Quarta-feira, 11 de junho de 2003. YUKI YOKOI A presença de mulheres no comércio sempre foi constante, mas está virando preferência declarada em algumas lojas. Além de serem mais organizadas, sensíveis e de terem mais paciência para trabalhar a venda, a equipe feminina caiu nas graças de lojistas e consultores por causa da versatilidade. Os homens gostam de comprar itens específicos de seu guarda-roupas com elas, o que não acontece quando a situação se inverte. A cliente mulher, em geral, espera da equipe de vendas consultoria e apoio psicológico para comprar - características essencialmente femininas. Há seis anos, a equipe de vendas de Maurício Valente, dono da rede de lojas de CDs New Disc, era composta por 95% de homens. Atualmente, o quadro é o oposto: a equipe masculina se restringe ao depósito, enquanto as mulheres ocupam os cargos de vendedoras, gerentes e supervisoras de todas as unidades - e agora são elas que totalizam 95% da equipe. Dedicação Outra característica importante das mulheres que Valente destaca é o cuidado com a apresentação devido à vaidade. "Elas também sabem separar melhor os problemas pessoais do trabalho, além de serem menos ambiciosas", afirma o empresário, que revela que a incidência de furtos caiu violentamente quando o quadro de funcionários foi tomado pelas mulheres. Diretor e professor da Acomp Consultoria e Treinamento, Antônio César Carvalho de Oliveira diz que a equipe de vendas predominantemente feminina é ideal para segmentos que trabalham com produtos voltados a crianças, idosos ou que sejam relacionados a aspectos como sensibilidade e paciência. - É bom alertar porque não há um perfil único da vendedora. Mas é verdade que, em geral, as mulheres sabem conciliar melhor várias atividades e têm uma visão mais abrangente - observa Oliveira, que destaca ainda que a equipe feminina tem maior capacidade de adaptação. Vestuário - Uma mulher entende outra e sabe dar opiniões mais contundentes. Outras características são o capricho, a organização e a vaidade, essencial para que as funcionárias trabalhem com uma boa apresentação - comenta Almeida. Lui Marinho, sócio da Joalheria Lisht, também prefere as vendedoras. Segundo eles, as compras em suas lojas demoram pelo menos 40 minutos e envolvem sensibilidade. Dos 22 integrantes da equipe de vendas, apenas um é do sexo masculino. "Ele já trabalha conosco há dois anos e demonstra, sempre, uma grande capacidade de se relacionar com as clientes. Por isso, ele permanece na equipe, mesmo com a predominância e preferência por mulheres", afirma Marinho. Em contrapartida, os homens estão mais presentes em ramos do varejo que trabalham com produtos tecnológicos e técnicos. De acordo com Oliveira, a equipe masculina inspira mais confiança nestes setores porque os homens estão mais relacionados à razão. O que elas têm:
>> Maior sensibilidade e paciência.
Clique aqui para conhecer os Serviços da ACOMP
Desde 1994 • A única Consultoria
do Mundo que disponibiliza para Você, • 1º site do Mundo em Marketing Cruzado. • O site mais visitado por Empresários.
É só acessar O site do Empresário !
Colabore
para que possamos ampliar as
Contrate os Serviços da ACOMP ou as Palestras do Eng.° e Prof. Antônio César, e indique para seus amigos e parceiros.
ACOMP
Consultoria e Treinamento
© Copyright 2021 - ACOMP - Todos os direitos reservados.
|