Sexta-feira, 27 de dezembro de 2002.



NA EMPRESA


Cursos in company têm custo mais baixo e maior índice de participação dos funcionários


Capacitação com pouco investimento

THIENE BARRETO

Realizar cursos de curta duração e palestras in company (dentro das dependências da empresa) é uma saída para gestores que querem qualificar seus funcionários e, ao mesmo tempo, poupar tempo e ter um programa de aulas adaptado às necessidades da empresa. O custo não é muito maior que o dos modelos convencionais - podendo variar de R$ 2 mil a R$ 4 mil - e o número de participantes pode ser mais abrangente. Outra opção para as companhias é misturar as aulas in company com cursos pela Internet.

- Antes de começar o treinamento, fazemos um briefing da empresa para adequar o conteúdo do curso à realidade da companhia. Adaptamos o enfoque das aulas de acordo com o segmento e o dia-a-dia da empresa em questão. É tudo personalizado - explica Antonio Cesar de Oliveira, diretor da Acomp Consultoria e Treinamento

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Eng. e Prof. Antônio César

Uma das vantagens dos cursos e palestras in company, afirma Oliveira, é o alto índice de freqüência dos funcionários, já que, além de não terem que se deslocar, não perdem muito tempo de trabalho, pois os cursos duram, no máximo, 15 dias.

- Quando o curso é realizado fora da empresa e são de média ou grande duração, o índice de faltas vai aumentando gradativamente. Nem sempre as pessoas podem ausentar-se do trabalho para assistir às aulas - observa Oliveira.

Para os empresários que querem algo mais abrangente e rápido do que o curso, a
sugestão do diretor da Acomp é a realização de palestras, que custam menos e permitem a participação de mais pessoas, apesar de, em contrapartida, não oferecerem tanta profundidade no assunto abordado.

Lista de presença assegura a presença do funcionário

De acordo com Oliveira, uma palestra com duração de duas horas custa, em média, de R$ 2 mil a R$ 3 mil. Já os cursos in company de curta duração variam de R$ 2,5 mil a R$ 3,8 mil. Para avaliar - e garantir - a participação dos funcionários, a solução é adotar uma lista de presença, que será entregue ao gestor ao término do curso.

- Preparamos um relatório em que avaliamos não só a freqüência, mas também a participação dos funcionários. Aspectos comportamentais e observações importantes podem ser analisados durante as aulas - afirma o diretor da Acomp, que já trabalhou com empresas como Golden Cross e Casas Sendas.

Adepta das aulas in company, a Asea Brown Boveri (ABB) utiliza o método principalmente com trainees e estagiários, que passam por cursos de treinamento para se adaptarem à rotina da empresa.

- Além de qualificar os profissionais, os cursos in company melhoram o relacionamento entre os funcionários. O retorno é quase imediato. No entanto, não substituem os cursos de qualificação tradicionais - alerta Antonio Cesar de Oliveira, da Acomp.

Outro cuidado, diz a vice-presidente executiva do Grupo Catho, Silvana Case, é conferir a qualificação dos instrutores do curso, assim como a utilidade que ele terá na formação dos funcionários. "Não adianta investir em um curso que não dará retorno algum para a companhia", justifica.

Os cursos in company podem ter seus resultados potencializados casos sejam ministrados juntamente com aulas pela Internet. O coordenador de e-learning do Grupo Catho, Rodolfo Ohl, explica que algumas empresas costumam comprar um pacote de cursos para ser ministrado pela Internet e solicitar também um dia de treinamento presencial.

- É interessante. Na versão online são trabalhados os conceitos, enquanto no treinamento outras habilidade são desenvolvidas. Além disso, esse tipo de curso oferece uma maior flexibilidade, além de acompanhamento mais personalizado - analisa Ohl.

SERVIÇO

Acomp Consultoria e Treinamento
Fundação Carlos Alberto Vanzolini
Grupo Catho

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