logo_jcom11a.gif (5213 bytes)

Sexta-Feira, 29 de Setembro de 2000

Opinião / Perspectivas

É do órgão gestor ou do trabalhador a responsabilidade de acompanhamento dos saldos do FGTS para efeito de correção dos planos Verão e Collor?

"O empresário tem que fornecer ao trabalhador a possibilidade de acompanhar o saldo. É preciso que o empresário cobre do Governo uma posição para que o trabalhador não tenha prejuízo com a correção do FGTS. O empresariado tem que dividir a responsabilidade com o empregado, já que o Governo não informa o que tem que ser feito. Percebo que vai sair de nós mesmos, da sociedade, o pagamento do FGTS. Seria importante que o empresário estabelecesse com o empregado um canal de comunicação comum para que os dois juntos possam cobrar do Governo uma resolução. Acredito que esta medida vá afetar os trabalhadores que estão para receber de empresas que já fecharam".

José Paulo dos Santos Araújo
Diretor da Cybertech informática

"A caixa é responsável. O órgão tem que compensar as perdas reais dos trabalhadores, pois estes não têm condições de administrar o fundo. O empregado é o ente passivo, o ativo é a caixa econômica. Por isso, o dinheiro tem que ser devolvido na quantidade e na hora certa, seja hoje ou futuramente. Somente este órgão federal pode acompanhar os investimentos e informar ao trabalhador os saldos decorrentes. O Governo, devido aos planos econômicos, tem a responsabilidade de repor o fundo de garantia aos empregados".

Carlos Tadeu Freitas Gomes
Professor do IBMEC

"O Governo agora tem que assumir as conseqüências. Por isso, tem que prover esses fundos e resolver esses casos. É preciso regulamentar e dar uma solução para a correção dos resultados desses planos econômicos. Tudo bem que foi no passado. Porém, o problema atingiu a sociedade como um todo, houve um transtorno. Com certeza esse pagamento irá sair da sociedade através de algum imposto. Futuramente, todos os valores devidos terão que ser pagos para lesar o mínimo possível a sociedade".

Antônio C. Carvalho Oliveira
Diretor da Acomp Consultoria e Treinamento (Assessoria Comercial Personalizada)

 

Clique aqui para conhecer os Serviços da ACOMP


ACOMP Consultoria e Treinamento
Tel. 55 (21) 2445-5444 - www.acomp.com.br

O site do Empresário !