Quarta Feira , 27 de Fevereiro de 2002

Vagner Ricardo
do Rio------

Pesquisa aponta melhores negócios

 



Uma pesquisa realizada com 250 empresários e 180 empreendedores lista dez tipos de negócios com mais chances de serem bem-sucedidos este ano no Rio de Janeiro.

O estudo, realizado pelo sétimo ano pela Acomp Consultoria e Treinamento, aponta a quarteirização de serviços técnicos e especializados como a número em viabilidade econômica, seguida de store in store (loja dentro de loja); artesanato temático; alfaiates e pequenos ajustes; e operadores logísticos. Os demais são sapatarias tipo butique; terceirização de serviços para empresas, como as de energia; locação de espaços para antenas de telefonia; marketing político.

No caso da quarteirização, o diretor comercial da Acomp, Antônio Cesar Carvalho de Oliveira, explicou que seu avanço tem a ver com a tendência dos grandes grupos preferirem repassar suas atividades intermediárias a uma única empresa de administração.

Pesquisa aponta melhores negócios no Rio de Janeiro

Quarteirização de serviços técnicos lidera relação de pesquisa da Acomp


Dessa forma, caberá à empresa de administração lidar com os pequenos e médios fornecedores.

No segmento de store in store, segundo com maiores chances de sucesso, 'há um leque de oportunidades, como instalação de quiosques para venda de celular em supermercados ou de café em livrarias', exemplificou o diretor.

O artesanato temático é também outro indicado para os empreendedores. A atividade de alfaiates e pequenos ajustes em roupas também está em plena revitalização, em razão das grandes redes buscarem ampliar o grau de satisfação dos clientes.

O quinto segmento com vocação a ser bem-sucedido são os operadores logísticos. Dada a maior agressiva das vendas, por meio de telemarketing, telefone ou presencial, as empresas estão em busca de pontos de distribuição (de terceiros) capazes de garantir maior sinergia com seus clientes.

Depois do fechamento de redes de sapataria, o segmento enfrenta um 'gap' no estado e há espaço para empreendimentos voltados sobretudo para a classe média, adianta Carvalho de Oliveira.

A terceirização de serviços no setor de energia é uma conseqüência direta dos elevados investimentos a cargo das empresas do setor, notadamente a partir do esforço para aumentar a capacidade de geração no estado, por meio de diversas fontes.

Já a locação de espaço para antenas deve-se à perspectiva de início de atuação de novas operadores, dada a licitação das bandas C e D. Nesse caso, os terrenos ainda disponíveis e aptos a receber antenas para telefonia móvel podem ser alugados por algo entre R$ 3 mil e R$ 8 mil por mês, segundo cálculos da Acomp.

Ao passo que as oportunidades de serviços de marketing político decorrem do ano eleitoral, o de locação de fantasia, em fase de expansão, deve ser outro a merecer apostas, já que as festas temáticas e o Dia das Bruxas começam a atrair um número crescente de pessoas, criando um mercado para novos empreendimentos.

A Acomp ressalva que, apesar do potencial de ganho, a escolha da atividade precisa ser precedida de um estudo de viabilidade econômica, já que algumas variáveis, como escolha do ponto, podem comprometer seu rendimento. No caso de empreendimentos até R$ 140 mil, a Acomp cobra R$ 2,8 mil pelo estudo de viabilidade ou 2% do valor a ser alocado para empreendimentos acima disso.

O coordenador de pesquisa da Fecomércio, Paulo Brück, concorda que, a princípio, o ano de 2002 tende a ser de recuperação para a maioria das atividades econômicas. Até porque há indicações de reação da economia americana, o dólar comercial mostra-se mais estável, a crise argentina parece não dar sinais de que se aprofundará, racionamento energético estará suspenso, criando um quadro macroeconômico mais favorável aos investimentos.

O quadro aponta que montar um novo negócio pode oferecer menores riscos, mas não eliminá-los. Ele lembra que fatores como administração do negócio, escolha do ponto e tamanho do mercado são fatores que devem ser levados em conta. Adicionalmente, acrescenta que 'toda pesquisa reflete sempre o passado e não significa que vá se refletir no futuro'. Em alguns setores, a estréia de algumas novas empresas pode ser suficiente para saturá-lo, frustrando a perspectiva de retorno dos novos negócios.

Clique Aqui para ver o resultado da Pesquisa

 

Clique aqui para conhecer os Serviços da ACOMP


ACOMP Consultoria e Treinamento
Tel. 55 (21) 2445-5444 - www.acomp.com.br

O site do Empresário !