Gazeta Mercantil 07/12/1999


Sendas expande operações ao lado de C&A e Leader


Depois de investir em hipermercados com grandes áreas de vendas cercados por operações varejistas menores, o grupo Sendas inicia agora novo tipo de parceria, pouco comum no varejo brasileiro. A empresa está inaugurando supermercados menores - com sua bandeira de conveniência, a SuperEx - ao lado de grifes conhecidas, como C&A e Leader Magazine para aproveitar o fluxo de consumidores e realizar promoções casadas.

Ontem, a empresa inaugurou uma SuperEx de R$ 3 milhões em Copacabana, no local onde antes funcionava uma praça de alimentação, no subsolo da C&A. 'Não se discute no mercado a imagem da C&A. Serviremos um como âncora do outro. Será um relacionamento muito positivo de convivência comercial', afirmou o presidente do grupo Sendas, Arthur Sendas. 'Certamente, estaremos pensando em promoções conjuntas para ampliar a parceria', completou o presidente, sem adiantar futuras iniciativas. Com equipamentos de refrigeração importados da Itália, a nova SuperEx de Copacabana tem entre seus diferenciais frutas importadas e setores dedicados às comunidades judaica, alemã e italiana.

Para a C&A, a presença da Sendas na loja de Copacabana aumentará o volume de tráfego na loja. 'A Sendas é um parceiro forte com o qual já convivemos no Shopping Grande Rio, em São João de Meriti, e no Shopping Del Rey, em Belo Horizonte. Já nos comprometemos a fornecer à Sendas nosso amplo cadastro de clientes desta loja de Copacabana', revelou o diretor da divisão de lojas da C&A, Flávio Cozer.

Uma nova parceria envolvendo Sendas e Leader Magazine está a caminho. As duas empresas compraram juntas por R$ 6,5 milhões ao Banco do Brasil imóvel onde funcionava a Mesbla, na Avenida XV de Novembro, no centro de Niterói. O projeto ainda não está pronto, mas dos 4 mil m² da loja, Sendas ficará com cerca de 1 mil m² para operar a SuperEx e a Leader, com os 3 mil m² restantes. A expectativa das empresas é iniciar a operação no fim de maio. 'Estamos fazendo juntos uma pesquisa para avaliar o mercado da área e nosso objetivo é trabalhar em parceria, aproveitando a força da marca Sendas', garantiu o diretor superintendente da Leader, Carlos Alberto Machado.

Consultores de varejo, analisam a iniciativa da Sendas como pioneira no varejo brasileiro e com grandes possibilidades de sucesso. 'É o que conhecemos como parceria por atividades complementares. O mix das lojas não se chocam, ao contrário, se completam. Dificilmente, Sendas ou Leader conseguiriam comprar o imóvel da Mesbla sozinhas. É uma estratégia inteligente', avalia o consultor da Acomp Consultoria e Treinamento, Antônio Cesar Carvalho.

Novas lojas

A Leader Magazine já definiu seu plano de expansão para o ano que vem. Sem divulgar investimentos, a empresa, que tem 20 lojas no Rio - inaugura hoje a 21ª unidade na Rua Conde de Bonfim, na Tijuca, onde funcionava o Cine Art Palácio - abrirá mais três filiais. Botafogo Praia Shopping, Niterói (antiga Mesbla) e Centro do Rio - ainda sem local definido - abrigarão as operações.

Daniel Oiticica

© GAZETA MERCANTIL

Clique aqui para conhecer os Serviços da ACOMP


ACOMP Consultoria e Treinamento
Tel. 55 (21) 2445-5444 - www.acomp.com.br

O site do Empresário !