Terça-feira, 4 de fevereiro de 2003.



LOCALIZAÇÃO


Apostar no movimento do vizinho requer investimento na estratégia de fidelização

De olho nos clientes dos outros

DÉBORA OLIVEIRA

É preciso, porém, que estes comerciantes não tenham, exatamente, o mesmo foco. "Pode ser que um venda fios elétricos, o outro, lustres e o seguinte, material de construção. Os consumidores freqüentarão o local porque terão segmentos afins", comenta o sócio-diretor da Acomp Consultoria e Treinamento, Antonio Cesar Carvalho de Oliveira, destacando que é preciso tomar cuidado com a sazonalidade.

Pontos-de-venda que prestem serviço de fotocópia perto de faculdades ou escolas, por exemplo, devem preparar-se para o baixo consumo na época da férias. "A exclusividade - quando o lojista está dentro de outro empreendimento, como lanchonete em academia de ginástica -, é outro ponto que merece análise. O ideal é amarrar a exclusividade em contrato", alerta Oliveira.

Pontos decisivos que devem ser observados

Além disso, é preciso observar as formas de acesso ao local, estacionamento, segurança, visibilidade da loja, assim como os recursos tecnológicos disponíveis. "Antes de assinar qualquer documento, o ideal é passar na região administrativa e saber se há algum impedimento para o exercício de atividade comercial na área", diz o sócio-diretor da Acomp.


"Quando o lojista está dentro de um empreendimento,
o ideal é amarrar a exclusividade em contrato"
Antônio César Carvalho de Oliveira

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