Terça-feira, 4 de fevereiro de 2003. LOCALIZAÇÃO Apostar no movimento do vizinho requer investimento na estratégia de fidelização De olho nos clientes dos outros DÉBORA OLIVEIRA É preciso, porém, que estes comerciantes não tenham, exatamente, o mesmo foco. "Pode ser que um venda fios elétricos, o outro, lustres e o seguinte, material de construção. Os consumidores freqüentarão o local porque terão segmentos afins", comenta o sócio-diretor da Acomp Consultoria e Treinamento, Antonio Cesar Carvalho de Oliveira, destacando que é preciso tomar cuidado com a sazonalidade. Pontos-de-venda que prestem serviço de fotocópia perto de faculdades ou escolas, por exemplo, devem preparar-se para o baixo consumo na época da férias. "A exclusividade - quando o lojista está dentro de outro empreendimento, como lanchonete em academia de ginástica -, é outro ponto que merece análise. O ideal é amarrar a exclusividade em contrato", alerta Oliveira. Pontos decisivos que devem ser observados Além disso, é preciso observar as formas de acesso ao local, estacionamento, segurança, visibilidade da loja, assim como os recursos tecnológicos disponíveis. "Antes de assinar qualquer documento, o ideal é passar na região administrativa e saber se há algum impedimento para o exercício de atividade comercial na área", diz o sócio-diretor da Acomp.
Nota: A ACOMP poderá auxiliar Você na avaliação e seleção do melhor Ponto Comercial para seu Empreendimento. Consulte-nos !
Clique aqui para conhecer os Serviços da ACOMP
O site do Empresário !
|