Domingo, 09 de junho de 2002

Calor no Rio antecipa promoções de inverno

Descontos chegam a 50% e lojistas parcelam em até 6 vezes sem juros

JANAINA VILELLA

Jorge Bispo

Para girar estoque de roupas frias, lojas oferecem descontos

A duas semanas do início do inverno, que pelo calendário vai até setembro, o carioca enfrenta temperaturas típicas do verão. Como resultado, praias lotadas e antecipação das liquidações de inverno da cidade, com descontos que chegam a 50% nos preços de pesados casacos, calças de veludo, botas de couro, blusas de lã e demais peças da estação.
''Com os salários congelados e a instabilidade no emprego, o consumidor está com medo de fazer dívidas. As reduções de preços fora de hora ocorrem porque as lojas precisam girar o estoque'', explica o diretor da Acomp Consultoria e Treinamento, Antônio Cesar Carvalho. Ele também atribui a antecipação das liquidações à inexperiência de alguns lojistas, que seguem os passos da concorrência. ''Muitas lojas trabalham com folga no estoque e podem antecipar as promoções, tirar as gorduras dos preços. Outras, não. Acabam por baixar os preços e ficam no vermelho'', disse.

Quem sai ganhando com a concorrência entre as lojas é o consumidor. A grife de moda feminina Folic, no shopping Rio Sul, Zona Sul, baixou os preços em até 20%. Um terno de veludo que custava R$ 245, 70, por exemplo, passou para R$ 198,60, o que equivale a uma redução de 19%.

A gerente Ana Flávia Marcondes conta que a coleção de inverno veio com roupas pesadas e o retorno das vendas não foi o esperado. A solução foi parcelar as peças em até seis vezes sem juros. ''Fui obrigada a transferir peças que estão no estoque para cidades mais frias como Petrópolis para vender'', disse.

 

Clique aqui para conhecer os Serviços da ACOMP


ACOMP Consultoria e Treinamento
Tel. 55 (21) 2445-5444 - www.acomp.com.br

O site do Empresário !