Domingo, 21 de março de 2004

Produtos sob medida para o bolso

Para driblar a queda na renda do consumidor, empresas investem em versões menores e com preços mais acessíveis


Bruno Rosa
Especial para o JB

A queda de 13% na renda e a disparada do desemprego no ano passado já estão afetando as estratégias das empresas brasileiras. Para tentar driblar o arrocho no orçamento que obriga consumidores a reduzir suas compras, elas estão lançando versões de seus produtos com quantidade e preços menores. Foi o que fez, por exemplo, a rede de fast-food McDonald's ao lançar o McChicken Jr., um trio que tem um sanduíche menor do que o tradicional (R$ 8,10) e que custa 17,2% menos (R$ 6,70).

Caminho semelhante seguiu a rede de perfumaria Boticário, que criou no Natal uma linha de miniatura de sabonetes e perfumes. A estratégia fez tanto sucesso que será repetida no Dia das Mães.

- A redução no tamanho foi feita em função dos preços. Além disso, as lojas passaram a oferecer mais opções aos clientes - disse Rodolfo Melo, gerente de perfumaria da empresa.

 

A assistente social France Bravo: 'No final das contas, acaba saindo mais caro'

Para Antônio Cesar Carvalho de Oliveira, diretor da consultoria de varejo Acomp, as inovações são reflexo da queda da capacidade de compra da população.

- Essa vem sendo uma saída para recuperar a margem de lucro em momento de redução de consumo. Entre as suas funções, os produtos menores conquistam consumidores com um poder aquisitivo apertado - diz Carvalho.

Daniel Arantes, gerente de marketing do McDonald's reconhece a interferência da falta de dinheiro do consumidor sobre as inovações da empresa.

- O McChicken Jr. foi pensado como opção de lanche mais leve. Mas também trabalha visando atender quem procura uma alternativa mais barata - diz Arantes.

A indústria de alimentos Adria também se prepara para lançar ainda neste semestre embalagens menores para toda sua linha de biscoitos.

- Quando a renda da população está em queda, a empresa precisa pensar em novas versões para seus produtos que se adaptem aos novos hábitos dos consumidores. Queremos manter a qualidade de nossa marca, mas ter produtos acessíveis a todos - disse Bernardino Costa, diretor comercial da Adria Alimentos.

A multinacional suíça Nestlé também criou para os biscoitos recheados Negresco, Bono e Passatempo versões bem menores, tipo sachês. As novas embalagens trazem três biscoitos cada, com exceção do Passatempo, que oferece seis unidades.

- O lançamento de embalagens menores foi um sucesso de aceitação e já esperamos dobrar nossas previsões. Embora o preço seja menor, o que atrai pessoas com renda apertada, ele foi criado para quem fica fora de casa - afirmou Cristiane Beneton, da área de marketing de Biscoitos da Nestlé.

Pratos econômicos - custam entre R$ 4,90 e R$ 5,20 - também são destaque da rede fast food Giraffas. Respondem por 10 das 28 opções do cardápio e registraram um aumento de vendas de 23% ano passado, contra 15% dos demais.

A Knorr Cica, marca da Unilever, lançou ano passado sopas de meio litro, metade do tamanho do produto convencional. Este mês, chegam dois novos sabores ao mercado, um de cenoura com erva doce e outro de espinafre com hortelã. A expectativa é de que a linha cresça 50% este ano em relação ao ano passado.

- O produto chega a ser 34% mais barato. Além de ser voltado para pessoas que moram sozinhas, atende ao público que está sem renda. É como unir o útil ao agradável - disse Renata Lopes, gerente da marca Knorr.

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