Domingo, 18, e segunda-feira, 19 de fevereiro de 2001 Opinião / Perspectivas O Brasil deve apresentar queixa contra o Canadá à Organização Mundial do Comércio (OMC)? "O
Governo brasileiro somente poderá apresentar queixa contra o Canadá na
OMC quando a avaliação dos técnicos for concluída. A comprovação da inexistência
da doença dará ao País direito de recorrer contra o Governo canadense.
E isto deverá ser feito, pois o problema da retaliação está trazendo prejuízo
ao Brasil.
Edson Guimarães "A princípio o Governo brasileiro deve esperar o resultado da comissão canadense que está no País. Caso os técnicos comprovem que não há o mal da vaca louca, aí sim o Brasil poderá requisitar junto à Organização Mundial do Comércio indenização por perdas e danos. Além de recorrer, o País deveria fazer retaliação aos produtos canadenses, para que eles tenham uma lição. Mas é provável que o Governo, para evitar uma briga política, não apresente queixa contra o Canadá. Em época de globalização os países têm que ser responsáveis. Uma atitude dessa pode causar um prejuízo irreparável ao Brasil".
Antônio César Oliveira "Momentaneamente o Brasil não poderá queixar-se à OMC. Para tal, a parte acusada deverá confessar o erro. O que, pelo visto, não irá acontecer. O Governo brasileiro já admitiu que vai exterminar todo gado de origem européia que estiver no País. Com essa medida, prova mais uma vez que está agindo com bom senso. O mercado internacional verá com desconfiança um pedido de indenização e o Brasil pode se queimar com essa decisão. A requisição somente deverá ser feita quando o País tiver certeza de que vai ganhar. Caso contrário, não".
Manuel Moysés Zauberman
• A única Consultoria
do Mundo que disponibiliza para Você, • 1º site do Mundo em Marketing Cruzado. • O site mais visitado por Empresários.
É só acessar O site do Empresário !
Colabore
para que possamos ampliar as
Contrate os Serviços da ACOMP ou as Palestras do Eng.° e Prof. Antônio César, e indique para seus amigos e parceiros.
ACOMP
Consultoria e Treinamento
© Copyright 2020 - ACOMP - Todos os direitos reservados.
|