Com menos dinheiro no bolso, namorados irão optar pelo jantar ou pela lembrança Bruno
Rosa e Olívia Vicente As vendas do Dia dos Namorados não deverão ser tão boas como as do ano passado, pelo menos para o comércio. Tudo indica que o varejo perderá terreno para o setor de lazer. Isso é o que mostra a Associação Comercial do Rio de Janeiro, que estima que a comercialização de presentes este ano deverá amargar uma queda de 15% em relação à mesma época do ano passado. - Antes, além dos presentes, os casais comemoravam a data com jantares e viagens. Agora, sem dinheiro, eles têm que fazer uma opção - disse Antônio César Carvalho de Oliveira, diretor da Acomp, consultoria do setor de varejo, estimando que até 15% dos consumidores deverão trocar os tradicionais presentes por momentos de lazer. Atento a essa demanda, o Hotel Intercontinental, em São Conrado, Zona Sul, preparou uma oferta para a data. Por R$ 270, o casal pode desfrutar de um quarto com café da manhã. Num dia normal, o serviço sai por R$ 350. Numa tentativa de reverter a tendência dos casais buscarem só momento de lazer, alguns comerciantes estão investindo em produtos temáticos e na criatividade para aumentar as vendas. A loja de acessórios Imaginarium desenvolveu até fronhas com palavras ''sim'' e ''não'', numa sugestiva brincadeira para a noite do Dia dos Namorados. - Queremos agradar todos os casais e por isso elaboramos tamanha diversidade de produtos - disse Tatiana Gobbi, gerente da loja no Botafogo Praia Shopping. A loja Bordado & Cia., no Via parque, também está apostando nas promoções, e criou o conjunto ''Eu te amo'', com peças íntimas. O kit sai por R$ 37,00. Outra empresa que apostou nessa idéia foi a fabricante de meias Lupo, que fez uma parceria com o estilista Alexandre Herchcovitch, para a criação de meias femininas (R$ 6 em média) e cuecas especialmente para a data (entre R$ 7 e R$ 16). Oliveira, da Acomp, acredita que os namorados vão gastar menos. Para ele, os gastos deverão ficar, em média, R$ 35. - As pessoas estão agregando o valor do presente à utilidade que ele tem, e não, ao preço. Renata Dantas, estudante de fisioterapia, de 24 anos, ainda não escolheu o presente para o namorado, Carlos Henrique, também de 24 anos, mas tem uma idéia. - Vou dar vários presentes, dos quais um que dure muito tempo - contou. Para começar a lista, ela já selecionou chocolates da Kopenhagen em forma de flores. Jussara Nova Raris, superintendente de marketing dos shoppings Fashion Mall, Plaza, Rio Plaza e Ilha Plaza, afirmou que os telefones celulares deverão alcançar o mesmo sucesso de vendas do Dia das Mães, quando foram os produtos mais vendidos. - O único setor que pode barrar o celular é o de perfumaria, que normalmente é o produto mais comprado nesta data. Para manter o posto de produto mais vendido, as operadoras de celular estão travando uma ''guerra'' de ofertas. - Nosso objetivo é atender todos os gostos. Por isso elaboramos uma promoção como essa - disse Alberto Blanco, diretor de marketing da Oi, referindo-se ao aparelho Nokia 2100, com foto, que está sendo lançado por R$ 299. Daniel Plá, presidente do conselho de varejo da Associação Comercial do Rio, acredita que a atual taxa básica de juros - Selic, de 26,5% ao ano - não favorece o comerciante e incentiva os consumidores a ''pechincharem''. - As lojas não estão dizendo que estão oferecendo descontos, mas quem pedir, tem grandes chances de ser bem sucedido.
Clique aqui para conhecer os Serviços da ACOMP
O site do Empresário !
|