O GLOBO

Economia - Terça-feira, 15 de março de 2005


Preço ainda é o que mais atrai os consumidores

Compra também é determinada por conforto nas lojas

Ledice Araujo

Quando o Plano Real foi lançado em 1994, a inflação chegava a 40% ao mês e as donas de casa corriam em busca de produtos em oferta para estocá-los, com medo dos reajustes. Hoje, passados quase 11 anos e com a inflação estabilizada, o preço ainda é o principal atrativo que leva o consumidor a comprar um produto.

É o que revelou a pesquisa feita pela Acomp Consultoria e Treinamento com 600 consumidores do Rio, para avaliar o grau de satisfação.

- A renda do consumidor está achatada, por isso o que ele olha primeiro é o preço – explicou o Antônio César de Carvalho Oliveira, diretor da Acomp.

Os outros atributos mais citados para uma boa compra foram qualidade dos produtos, atendimento e conforto nas lojas. Dos 24 itens pesquisados, o relativo à venda pela internet foi o que registrou o menor índice de preocupação do consumidor.

Supermercados faturam R$ 8 bilhões no Estado do Rio.

A pesquisa divulgada ontem, na abertura da 17A. Super Rio, mostrou ainda que 51% dos consumidores fazem compras por mês ou por semana; e 46% gastam entre R$ 50 e R$ 200. A maioria – 57% - paga em dinheiro; 34% pagam com cartão de crédito; e 17,7%, com o de débito*. O encontro, no Riocentro, foi aberto pela governadora Rosinha Garotinho, que prometeu incentivar os investimentos do setor, que fatura R$ 8 bilhões e emprega 66 mil trabalhadores no Estado.

O evento, junto com a feira de fornecedores, deve gerar R$ 25 milhões em negócios em três dias. Nas palestras, os supermercadistas reclamaram que a carga tributária subiu de 24% para cerca de 35% do PIB em dez anos.

 


* Nota da ACOMP: O somatório das respostas quanto ao meio de pagamento escolhido é superior a 100%, devido a possibilidade de respostas múltiplas. Ou seja, muitos consumidores utilizam mais de um meio de pagamento durante o mesmo mês, para o pagamento de suas compras, conforme suas conveniências e disponibilidades.

>>> Dica da ACOMP

Esta Pesquisa poderá ser adquirida por Você ou pela sua Empresa através da ASSERJ - Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro. Contatos pelo Tel. (21) 2584-6339 - Sra. Teresa.

São 2 Livros de pura Informação e Conhecimento sobre o Varejo do Rio de Janeiro.

Sua Empresa ou Instituição se preferir, poderá adquirir somente os Relatórios Segmentados desta Pesquisa, são Relatórios referentes às Regiões: Zona Sul, Zona Norte, Jacarepaguá, Niterói, Duque de Caxias e Nova Iguaçu.

Para contratar as Pesquisas de Mercado, de Opinião e de Satisfação de Clientes da ACOMP, ou as Palestras do Prof. Antônio César, ligue no horário comercial + 55 (21) 2445-5444, de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.

Veja algumas fotos do Evento:

 

Pesquisas de Mercado da ACOMP. Para mais informações - Clique Aqui !

 


Veja abaixo mais dicas da ACOMP sobre este assunto.

Eng. e Prof. Antônio César

Antônio César da ACOMP Consultoria e Treinamento

 

Palestras e Treinamentos da ACOMP - Clique Aqui, para mais informações !

 

Veja no portal ACOMP www.acomp.com.br , na seção de Notícias ou Depoimentos, dezenas de outras Reportagens, Entrevistas e Matérias sobre Negócios e Varejo.

------------------------------------------------------------

Entenda como nós podemos ajudar você, a ter Sucesso em seu Empreendimento:

Você está planejando montar seu primeiro Empreendimento ou Loja, ou pretende Expandir seus Negócios atuais com assertividade e segurança ?

A ACOMP pode prestar assessoria comercial personalizada:

> Estudos de Viabilidade

> Análise e Seleção do melhor Ponto Comercial

> Gerenciamento de Projetos e Elaboração de Manuais

> Auditorias Operacionais e Avaliação de Atendimento das Lojas

> Palestras, Treinamentos, Workshops e Cursos Especiais

> Pesquisas de Mercado e de Satisfação de Clientes

> Mentoria Empresarial e Coaching Executivo

> Plano ACOMP Empresa

São 4 tipos de Plano ACOMP Empresa, escolha o que melhor se adapta às suas necessidades. Sua Empresa terá um acompanhamento profissional e personalizado. Se preferir, contrate nossos serviços de Mentoria e Coaching Empresarial e Executivo. Seu sucesso será uma consequência natural.

Visite a seção Serviços do portal ACOMP. Clique aqui e saiba mais.

 

Clique aqui para mais informações !

------------------------------------------------------------

Você é um Empreendedor de Shopping Center, Construtor, Investidor, Administradora de Shoppings, Associação de Lojistas, ou Síndico de um Centro Comercial ?

A ACOMP pode desenvolver para seu Empreendimento:

> Estudo de Viabilidade Comercial

> Pesquisas de Mercado e de Satisfação de Clientes

> Auditorias Operacionais e Avaliação de Atendimento das Lojas

> Implantação ou Redirecionamento do Empreendimento

> Gerenciamento de Projetos e Elaboração de Manuais de N & P

> Implantação de Modelos de Gestão e da Qualidade Total

> Revitalização de Malls, Tenant Mix e Orientação para Expansões

> Planejamento e Desenvolvimento de Flea Markets e Outlets

> Palestras para os Lojistas e Equipes da Administração

> Treinamento para as Equipes de Vendas das Lojas

> Mentoria Empresarial e Coaching Executivo

> Plano ACOMP Shopping para o sucesso do Empreendimento

São 4 tipos de Plano ACOMP Shopping, um com certeza se adapta às suas necessidades. Atendemos todos os tipos de Shopping Centers (vendidos e alugados), Shoppings de Rua (a céu aberto), Shoppings Regionais, Temáticos, de Vizinhança, Flea Markets e Outlets, entre outros.

Podemos também, executar apenas as Auditorias Operacionais, Assessoria Comercial e Treinamento, para que Você invista com mais segurança e assertividade, e melhore a performance do seu Shopping Center . Clique aqui e saiba mais.


Plano ACOMP Shopping - Clique Aqui !

------------------------------------------------------------

Você só quer algumas Dicas ?

Visite o Portal ACOMP e veja as seções: Serviços, Depoimentos, Treinamento e Notícias. São mais de 250 (duzentas e cinquenta) entrevistas com Dicas de Negócios da ACOMP, disponíveis on-line.

Leia a reportagem - Por que contratar uma consultoria ?

Conheça - Clique aqui para conhecer os Serviços da ACOMP

Veja aqui - Serviços a Longa Distância da ACOMP

Saiba mais - Valor de Consultoria Empresarial, Palestras e Treinamentos

Dúvidas - Perguntas e Respostas sobre a ACOMP

Fale com a gente - Contatos

Contrate a Assessoria da ACOMP Consultoria e Treinamento para executar o Planejamento Estratégico de seu Empreendimento, ou melhorar os Métodos e Processos, e a Operação. Com a expertise da ACOMP, seus lucros aumentam, Você trabalha menos, sua Equipe fica mais motivada, e o resultado global é muito melhor.


 

Estudos de Viabilidade ACOMP - Clique Aqui para mais informações !

 

ACOMP Consultoria e Treinamento

Desde 1994

A única Consultoria do Mundo que disponibiliza para Você,
Dicas de Negócios e mais de 20 Serviços úteis e gratuitos on-line
.

• 1º site do Mundo em Marketing Cruzado.

• O site mais visitado por Empresários.

 

É só acessar

www.acomp.com.br

O site do Empresário !

 

 

Colabore para que possamos ampliar as
Dicas de Negócios gratuitas do portal ACOMP !


 

Contrate os Serviços da ACOMP ou as Palestras do

Eng.° e Prof. Antônio César, e indique para seus amigos e parceiros.

 


 

 

ACOMP Consultoria e Treinamento
"Soluções em Negócios"

Tel. + 55 (21) 2445-5444

www.acomp.com.br - O site do Empresário !

 

© Copyright 2020 - ACOMP - Todos os direitos reservados.