Pesquisa de Valor e Satisfação de Consumidores
do Rio de Janeiro quanto aos Supermercados


Entre dezembro de 2004 e fevereiro de 2005, A ACOMP realizou para a ASSERJ, Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro, a Pesquisa de Valor e Satisfação de Consumidores do Rio de Janeiro quanto aos Supermercados.

Esta Pesquisa é inédita no Brasil, tanto em seus objetivos bem como na Metodologia aplicada.

Uma Sinopse desta Pesquisa foi apresentada na abertura da 17ª. Convenção de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro, a 17ª. Super Rio, em 14 de março de 2005, no Riocentro - RJ, para mais de 500 (quinhentas) pessoas, com a presença da Governadora do Rio de Janeiro, do Pres. da ABRAS, do Pres. da ASSERJ, da APAS, da AMIS, além de vários Presidentes de outras Associações de Supermercados dezenas de Supermercadistas e seus Colaboradores, Secretários de Estado, Deputados e demais Autoridades, através da Palestra do Eng°. e Prof. Antônio César.

No dia seguinte, 15/03, a Pesquisa da ACOMP foi matéria em 3 dos 4 principais Jornais do Rio de Janeiro, no O Globo, no Jornal do Commercio e no Jornal O Dia.

O GLOBO - Preço ainda é o que mais atrai os consumidores

Jornal do Commercio - Super Rio reúne Supermercadistas


Veja algumas fotos do Evento


Alguns Dados que a Pesquisa oferece:

• Local de Aplicação: Cidade do Rio de Janeiro e Principais Cidades vizinhas
• Amostra - Quantidade de Entrevistados - 600 (seiscentas pessoas)
• Classificação Sócio Econômica dos Entrevistados: Perfil - Sexo - Idade - Renda Familiar - Escolaridade
• Preferência por Tipo de Supermercado
• Freqüência com que faz Compras em Supermercados
• Gasto Médio nos Supermercados
• Formas de Pagamento mais utilizadas nas Compras
• Avaliação de 24 (vinte e quatro) Atributos
• Comparativo de Valor para os Clientes, quanto à cada Atributo
• Comparativo das Notas dadas a cada Atributo
• Análise das Notas dadas pelos Entrevistados
• Nota Média Geral dada aos Supermercados do Rio de Janeiro
• E vários outros Indicadores sobre o Comportamento dos Consumidores Cariocas no Varejo !

O Destaque da Nova Metodologia da ACOMP é o DVA - Desvio de Valor ACOMP

O DVA da ACOMP é uma Metodologia Inédita, que avalia a Satisfação dos Consumidores em relação a cada Atributo medido, porém considerando o Valor de cada Atributo para cada Consumidor entrevistado, o que assegura muito maior "precisão".

Outro diferencial muito importante do DVA da ACOMP, é que além de identificar as Demandas dos Consumidores, esta nova metodologia desenvolvida pela ACOMP, consegue ordená-las por Grau de Prioridade para estes Consumidores. Este dado é fundamental para priorizar as ações de Marketing, Relacionamento, Atendimento e Vendas aos Clientes.

Com as Pesquisas da ACOMP Você economiza muito Tempo e Dinheiro, pois ao invés de ficar tentando ver se acerta, Você saberá o que é mais importante para o seu Cliente, "e em que ordem". Se Promoções, Horário de Funcionamento, Preços, Venda por Internet, Sorteios, Variedade de Marcas, Facilidade de Pagamento, Tamanho da Loja, Estacionamento, Entrega em Domicílio, Conforto e etc., etc..

Dá para perceber que fica muito mais fácil Vender, com estas informações.


Acreditamos que esta Pesquisa da ACOMP poderá ser útil a Você, ajudando-o a compreender melhor os Anseios e Expectativas dos Consumidores do Rio de Janeiro, quanto ao Varejo em Geral.

Afinal, o Setor de Supermercados é o setor mais competitivo do Varejo Brasileiro e também Mundial, onde só os Melhores sobrevivem, pois contam com a presença de Grandes Redes Internacionais competindo com Redes Nacionais e ainda como uma série de Redes Associativas de Pequenos Supermercadistas, isto sem contar com a competição com as Lojas de Conveniência (Postos) e Pequenos Mercados, Grandes Padarias, e Mercearias.

Os Fornecedores deste setor do Varejo, também em sua grande maioria, são formados por fortes Grupos Internacionais. Além disto, é extremamente complexo gerenciar uma gama tão variada de produtos, de Gêneros Alimentícios a Computadores, de Roupas até Autopeças, de Móveis a Produtos Veterinários, de Eletrodomésticos a Drogaria, de Padaria a Postos de Combustíveis, de Financeiras a Sistemas de Fidelização, e por aí vai.

Em alguns casos, têm-se Pequenos Shoppings na frente do Hipermercado, Vendas pela Internet, Postos de Combustíveis, Entregas em Domicílio, Agências de Viagens, com a presença em Lojas de Rua e em Shoppings.

Só para se ter uma idéia o Maior Varejista e Maior Empregador do Mundo, atua neste setor, o Wal Mart.

Fazem parte da ASSERJ, a Associação que contratou a ACOMP, todos estes grupos,
Wal Mart, Carrefour, Pão de Açúcar - Extra, Casas Sendas, Prezunic, Guanabara, Zona Sul, Mundial, Rede Carioca, Rede Economia, Grandes Fornecedores, e etc..


Clique Aqui !


Por isso é que dizemos que quem entende mesmo de Varejo, contrata os Serviços da ACOMP, e as Palestras do Eng°. e Prof. Antônio César !



Depoimento do Dr. Aylton Fornari - Pres. da ASSERJ em 11/04/05

Ref. Pesquisa de Mercado sobre Grau de Satisfação do Consumidor para com os Supermercados do Rio.


Apraz-nos cumprimentá-lo pelo excelente trabalho realizado para a ASSERJ quanto ao assunto em referência.
O resultado foi de ótima qualidade, demonstrando competência e profissionalismo na sua realização, tendo atendido aos objetivos e prazos programados.
Nossos agradecimentos pela sua solicitude e presteza e votos de crescente sucesso, o que, temos certeza, acontecerá, mercê de sua reconhecida idoneidade e competência.

Abraços
Aylton Fornari
Presidente da ASSERJ

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A Dica da ACOMP é a seguinte:


Esta Pesquisa poderá ser adquirida pela sua Empresa por um valor bem acessível
através da ASSERJ. Contatos pelo Tel. (21) 2584-6339 - Sra. Teresa.


São 2 Livros de pura Informação e Conhecimento sobre o Varejo do Rio de Janeiro.

Sua Empresa ou Instituição se preferir, poderá adquirir somente os Relatórios Segmentados desta Pesquisa, são Relatórios referentes às Regiões: Zona Sul, Zona Norte, Jacarepaguá, Niterói, Duque de Caxias e Nova Iguaçu.

Para contratar as Pesquisas de Mercado, de Opinião e de Satisfação de Clientes da ACOMP, Pesquisas de Clima Organizacional, ou as Palestras do Eng°. e Prof. Antônio César:


Consulte a ACOMP como Você preferir:

  • Por telefone ou pessoalmente:

Av. dos Mananciais, 609 - parte - Jacarepaguá - RJ.
De Segunda a Sexta-feira, das 9 às 18 horas
Telefones: (21) 2445-5444 / 99676-9040
Profª. Vera Lúcia - Diretora Administrativa
Prof. Antônio César - Diretor Comercial.

 

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