Quarta-feira, 11 de junho de 2003.



EQUIPE DE VENDAS


Mulheres tornam-se presença obrigatória no varejo

Preferência declarada por elas

YUKI YOKOI

A presença de mulheres no comércio sempre foi constante, mas está virando preferência declarada em algumas lojas. Além de serem mais organizadas, sensíveis e de terem mais paciência para trabalhar a venda, a equipe feminina caiu nas graças de lojistas e consultores por causa da versatilidade. Os homens gostam de comprar itens específicos de seu guarda-roupas com elas, o que não acontece quando a situação se inverte. A cliente mulher, em geral, espera da equipe de vendas consultoria e apoio psicológico para comprar - características essencialmente femininas.

Há seis anos, a equipe de vendas de Maurício Valente, dono da rede de lojas de CDs New Disc, era composta por 95% de homens. Atualmente, o quadro é o oposto: a equipe masculina se restringe ao depósito, enquanto as mulheres ocupam os cargos de vendedoras, gerentes e supervisoras de todas as unidades - e agora são elas que totalizam 95% da equipe.

Dedicação

Segundo Valente, é mais fácil lidar com as mulheres porque elas trabalham com mais dedicação e acatam com maior facilidade as ordens e regras da empresa. "Outra vantagem é em relação os furtos. Com uma equipe masculina, este problema era mais freqüente", conta.

Outra característica importante das mulheres que Valente destaca é o cuidado com a apresentação devido à vaidade. "Elas também sabem separar melhor os problemas pessoais do trabalho, além de serem menos ambiciosas", afirma o empresário, que revela que a incidência de furtos caiu violentamente quando o quadro de funcionários foi tomado pelas mulheres.

Diretor e professor da Acomp Consultoria e Treinamento, Antônio César Carvalho de Oliveira diz que a equipe de vendas predominantemente feminina é ideal para segmentos que trabalham com produtos voltados a crianças, idosos ou que sejam relacionados a aspectos como sensibilidade e paciência.

- É bom alertar porque não há um perfil único da vendedora. Mas é verdade que, em geral, as mulheres sabem conciliar melhor várias atividades e têm uma visão mais abrangente - observa Oliveira, que destaca ainda que a equipe feminina tem maior capacidade de adaptação.

Vestuário

Supervisor das lojas de moda praia Banco de Areia, Anderson Soares de Almeida conta que, nas nove lojas da marca, há apenas dois vendedores homens. Segundo ele, a preferência pelas mulheres dá-se por causa do produto vendido e também do maior conhecimento que o público feminino tem quando se trata de vestuário.

- Uma mulher entende outra e sabe dar opiniões mais contundentes. Outras características são o capricho, a organização e a vaidade, essencial para que as funcionárias trabalhem com uma boa apresentação - comenta Almeida.

Lui Marinho, sócio da Joalheria Lisht, também prefere as vendedoras. Segundo eles, as compras em suas lojas demoram pelo menos 40 minutos e envolvem sensibilidade. Dos 22 integrantes da equipe de vendas, apenas um é do sexo masculino. "Ele já trabalha conosco há dois anos e demonstra, sempre, uma grande capacidade de se relacionar com as clientes. Por isso, ele permanece na equipe, mesmo com a predominância e preferência por mulheres", afirma Marinho.

Em contrapartida, os homens estão mais presentes em ramos do varejo que trabalham com produtos tecnológicos e técnicos. De acordo com Oliveira, a equipe masculina inspira mais confiança nestes setores porque os homens estão mais relacionados à razão.

O que elas têm:

>> Maior sensibilidade e paciência.
>> Facilidade de se relacionar com clientes.
>> Organização e dedicação.
>> Vaidade e preocupação com a apresentação no trabalho.
>> Separa os problemas pessoais do ambiente corporativo.
>> Maior facilidade de adaptação a diferentes áreas do varejo.
>> Acata com mais facilidade as ordens dadas.
>> Poder de sedução que pode ser utilizado em lojas voltadas aos homens.


 

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