Economia - Domingo, 4 de julho de 2004 Redes de supermercados alegam que frutas e legumes higienizados exigem mais mão-de-obra para lavagem e seleção
A
diferença entre comprar uma fruta ou um legume embalado - pacote
conhecido como pré-higienizado - e escolher o produto na gôndola
pode representar uma brutal economia para o consumidor. Em uma passagem
pelas principais redes de varejo do Rio de Janeiro na semana passada,
o JB constatou diferença de mais de 300% nos preços. O quilo
de limão a granel custava R$ 0,63 no supermercado Extra, na Rua
Maxwell, na Tijuca. No mesmo local, o quilo do limão da marca Extra
era vendido a R$ 2,54 na embalagem de isopor. Ou 303% mais caro. Para Antônio Cesar Carvalho de Oliveira, diretor da Acomp Consultoria e Treinamento, as diferenças são explicadas pelos custos de embalagem e manutenção. - Os produtos exigem mais cuidados, como a lavagem e a embalagem. Quando o consumidor vê a diferença, pode fazer uma pesquisa e constatar o que é mais benéfico - disse. O chuchu, no supermercado Zona Sul, na Avenida Atlântica, no Leme, também exemplifica a desigualdade. Enquanto o quilo do legume na gôndola era comercializado por R$ 0,85, a embalagem com a mesma quantidade, da marca Da Roça, saía por R$ 3,40, 300% mais. Sempre de olho nos preços, a funcionária pública Therezinha Mello, de 56 anos, costuma comparar os produtos. - O preço é importante. Às vezes, compro os produtos embalados, mas sempre limpo em casa, porque não confio só na lavagem da loja - disse. Nas Sendas, a cenoura e a berinjela, ambas da Mr. Valley, apresentaram diferença de 205,8%. Na banca, o quilo de ambos os legumes saía a R$ 1,89. Embalados, os produtos eram vendidos a R$ 5,78 o quilo. No Zona Sul, a vagem macarrão era vendida a R$ 7,96 com a embalagem da Da Roça. Sem o isopor e o plástico, o preço caía para R$ 3,99. Já no Extra, a alface crespa da própria rede embalada custava R$ 0,98. Sem a embalagem individual, o preço baixa para R$ 0,59. Os supermercados Sendas, Pão de Açúcar e Extra alegaram que todos os produtos embalados são orgânicos. A reportagem tomou o cuidado de não comparar produtos orgânicos com higienizados. O Zona Sul informou que os produtos embalados ficam mais caros devido aos custos adicionais. - Além das embalagens, os produtos precisam de mão-de-obra só para a lavagem e seleção - disse Jaime Xavier, diretor comercial do rede de supermercados Zona Sul.
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