logo_jcom11a.gif (5213 bytes)

Sábado,03 de Fevereiro de 2001

Opinião / Perspectivas

As taxas de crescimento da economia brasileira permitem comparar o momento atual com o chamado milagre econômico dos anos 70?

"Não, a economia, na década de 70, era fechada. Hoje, o Brasil está interligado a todos os acontecimentos mundiais. O ritmo de crescimento é inferior ao dos anos 70. O País tem potencial para espantar a crise econômica, mas a desaceleração dos Estados Unidos poderá provocar um desaquecimento nas contratações no Brasil. As exportações da indústria brasileira fecharam o ano de 2000 com aumento de 15%. Para este ano a previsão é de 10%. O Governo necessita realizar a reforma tributária para que possa melhorar a competitividade do País".

Flávio Castelo Branco
Coordenador de Política Econômica da Confederação Nacional da Indústria (CNI)

"Hoje, o País está em melhor condição do que naquela década, pois o desenvolvimento é sustentado e tem qualidade. Antes, os empréstimos externos causavam efeitos danosos no Brasil. Fatores como o perfil da dívida com pagamento mais longo, a forma de atrair capital, as contas públicas arrumadas e o sistema tributário mais organizado impedem uma identificação com os anos 70. O problema do Governo brasileiro, no momento, está sendo criar mecanismos que resolvam o problema da exportação nacional. O Brasil precisa ter mais maturidade e deixar de pensar que a crise americana irá atrapalhar a expansão nacional".

Antônio Cesar Oliveira
Diretor da Acomp - Consultoria e Treinamento

"Não creio que seja possível comparar o crescimento dos anos 70 com o presente. O crescimento brasileiro, agora, está mais sustentado do que naquela época. A globalização da economia fez com que o mundo mudasse. Hoje, os governantes estão preocupados com o que ocorre no mercado externo. Há uma pressão para que o Brasil estabilize a moeda e as contas públicas. Isso é bastante positivo para o País. Antes, isso não acontecia".

Marcos França
Diretor da Cybertech Informática

Clique aqui para conhecer os Serviços da ACOMP


ACOMP Consultoria e Treinamento
Tel. 55 (21) 2445-5444 - www.acomp.com.br

O site do Empresário !