Sexta-Feira,
25 de Fevereiro de 2000
Para
terceirizar a cobrança
Lojista
deve monitorar serviço ou pode ter imagem prejudicada
Fernanda
Galvão
Terceirizar
a cobrança é normalmente recomendado para todos os segmentos do varejo,
especialmente aqueles que trabalham com concessão de crédito, como as
lojas que vendem a prazo ou têm cartão de crédito próprio. Nesse caso,
os consultores alegam que a administração do risco pode ser facilitada
pela contratação de uma empresa terceirizada.
Uma das defensoras desse modelo é a coordenadora do MBA em Varejo do
Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec), Daniela Abrantes
Serpa, que defende a terceirização dos serviços de cobrança principalmente
para o empresário varejista que deseja otimizar suas atividades.
De acordo com consultores, uma das grandes vantagens da prática é justamente
liberar a estrutura da empresa para dedicação exclusiva à sua atividade-fim,
deixando a responsabilidade da cobrança para os especialistas da área.
O consultor especializado em instalações comerciais, Abrahão Saffer,
esclarece que terceirizar o serviço de cobrança é mais fácil do que
terceirizar outros setores, como o serviço de controle de qualidade,
por exemplo. "Na cobrança, há documentos e notas fiscais, que são mais
fáceis de serem controlados", analisa.
Muita cautela
Para Daniela, no entanto, os grandes empresários de varejo devem ser
cautelosos na escolha entre terceirizar ou criar o próprio departamento
de cobrança. A decisão, nesse caso, deve ser especialmente baseada nos
custos de cada opção. "Já o pequeno sempre terá vantagem na terceirização,
pois manter um departamento de cobrança é caro", afirma.
Saffer discorda e acha que os pequenos varejistas não necessitam da
terceirização pois as vendas são, na maioria das vezes, realizadas à
vista, uma vez que o valor das mercadorias, em geral, é baixo e, por
isso, dispensam um departamento exclusivamente para cobrança. "Os grandes
varejistas, porém, que têm grande volume de vendas e, conseqüentemente,
mais chances de economizar com a terceirização", diz.
Na análise do consultor, o custo de montar um departamento próprio de
cobrança pode ser tão alto que prejudicará a rentabilidade da empresa.
"Esse foi o caso da Mesbla, por exemplo, que acabou ficando descapitalizada",
exemplifica.
Se a decisão foi pela contratação de uma empresa, os consultores advertem
que o sucesso da parceria vai depender, basicamente, da escolha de uma
empresa eficiente e idônea e do acompanhamento que o contratante deve
fazer do serviço prestado.
Aos olhos do cliente
Daniela ressalta que a empresa terceirizada, aos olhos do público, não
difere da contratante. Por isso, se o serviço oferecido é de má qualidade,
a imagem do varejista será prejudicada.
- Há casos em que o empresário contrata um prestador de serviço que
manda uma carta de cobrança agressiva para aquele cliente que sempre
pagou corretamente e, por causa de um problema eventual, está em débito.
O consumidor mal tratado não difere esse cobrador da empresa da qual
é cliente e pode acabar deixando de comprar - exemplifica Daniela.
Por isso, Daniela ensina que terceirizar não significar ficar livre
do serviço. "Na realidade as duas empresas terão de trabalhar juntas,
compartilhando informações", observa a coordenadora.
Uma dica de Daniela para que o trabalho do cobrador terceirizado seja
realizado com qualidade é a transferência do banco de dados da empresa
para o prestador de serviço contratado. "Assim, o cobrador poderá fazer
o serviço com segurança, levantando o histórico de cada cliente e atuando
de acordo com esse perfil", orienta.
RECEITA
DO SUCESSO DA ACOMP
Antônio César
Carvalho de Oliveira |
Quando entregou a responsabilidade sob o seu departamento de cobrança
para o Bradesco, há dois anos, a empresa de consultoria e treinamento
Acomp - que tem clientes como Rede Globo, IBM, Golden Cross e BarraShopping
- recebeu um software que possibilita aos consultores gerenciar a cobrança
e acompanhar o trabalho do banco. "Se um cliente deixou de pagar uma
fatura que venceu ontem, eu tomo conhecimento disso hoje. O terceirizado
não presta o serviço sozinho", esclarece o consultor Antonio Cesar Carvalho
de Oliveira.
No
contrato com o Bradesco, foram estabelecidas as formas de cobrança de
acordo com prazos estipulados pela própria consultoria. "Definimos,
por exemplo, o tipo de cobrança que deve ser feito quando o cliente
atrasa um dia, outro tipo para o cliente que atrasa uma semana e assim
por diante. Isso possibilita que cada cliente seja tratado de forma
diferenciada, que é a política da nossa empresa", explica.
Partilhar informações sobre a filosofia empresarial da empresa contratante
é fundamental para a harmonia na prestação do serviço. "Se o varejista
adota a política do tratamento diferenciado na cobrança dos clientes,
a empresa terceirizada deve seguir esse padrão", opina o especialista
Abrahão Saffer.
O acompanhamento da prestação do serviço é também parte importante do
processo. "O varejista pode exigir, por exemplo, que sejam feitas periodicamente
pesquisas de opinião com os consumidores para avaliar o serviço de cobrança.
Assim o empresário não fica sem feedback", sugere Daniela Abrantes Serpa,
do Ibmec.
Saiba
Mais
-
A terceirização, de um modo geral, libera a empresa
para que a estrutura seja dedicada exclusivamente a sua atividade-fim.
- O serviço de cobrança pode ser terceirizado com
mais segurança que outros serviços, já que os procedimentos
são baseados em documentos e, por isso, é mais fácil
conferir e acompanhar o trabalho.
- A prática é especialmente indicada para as empresas
que trabalham com concessão de crédito, como vendas a
prazo. Facilita a administração do risco.
- Terceirizar, em geral é muito mais barato do que montar
um departamento próprio de cobrança na empresa.
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