Sábado, 7 de dezembro de 2002. MUDANÇA Variedade de serviços e artigos vem crescendo, especialmente nos grandes centros Nem só de pão vivem as padarias YUKI YOKOI Já se foi o tempo em que o pão era o artigo dominante nas padarias. Lojas do setor estão mudando de perfil para conquistar cada vez mais clientes e agora já oferecem, além dos tradicionais produtos de primeira necessidade, artigos importados, vinhos, frios nobres, além de estarem ampliando seus espaços. Segundo
o Sindicato das Indústrias Panificadoras de São Paulo, somente
em 2002, houve um acréscimo de 30% nos pedidos de financiamento
por empresários do setor, a fim de promover reformas nas lojas.
No Rio, o acréscimo chegou a 18%, segundo Antônio Borges,
presidente da Associação Panificadora do Estado do Rio de
Janeiro. O presidente da associação destaca ainda que não há espaço para que todos os lojistas se transformem em grandes padarias. De acordo com Borges, estabelecimentos localizados em grandes centros podem oferecer refeições rápidas e café da manhã, por exemplo. Os revendedores de cigarro podem ainda investir em charutarias e balcões de café. Nas cidades de interior, as padarias podem estar acopladas às lojas de conveniência. Modelo
único de padaria em nova Friburgo - A Superpão é um modelo porque foi a precursora na preocupação do atendimento de qualidade em todos os níveis. Além do clima da cidade, que incentiva o consumo do pão, a loja concentra público das classes A e B, que valorizam este tipo de serviço. No entanto, é necessário ter cuidado ao fazer grandes investimentos. A loja aumenta, mas as despesas também - comenta Borges. Consciente do investimento, Olney Ribeiro Botelho, proprietário do negócio, espera efetuar cerca de 8 mil atendimentos diários, dobrando a média da padaria antes da reforma. "Antes, percebia que os clientes poderiam sair ainda mais satisfeitos. O último pavimento é um estacionamento com capacidade diária de 350 veículos. No salão, agora climatizado, temos padaria, confeitaria, lanchonete, gelateria, hortifruti e empório, além de produtos importados, pães finos e tortas especiais", conta Botelho.
Apesar
da exigência do mercado por lojas cada vez mais completas, Antônio
César Carvalho de Oliveira, professor e diretor da Acomp Consultoria,
revela que este movimento das padarias no sentido da ampliação
de produtos e serviços é natural, principalmente diante
do crescimento das lojas dos grandes supermercados. Pesquisa
de mercado é imprescindível A padaria Bread Winner, em Copacabana, também passou por reformas e ampliou as instalações há um ano. "Com um ambiente mais agradável e prático, o volume de clientes aumentou cerca de 30%", diz o gerente José Caetano. Os lojistas interessados em ampliar e diversificar o negócio têm como opção efetuar reformas nas instalações, climatizar a padaria, oferecer estacionamento e ainda incrementar o mix de produtos com seções de doces, mini-mercado, hortifruti, laticínios, frios, bebidas, artigos importados, congelados e até mesmo implantando uma charutaria. FIQUE
POR DENTRO >> Serviço - Localizadas em regiões centrais e ruas com grande circulação e concentração de lojas comerciais ou escritórios. Além dos produtos de padaria, confeitaria e rotisserie, oferecem serviços de bar, lanchonete e fast food. >> Conveniência - Localizadas em bairros residenciais. Além dos produtos próprios: padaria, confeitaria, rotisserie e serviços de bar e lanchonete, oferecem uma gama de produtos de conveniência, chegando algumas a oferecer cerca de 3 mil itens. >> Pontos quentes - Tendência européia em que a padaria abre uma filial, envia alguns tipos de pães embalados e outros tipos congelados (ou resfriados) para serem assados no ponto quente. Não há necessidade de grandes espaços, pois não há setor de produção, e o de estoque é de reposição diária. Utiliza pouca mão de obra. Opções
de investimento
• A única Consultoria
do Mundo que disponibiliza para Você, • 1º site do Mundo em Marketing Cruzado. • O site mais visitado por Empresários.
É só acessar O site do Empresário !
Colabore
para que possamos ampliar as
Contrate os Serviços da ACOMP ou as Palestras do Eng. e Prof. Antônio César, e indique para seus amigos e parceiros.
ACOMP
Consultoria e Treinamento
© Copyright 2002 - ACOMP - Todos os direitos reservados.
|