10 áreas promissoras para seu negócio
Diário
da Manhã - Goiás - Goiânia Quinta-feira, 26 de janeiro de 2006
Matéria
de Capa - Primeira página e Economia - Edição 6657
Negócios 10
áreas para investir Para quem pretende abrir ou expandir os negócios, este ano promete ser promissor. Segmentos de materiais esportivos, transporte de cargas perigosas, empreiteiras e eletroeletrônicos (TV, DVD e computador) estão em alta e, com planejamento e estudo da viabilidade sócio-econômica, prometem sucesso e rentabilidade. O destaque favorável para investimentos também engloba os setores de serviços e projetos de engenharia e arquitetura, casas de material de construção e serragens, e confecção moda praia e esportiva. Em seguida, aparecem serviços gráficos e designer, oficina mecânica especializada em suspensão e marketing esportivo e político. As informações fazem parte de uma pesquisa anual sobre as dez melhores oportunidades de negócios em 2006, da Acomp Consultoria e Treinamento. De acordo com o presidente da empresa, Antônio César Carvalho de Oliveira, os nichos dos mercados esportivo e de construção aparecem em primeiro e segundo lugar, respectivamente, devido aos tão esperados fenômenos esportivos Copa do Mundo e Pan-Americano Rio 2007. O futebol é a paixão nacional dos brasileiros. E os jogos do Pan exigem toda uma estrutura, investimentos em construção, justifica. A tendência é que as pessoas sejam influenciadas por este período de jogos e atividades esportivas e adquiram, em maior volume, produtos e equipamentos deste segmento. As pessoas estão mais conscientes em relação ao conceito de qualidade de vida e buscam, com maior intensidade, a prática esportiva. Outro fator em relação a este segmento é que a população, frente à decepção com o quadro político, está com os olhos focados no esporte. Na opinião de Carvalho, existe uma predisposição de crescimento da área esportiva quando há declínio na política. Nas atividades físicas, têm-se uma visão mais nítida dos acontecimentos, o que não acontece na esfera política. Comércio
prevê crescimento de 25% neste ano Nos últimos três anos, o crescimento registrado é de 50%. Oliveira ressalta que conhecer o produto à venda também é essencial para a lucratividade do negócio. O empresário deve conhecer a fundo o que vende ao cliente, investir naquilo que conhece, avisa. Hoje ele possui propostas para abertura de nova unidade em shopping da Capital e projetos de crescimento. Se souber trabalhar, é altamente rentável e vale a pena. O conceito de que esporte é saúde está em propagação, afirma. AQUISIÇÃO O segmento de eletroeletrônicos também está ligado à Copa do Mundo e aos jogos do Pan-Americano, período em que a aquisição de aparelhos de tevê é maior, para melhor acompanhamento dos jogos. Já as áreas de construtoras, instaladoras e empreiteiras, serviços e projetos de engenharia e arquitetura, e casas de material de construção e serragens estão ligadas aos investimentos promissores devido às obras governamentais agendadas. A previsão é de que este ano sejam injetados R$ 28 milhões nestas ações. Atenção especial está direcionada para o segmento de transporte de cargas perigosas, que dispõe de poucas empresas especializadas no serviço em relação à crescente demanda. São escassos os empreendimentos que conseguem atender dentro da rígida e complexa legislação. É uma oportunidade de mercado, com pouca concorrência e muito serviço. Oficina mecânica especializada em suspensão também passa pela mesma situação. O presidente da empresa de consultoria ressalta que o ramo dispõe de poucas empresas especialistas em confronto com alta demanda de serviços. O ramo de confecção moda praia e esportiva também é influenciado pelas atividades esportivas, enquanto os serviços gráficos e de designer serão beneficiados com o ano eleitoral, assim como o setor de marketing esportivo e político, que devem ser contemplados com investimentos consideráveis em campanhas eleitorais e para divulgação dos jogos e atividades. Apesar da alta rentabilidade, negócios somente acessíveis a grandes empresas ou grupos de investimentos, como instituições financeiras, prospecção e exploração de petróleo, entre outros, foram excluídos da pesquisa por serem incompreensível aos novos empreendedores de pequeno ou médio porte.
Para o presidente da Acomp Consultoria e Treinamento, Antônio César Carvalho de Oliveira, há três anos o cenário econômico brasileiro era totalmente desfavorável para o empresário. Hoje, estamos em um quadro atípico. As situações são promissoras, pois as eleições e a Copa do Mundo geram demanda e altos investimentos por específicos serviços. A economia sofrerá influência positiva, mesmo com o dólar baixo e a queda nas exportações e das taxas de juros, pondera. O recuo nas exportações, explica, favorece um aquecimento no mercado interno, maior sucesso e retorno financeiro. Há quatro anos não possuíamos um ano bom e aconselhável para empreender um negócio, avalia. Apesar da pesquisa ter sido realizada no Rio de Janeiro, Carvalho salienta que as tendências promissoras abrangem os demais estados brasileiros, de acordo com a vocação e desenvolvimento de cada um. Nas regiões litorâneas, por exemplo, o destaque maior é para confecção de moda praia, enquanto em outras localidades as chances de rentabilidade e sucessos são menores, argumenta. Carvalho avisa que a pesquisa não dispensa a necessidade de efetuar-se um estudo de viabilidade específico sobre o negócio a ser estabelecido, que define, entre outros itens, formato, investimento, rentabilidade, custos e ponto de equilíbrio. Tais pontos são considerados indispensáveis para o sucesso do empreendimento. É necessário também a execução de uma pesquisa junto ao público alvo no local escolhido para a instalação da empresa. Para maiores informações ou esclarecimentos sobre a pesquisa, o site da Acomp pode ser acessado pelo endereço eletrônico: www.acomp.com.br.
Fonte: Acomp Consultoria e Treinamento
2- O Resultado desta Pesquisa é válido para todo o ano de 2006, até Janeiro de 2007, quando a ACOMP estará divulgando a Nova Pesquisa para 2007.
Leia mais sobre outras Pesquisas e Estudos da ACOMP
Desde 1994 • A única Consultoria
do Mundo que disponibiliza para Você, • 1º site do Mundo em Marketing Cruzado. • O site mais visitado por Empresários.
É só acessar O site do Empresário !
Colabore
para que possamos ampliar as
Contrate os Serviços da ACOMP ou as Palestras do Eng.° e Prof. Antônio César, e indique para seus amigos e parceiros.
ACOMP
Consultoria e Treinamento
© Copyright 2021 - ACOMP - Todos os direitos reservados.
|