O GLOBO

Economia - Terça-feira, 15 de março de 2005


Preço ainda é o que mais atrai os consumidores

Compra também é determinada por conforto nas lojas

Ledice Araujo

Quando o Plano Real foi lançado em 1994, a inflação chegava a 40% ao mês e as donas de casa corriam em busca de produtos em oferta para estocá-los, com medo dos reajustes. Hoje, passados quase 11 anos e com a inflação estabilizada, o preço ainda é o principal atrativo que leva o consumidor a comprar um produto.

É o que revelou a pesquisa feita pela Acomp Consultoria e Treinamento com 600 consumidores do Rio, para avaliar o grau de satisfação.

- A renda do consumidor está achatada, por isso o que ele olha primeiro é o preço – explicou o Antônio César de Carvalho Oliveira, diretor da Acomp.

Os outros atributos mais citados para uma boa compra foram qualidade dos produtos, atendimento e conforto nas lojas. Dos 24 itens pesquisados, o relativo à venda pela internet foi o que registrou o menor índice de preocupação do consumidor.

Supermercados faturam R$ 8 bilhões no Estado do Rio.

A pesquisa divulgada ontem, na abertura da 17A. Super Rio, mostrou ainda que 51% dos consumidores fazem compras por mês ou por semana; e 46% gastam entre R$ 50 e R$ 200. A maioria – 57% - paga em dinheiro; 34% pagam com cartão de crédito; e 17,7%, com o de débito*. O encontro, no Riocentro, foi aberto pela governadora Rosinha Garotinho, que prometeu incentivar os investimentos do setor, que fatura R$ 8 bilhões e emprega 66 mil trabalhadores no Estado.

O evento, junto com a feira de fornecedores, deve gerar R$ 25 milhões em negócios em três dias. Nas palestras, os supermercadistas reclamaram que a carga tributária subiu de 24% para cerca de 35% do PIB em dez anos.

==========================================================

* Nota da ACOMP: O somatório das respostas quanto ao meio de pagamento escolhido é superior a 100%, devido a possibilidade de respostas múltiplas. Ou seja, muitos consumidores utilizam mais de um meio de pagamento durante o mesmo mês, para o pagamento de suas compras, conforme suas conveniências e disponibilidades.

>>> Dica da ACOMP

Esta Pesquisa poderá ser adquirida por Você ou pela sua Empresa através da ASSERJ - Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro. Contatos pelo Tel. (21) 2584-6339 - Sra. Teresa.

São 2 Livros de pura Informação e Conhecimento sobre o Varejo do Rio de Janeiro.

Sua Empresa ou Instituição se preferir, poderá adquirir somente os Relatórios Segmentados desta Pesquisa, são Relatórios referentes às Regiões: Zona Sul, Zona Norte, Jacarepaguá, Niterói, Duque de Caxias e Nova Iguaçu.

Para contratar as Pesquisas de Mercado, de Opinião e de Satisfação de Clientes da ACOMP, ou as Palestras do Prof. Antônio César, ligue no horário comercial + 55 (21) 2445-5444, de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.

Veja algumas fotos do Evento:

Leia mais ...

 

Plano ACOMP - Clique aqui para mais informações !

 

Clique aqui para conhecer os Serviços da ACOMP


ACOMP Consultoria e Treinamento
"Soluções em Negócios"

Tel. 55 (21) 2445-5444 / 99676-9040

www.acomp.com.br - O site do Empresário !

 

© Copyright 2014 - ACOMP - Todos os direitos reservados.