Clique aqui para mais informações !

Dicas de Informática da ACOMP

Para que os Empresários, Empreendedores, Executivos, e Usuários de nosso site obtenham um melhor desempenho de seus equipamentos, a ACOMP elaborou estas dicas de informática com todo carinho. Desta forma também incentivamos empresas de TI e veículos especializados, a fazerem o mesmo, tornando a informatização que é tão necessária para o desenvolvimento do nosso País, mais familiar aos Brasileiros.

São informações simples e práticas, porém importantes para a manutenção de sua máquina. Lembramos que a ACOMP em momento algum se responsabiliza, ou se responsabilizará por erros de programação, de execução de programas, instruções, configurações, e etc..

Estas Dicas são gratuitas e fáceis de implementar, porém se você tiver dúvidas ao aplicá-las consulte um técnico de informática ou um especialista de sua confiança para evitar imprevistos.

====================================================

Serviço exclusivo para Clientes do Plano ACOMP:

1 - Instrução de Procedimentos ACOMP para Segurança de Dados
IPA-SD- 01/04

2 - Instrução de Procedimentos ACOMP para Web Site
IPA-WS- 01/02

3 - Instrução de Procedimentos ACOMP para Manutenção de Computadores
IPA-MC-01/02

4 - Instrução de Procedimentos ACOMP para Usuários de Internet
IPA-UI-01/04

Nota: Estas Instruções fazem parte do Manual de TIC da ACOMP - Manual de Tecnologia da Informação e Comunicação.

O Manual de TIC da ACOMP também pode ser elaborado para empresas ou instituições, que não possuam o Plano ACOMP. Para obter mais informações sobre o Manual de TIC da ACOMP, clique aqui.

====================================================

As Dicas abaixo são para equipamentos e softwares mais antigos, e por isso as informações sobre os mesmos são mais difíceis de encontrar, apesar de haver muitos desses equipamentos ainda em funcionamento no país, principalmente no interior, e por vezes, outros que foram doados para instituições carentes.

Para os equipamentos e softwares mais recentes é fácil encontrar na internet, e há hoje várias informações disponíveis on-line em sites especializados em TI - Tecnologia da Informação.

Fomos pioneiros em oferecer dicas de informática na internet, há aproximadamente 15 (quinze) anos atrás. A ideia era ajudar às pequenas e médias empresas e incentivar empresas de TI e publicações especializadas a fazer o mesmo. Deu certo !

====================================================

 

As diversas versões do Windows vêm trazendo ferramentas variadas que tornam muito fácil a realização de tarefas tão importantes quanto a manutenção de nossa máquina até as mais agradáveis como ouvir faixas de um cd de músicas enquanto trabalhamos. Caso alguma das ferramentas comentadas não seja localizada, verifique a versão do seu sistema e se a mesma não foi instalada em sua máquina.

Utilizando a Ferramenta de Limpeza de Disco

Você pode executar a Limpeza de disco para ajudá-lo a liberar espaço na unidade de disco rígido com segurança. A 'Limpeza de disco' pesquisa a unidade e, em seguida, relaciona arquivos dispensáveis como, por exemplo, os arquivos de cache criados quando navegamos na Internet, arquivos temporários utilizados em instalações e até em programas de uso diário como um editor de texto que por algum motivo não são apagados, e outros arquivos de programas desnecessários.

Inicie a Limpeza de disco clicando em Iniciar / Programas / Acessórios / Ferramentas de Sistema e Limpeza de Disco.




Utilizando o Desfragmentador de Disco para acelerar o processo de leitura e gravação no disco rígido

Quando o discos que armazenam permanentemente os dados de sistema, aplicativos e nossos trabalhos são preparados para serem utilizados, eles sofrem um processo de particionamento, e são divididos em trilhas e setores. À gravação de um arquivo em setores não contíguos chamamos fragmentação. O Desfragmentador de disco é uma ferramenta utilizada na reorganização dos arquivos e espaços não utilizados no disco rígido para que sejam lidos e gravados mais rapidamente.
O sistema de gerenciamento do Windows 98 permite ainda que os aplicativos mais utilizados sejam deslocados para a parte mais interna do disco, de onde são carregados ainda mais rapidamente.
Inicie o Desfragmentador de disco clicando em Iniciar / Programas / Acessórios / Ferramentas de sistema e, em seguida, Desfragmentador de disco. Escolha a unidade de disco e Ok para iniciar. Para ajuste fino, clique no botão Configurações...


Utilizando o ScanDisk

Utilize o ScanDisk para verificar se há erro físico e lógico no disco rígido. Existem duas alternativas: padrão e completo. O primeiro verifica se há erros em arquivos ou pastas; o segundo, bem mais demorado, permite localizar e reparar as áreas danificadas na superfície do disco .
Inicie o ScanDisk clicando em Iniciar / Programas / Acessórios / Ferramentas de sistema e ScanDisk.


Utilizando o Assistente de Manutenção

Você pode estabelecer horários para que as tarefas de manutenção do sistema disparem, de acordo com a sua conveniência. Para que o Windows o faça por você, execute o Assistente de Manutenção, clicando em Iniciar / Programas / Acessórios / Ferramentas de Sistema / Assistente de Manutenção. Defina o período ( diário , semanal ou mensal ) e a hora em que essas operações devem ser realizadas respondendo às perguntas que se seguem. As configurações podem ser alteradas posteriormente.






Utilizando o CD Player

Você pode utilizar o 'CD Player' para tocar CDs em uma unidade de CD-ROM conectada a seu computador. Para ouvir um CD, você pode utilizar fones de ouvido plugados no CD-ROM. Se você tiver uma placa de som instalada, você poderá ouvir um CD pelo seu sistema de alto-falante.
Inicie o CD Player clicando em Iniciar / Programas / Acessórios / Entretenimento e CD Player.



Para instalar um dispositivo Plug and Play

1. Desligue seu computador.
2. Conecte o dispositivo a seu computador de acordo com as instruções do fabricante.
3. Ligue seu computador e inicie o Windows. O Windows detectará o novo dispositivo Plug and Play e instalará o software necessário automaticamente.
Se o Windows não detectar um novo dispositivo Plug and Play, o dispositivo não está funcionando devidamente, não está instalado corretamente ou não está instalado. Não utilize o 'Assistente para adicionar novo hardware'. O 'Assistente para adicionar novo hardware' não pode solucionar nenhum dos problemas observados aqui.
Se o dispositivo não for Plug and Play, siga as instruções do fabricante sobre como configurar o novo hardware.


Para remover hardware
1. Clique em Iniciar / Configurações / Painel de Controle e clique duas vezes em Sistema. A seguir, clique na guia Gerenciador de dispositivos.
2. Clique no sinal de mais ao lado do tipo de dispositivo de hardware.
3. Clique no dispositivo a ser removido e, em seguida, clique em Remover.
4. Na caixa de diálogo Confirmar a remoção do dispositivo, clique em OK. Ao remover um dispositivo, certifique-se de remover também a placa de hardware de seu computador, para que os recursos utilizados pelo dispositivo sejam liberados e, no caso de um dispositivo Plug and Play, ele não seja reinstalado automaticamente na próxima vez que você iniciar o Windows.


Para instalar ou remover um programa

Caso o disco de instalação não inicialize automaticamente a instalação, siga os procedimentos:
1. Clique em Iniciar / Configurações / Painel de Controle e Adicionar ou remover programas.
2. Siga as instruções na tela. Somente os programas que foram projetados para Windows podem ser removidos utilizando-se a caixa de diálogo Propriedades de Adicionar ou remover programas.
Para todos os outros programas, verifique a documentação do produto a fim de determinar quais arquivos devem ser removidos.




Redes

Caso disponha de mais de um microcomputador, você poderá tirar proveito do compartilhamento de recursos como impressoras, arquivos ou pastas e até de modem para navegação na Internet ou uso de fax. Para tanto, você precisará de placas de rede, cabo apropriado para interligar os micros e configurar o Windows para suportar o serviço de rede e proporcionar o compartilhamento de recursos. Depois de configurado o ambiente de rede, poderemos realizar algumas tarefas.

Localizar um computador em sua rede
1. Clique em Iniciar / Localizar e Computador.
2. Se você souber o nome do computador que está procurando, digite-o em Nome. Por exemplo: produção.
3. Se você souber o caminho para a que está procurando, pode especificar o nome do computador e da pasta. Por exemplo: \\produção\pendências
 



Você pode também localizar um computador clicando duas vezes em Ambiente de rede na área de trabalho.

Para compartilhar uma pasta
1. No Windows Explorer ou em Meu computador, clique na pasta que deseja compartilhar.
2. No menu Arquivo, clique em Propriedades.
3. Clique na guia Compartilhamento e, em seguida, clique em Compartilhado como.
4. Clique no Tipo de acesso desejado e, se necessário, digite uma senha. Lembre-se que todos poderão ver a pasta compartilhada.
Se a guia Compartilhamento não estiver visível, será necessário ativar os serviços de compartilhamento de arquivo e impressora no ambiente de rede.
Você pode também compartilhar unidades utilizando este método.

Para abrir uma pasta compartilhada em outro computador
1. Clique duas vezes em Ambiente de rede e, em seguida, clique duas vezes no computador onde a está localizada.
2. Para consultar mais computadores, clique duas vezes em Toda a rede.
3. Clique duas vezes na pasta à qual deseja se conectar.
Convém atribuir uma letra de unidade às pastas compartilhadas às quais você se conecta freqüentemente.

Para controlar o acesso a uma pasta ou impressora
1. No Windows Explorer ou em Meu computador, clique na pasta ou impressora compartilhada a que você deseja limitar o acesso.
2. No menu Arquivo, clique em Propriedades.
3. Clique na guia Compartilhamento.
4. Se você estiver utilizando o controle de acesso no nível de usuário, clique em Adicionar para especificar as pessoas com as quais deseja compartilhar a impressora ou pasta.
5. Se estiver utilizando o controle de acesso no nível de compartilhamento, digite a senha que deseja utilizar para a pasta ou impressora.

Para compartilhar a impressora
1. Clique em Iniciar, aponte para Configurações e, em seguida, clique em Impressoras.
2. Clique na impressora que deseja compartilhar.
3. No menu Arquivo, clique em Propriedades.
4. Clique na guia Compartilhamento e, em seguida, clique em Compartilhado como.
Você poderá compartilhar uma impressora somente se ela estiver conectada ao seu computador.

Para utilizar uma impressora compartilhada da rede
Após capturar uma impressora de rede, você poderá utilizá-la como se ela estivesse conectada a seu computador. Para fazê-lo siga as instruções:
1. Clique duas vezes em Ambiente de rede e, em seguida, localize o computador com a impressora que você deseja utilizar.
2. Clique no computador com a impressora selecionada e, em seguida, clique no ícone da impressora.
3. Para configurar a impressora, siga as instruções exibidas na tela.
Para ver que computadores têm , no menu Exibir, clique em Detalhes e procure os nomes ou descrições da impressora na coluna Comentário.

Microsoft Fax
Se você utilizava o Microsoft Fax no Windows 95 e hoje utiliza o Windows 98, já deve ter notado que o mesmo não é instalado automaticamente. Se, ao invés de utilizar outro aplicativo com a mesma finalidade, você ainda quiser instalá-lo, verifique, no cd do Windows 98, na pasta \Tools\Oldwin95\Message, a existência do programa Wms.exe ( Microsoft Exchange). Depois de executá-lo, siga o mesmo procedimento com o programa Awfax.exe (Fax). As instruções estão no arquivo Wms-fax.txt existente na mesma pasta.


Backup do Registro
As versões do Windows, a partir da 95, guardam todos os detalhes de configuração de sua máquina num conjunto de arquivos chamado de Registro. Eles são permanentemente atualizadas e o próprio sistema mantém uma cópia a salvo. Algumas situações de pane podem ser resolvidas com uma simples restauração de uma cópia efetuada enquanto a máquina
trabalhava perfeitamente, e você pode fazer uma cópia extra.
Se você não dispõe do Windows ME, que já oferece uma restauração de forma mais simples, é bom não deixar para amanhã.
Uma das formas de fazer um backup do Registro é abrir o Editor de Registro clicando em Iniciar / Executar e executando o programa Regedit. Já no editor, acione o comando Registro / Exportar Arquivo e siga as instruções para salvar um arquivo com a extensão REG em lugar seguro.

Para restabelecer a situação anterior, utilize o mesmo editor e escolha Importar Arquivo. Se o seu Windows não dá partida por algum problema no Registro, tente recuperá-lo com a ajuda do próprio sistema. Pressione a tecla Ctrl enquanto o sistema inicializa. No me nu que irá aparecer, escolha Somente linha de comando. No prompt do MS DOS, digite Scanreg/fix, para corrigir o Registro. Você pode também tentar Scanreg/restore, para restaurar uma cópia da antiga configuração.



ACOMP Consultoria e Treinamento
“Soluções em Negócios”
Tel. + 55 (21) 2445-5444

www.acomp.com.br - O site do Empresário
!



© Copyright 2017 - ACOMP - Todos os direitos reservados.