Produtos como sal líquido e ketchup de goiaba apostam no apelo da novidade
A Bunge Alimentos também decidiu romper os padrões com a nova margarina Delícia. A preocupação surgiu quando, em apenas um ano, o produto perdeu 3,8% de participação no mercado. Assim, com investimentos que chegam a 6% do faturamento da companhia, que em 2002 alcançou R$ 8,6 bilhões, o produto passou por grandes mudanças, que incluíram versões com alho e oliva no catálogo. - O objetivo é agregar valor ao produto. Esse segmento representa apenas 1% do mercado de margarinas, com apenas 44,8 mil toneladas por ano - conta Lina Fagundes, diretora de marketing da Bunge. Mais ousada é a proposta da Guatchup, empresa no interior de São Paulo. A idéia foi fazer um molho nos moldes do tradicional ketchup, só que com goiabas no lugar dos tomates. Com sabor agridoce, o produto será vendido em formatos diferentes, como sachês, embalagens de vidro e de plástico, e chega aos supermercados no fim deste mês. - O objetivo é, a longo prazo, alcançar 10% do mercado de atomatados do país. Para o mercado internacional, já fizemos parcerias com distribuidores na Suíça e nos Estados Unidos - conta Celso Mendes de Carvalho, diretor da empresa. A fabricante de balas Arcor, por sua vez, já levou os mais diferentes sabores para seus doces. Agora, investiu R$ 5 milhões no desenvolvimento de produtos como o Poosh gelado, chiclete que se destaca por seu tamanho grande, formato exclusivo e recheio gelado na cor azul. - A proposta é inovadora - avalia o gerente de marketing Rodrigo Peçanha, que tem expectativa de receita 15% maior este ano na comparação com 2002, quando a empresa faturou R$ 302 milhões. De olho no Natal, a principal aposta da Nestlé é o panettone com gotas de chocolate e recheado com sorvetes de creme e rum. A previsão é de que o produto chegue às gôndolas na segunda quinzena deste mês e aumente em 20% as vendas no segmento de take home (produtos prontos) da companhia. - O Natal é um período de alto consumo de sorvetes, e uni-lo ao panettone é resultado de pesquisas - diz Gilberto Mônaco, gerente executivo de Sorvetes da Nestlé Brasil. Para Antônio Cesar Carvalho de Oliveira, diretor da Acomp Consultoria e Treinamento, as novidades são uma modernização dos produtos. -
O apelo do novo sempre induz ao consumo. Com isso, os lançamentos
acabam agregando valor por se conseguir desenvolver um diferencial.
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