Revista

O confeccionista

Novembro e Dezembro de 2009

Vida Executiva

férias PAUSA PARA O DESCANSO

Por Camila Guesa

Mais do que apenas "dar um tempo", as férias são imprescindíveis para o descanso do corpo e da mente, para renovação das energias e, consequentemente, das ideias.

Contrariando a grande maioria da população que aguarda ansiosamente as férias, muitos empresários costumam descartar esse período de seu calendário anual e acabam ficando anos sem dar uma pausa na rotina de trabalho. Os profissionais estão sobrecarregados e, por viverem sob pressão, têm a capacidade criativa e o ritmo de produção diminuindo”, assegura a vice-presidente da ABQV (Associação Brasileira de Qualidade de Vida), a psicóloga Sâmia Simurro. “Graças ao descanso, a pessoa volta motivada, com mais energia para realizar as tarefas diárias”, prossegue.

Mas muitos empresários resistem a isso, por acreditarem que sua presença à frente do negócio é indispensável. Afinal, está nas mãos do dono ou dos sócios a tomada de decisões estratégicas que exigem visão de futuro, afetam não só a sua vida mas também a dos empregados e de suas famílias. “Daí a importância de resgatar sua capacidade de produtividade plena”, ressalta a psicóloga. “Não parar nunca pode causar sobrecargas e sérios problemas de saúde”, alerta.

Agenda cheia

É fácil constatar que os empresários não têm férias definidas porque estão presos a uma série de compromissos profissionais que os impedem de agendar um período para sair e se divertir. Mas para conseguir organizar a empresa para momentos de ausência necessários, é preciso prever situações, treinar e qualificar substitutos para que o negócio funcione sem a sua presença.

Durante as férias

> Saia de férias e não trabalhe durante esse período.

> Esqueça os problemas profissionais.

> Não atenda ligações de trabalho (exceto em casos de urgência).

> Desligue-se de tudo.

> Dedique um tempo fixo para si.

> Aproveite todo o tempo livre e não se prenda a horários.

> Mantenha o bom humor e o otimismo.

> Viaje para lugares que gosta ou a que nunca foi.

> Se algo aborrecê-lo, respire fundo e recomece.

“Vale lembrar que o estresse não tem hora para acontecer, portanto é mais adequado sair por uns dias ou uma semana, conforme o movimento da companhia, a disponibilidade financeira e, se possível, na época de vendas baixas”, recomenda Antônio César de Oliveira, diretor da Acomp – Treinamento e Assessoria.

Para isso, a palavra de ordem é planejar ! "Organize normas de procedimentos baseadas em um padrão predefinido por você, treine funcionários de confiança, transmita a eles essas normas e delegue cargos e responsabilidades. A partir daí, busque o melhor momento para descansar, viajar, espairecer (que seja por uma semana ou um mês), e voltar renovado, com um fôlego novo para enfrentar a concorrência e os problemas do dia a dia do negócio", finaliza Oliveira.

ABQV: (11) 3284-5337; ACOMP (21) 2445- 5444.

Capa da Revista

Diretora Geral: Bernadete Pelosini.

Publisher: Júlio César Mello.

Editora Responsável pela Revista: Vera Campos.

Repórter: Camila Guesa.

Editora de Arte: Marisa Corazza.

Site da Revista: www.oconfeccionista.com.br

Notas da ACOMP: Foi mantido nesta matéria do portal ACOMP, a íntegra do texto publicado pela revista impressa. Há um texto "similar" no site da revista.

Veja abaixo mais dicas da ACOMP sobre este assunto.

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Eng. e Prof. Antônio César

Antônio César da ACOMP Consultoria e Treinamento

Importante: Por mais que nos digam para não nos preocuparmos tanto, todos nós empresários, estamos sempre preocupados com nossos empreendimentos o tempo todo, inclusive nos finais de semana e durante as férias. Contudo, a dica é que hoje há como definir uma série de rotinas e atividades para nossos funcionários, de forma que eles assegurem um padrão de comportamento e execução, mesmo na nossa ausência. A ACOMP elabora Manuais de Normas & Procedimentos há muitos anos, para diversas empresas, de vários segmentos de negócios.

Estes Manuais da ACOMP possibilitam a Você Empresário, reduzir sua carga habitual de preocupações, rotinas, fiscalização, checagens e cobranças, sem comprometer os resultados. Ao contrário, Manuais e Treinamentos bem elaborados, garantem os resultados, tanto de vendas, como de atendimento de qualidade aos clientes, e o correto cumprimento de tarefas. Além disso, com as Normas e Procedimentos definidos claramente, é mais seguro e confortável para o funcionário executar suas atividades, contribuindo para um melhor ambiente de trabalho, mais claro, objetivo, tangível e motivador.

O que ocorre normalmente, é que deixamos para depois para providenciar os Manuais de Normas & Procedimentos, assim como os Treinamentos, e aí, é uma fábrica de problemas, todos os dias, e principalmente quando admitimos novos funcionários. Cada um quer fazer como acha que deve, com a melhor das intenções, porém o resultado é desastroso, falta um padrão, os clientes não entendem as diferenças de procedimentos e de atendimento, os fornecedores também não compreendem, os funcionários menos ainda, e você começa a acreditar que sua empresa, precisa de sua presença dia e noite, caso contrário não funciona como deveria.

Toda vez que se fala sobre esse assunto, Manual de Normas & Procedimentos, e Treinamento da Equipe, você diz que assim que tiver um tempo, ou assim que entrar um dinheiro extra você fará. Os dias se passam, os problemas se repetem, e o tempo e o dinheiro nunca vai sobrar se você não priorizar. Além do que é preciso ter experiência, para não complicar o que é simples, elaborar Normas e Procedimentos adequados, atualizados, e de forma inteligível e prática. Sendo assim, é melhor contratar que tem experiência inclusive em outras empresas.

Ou seja, a quantidade de funcionários, de atividades e de problemas em uma empresa, é muito maior que o seu tempo, todos os dias, durante o ano todo. Portanto, é preciso primeiro definir o que, como, e quando fazer para os seus funcionários, e o que não pode ser feito, através de um Manual de Normas & Procedimentos, Treinar os funcionários para a execução de sua tarefas, para garantir um padrão, motivar a equipe, e assim vai sobrar tempo e dinheiro para você e sua empresa. Aí vai ser fácil e prazeroso tirar férias.

Pense nisso ! Ligue para a ACOMP e saiba mais sobre como podemos ajudar você, nesta missão de ser um empresário eficiente e eficaz. Tel.(21) 2445-5444.

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