas como Golden Cross e Casas
Sendas. Outro cuidado, diz a vice-presidente executiva do Grupo Catho, Silvana Case, é conferir a qualificação dos instrutores do curso, assim como a utilidade que ele terá na formação dos funcionários. "Não adianta investir em um curso que não dará retorno algum para a companhia", justifica. Os cursos in company podem ter seus resultados potencializados casos sejam ministrados juntamente com aulas pela Internet. O coordenador de e-learning do Grupo Catho, Rodolfo Ohl, explica que algumas empresas costumam comprar um pacote de cursos para ser ministrado pela Internet e solicitar também um dia de treinamento presencial. - É interessante. Na versão online são trabalhados os conceitos, enquanto no treinamento outras habilidade são desenvolvidas. Além disso, esse tipo de curso oferece uma maior flexibilidade, além de acompanhamento mais personalizado - analisa Ohl. SERVIÇO ALGUMAS OPÇÕES Acomp
Consultoria e Treinamento Palestras ------------------------------------------------------------ Conheça o Perfil do Palestrante Eng. e Prof. Antônio César. ------------------------------------------------------------
Conheça outras Palestras e Treinamentos da ACOMP
Veja o release de algumas Palestras ministradas pela ACOMP
• A única Consultoria
do Mundo que disponibiliza para Você, • 1º site do Mundo em Marketing Cruzado. • O site mais visitado por Empresários.
É só acessar O site do Empresário !
Colabore
para que possamos ampliar as
Contrate os Serviços da ACOMP ou as Palestras do Eng. e Prof. Antônio César, e indique para seus amigos e parceiros.
ACOMP
Consultoria e Treinamento
© Copyright 2002 - ACOMP - Todos os direitos reservados.
|