O GLOBO

Economia - Edição de 03/12/2011

Comércio sofre com estoque baixo a três semanas do Natal

Bruno Rosa

Com vendas acima do esperado, redes correm para repor itens em falta

A psicóloga Luana Torres foi ao Botafogo Praia Shopping na última sexta-feira tentar comprar um kit de perfume, mas o produto já havia acabado. - Carlos Ivan / Agência O Globo.

A três semanas do Natal, o comércio corre para não ficar sem produtos. Como o consumo vinha desacelerando ao longo deste ano, o varejo reduziu seus estoques, e agora está sofrendo com o aquecimento das vendas além do planejado. Em alguns casos, os negócios estão até 25% acima das previsões. Em redes como Casas Bahia e Ponto Frio, o estoque de TVs e notebooks nas lojas do NorteShopping já foi reposto 12 vezes em novembro. Lojas de roupas e de brinquedos estão com itens esgotados, e sem previsão de reposição.

Segundo economistas, o consumo foi influenciado pelos estímulos dados pelo governo, que vem baixando a taxa de juros — na última quarta-feira, a Selic caiu meio ponto, para 11% ao ano — e retirando as medidas de contenção ao crédito adotadas no início do ano. Agora, economistas preveem procura maior em linha branca: na quinta-feira, geladeira, máquina de lavar fogão e tanquinho ficaram até 10% mais baratos com a redução do IPI.

— O varejo vai negociar um prazo maior de entrega. Neste Natal, o comércio decidiu ser mais cauteloso no seu nível de estoque, já que seu termômetro anterior, o Dia das Crianças, não registrou vendas espetaculares — explica Ulysses Reis, coordenador do MBA de Varejo da Fundação Getulio Vargas (FGV).

Dia da Criança decepcionou

No Dia das Crianças, as vendas subiram 5,8%, metade do que foi verificado em 2010, e menos que no Dia dos Namorados deste ano, quando a alta foi de 8,6%. Por isso, o diretor da Associação Comercial do Rio, Daniel Plá, lembra que o nível de estoque do comércio neste fim de ano está 15% menor em relação ao ano passado. Antônio Cesar Carvalho, diretor da Acomp Consultoria, diz que o estímulo do governo chegou a tempo do Natal:

— A crise, que se fala, ainda não chegou à vida real. Outro fator que influenciou bastante foi o fato de o governo não ter subido para 20% o limite mínimo do cartão de crédito, que permanece em 15% do valor da fatura. Isso influencia psicologicamente — diz Carvalho.

Na internet, a demanda também segue em alta. Tiago Grand Court, diretor do site ApetreXo, revela que as vendas neste fim de ano, acima do planejado pela companhia, dobraram em relação a 2010. O executivo lembra que o estoque do videogame Playstation 3, com duas mil unidades, acabou semana passada.

— Conseguimos uma nova leva com o fabricante, que chega no início deste mês. A maioria dos fornecedores já está com o estoque baixo. E, antes de dezembro, metade da nossa oferta de modelos de iPad já havia acabado. Sobraram os modelos básicos — diz Court.

Na Eletronic Store, no Bangu Shopping, os tablets, a partir de R$ 599, estão em falta há uma semana. O gerente da loja, Flávio Melo, promete nova remessa para os próximos dias. Na Net Box, do Botafogo Praia Shopping, o tocador de música digital iPod Touche também esgotou.

Além dos eletrônicos, o vestuário entrou com força na lista de compras. A grife feminina Mercatto, cujas vendas já superam as expectativas, viu seu estoque de três mil kits (com duas ribanas e uma nécessaire, a R$ 29,90) acabar em poucos dias. Por isso, a empresa corre com a reposição, prevista para os próximos dias, e cria novos kits, para aumentar as opções para os consumidores.

— Vestidos para fim de ano, em cores claras, acabaram. Em algumas lojas, os estoques são zerados no dia da entrega — diz Patricia Rodrigues, superintendente de Marketing da grife.

A loja Sapataria e Camisaria Feirante, que fica no Caged, um centro de compras em Benfica, previa uma alta de 15% nas vendas. Porém, com o aumento de 20% nos negócios, já vendeu mais da metade de todo o estoque de diversos produtos antes de dezembro. Na Hering, do Shopping Grande Rio, uma jardineira feminina chegou na loja há duas semanas, e a reposição será feita só em duas semanas.

— Com o pagamento do décimo terceiro salário, as vendas devem aumentar cerca de 20% — prevê Leandro Magalhães, gerente da Hering.

Loja já conta com fila de espera para produto em falta

Na loja da Mr. Cat, no Shopping Grande Rio, o estoque da sapatilha de laço Teb, que custa R$ 99,80, já está quase no fim, e não terá mais reposição. Por isso, a loja aposta em alternativas, como as sapatilhas de R$ 169,80. Na Arezzo, do Botafogo Praia Shopping, itens como os sapatos de salto anabela, em corda, já tiveram cinco reposições e hoje há lista de espera.

Entre as crianças, a maior procura entre os meninos é por brinquedos Bey Blade, espécie de pião tradicional japonês; e, entre elas, a linha Barbie Monster High. Segundo Adriana Ribeiro de Araújo, gerente da PBKids no BarraShopping, os clientes estão antecipando as vendas:

— Neste ano, vai esgotar mais rápido que em 2010.

Na Ri-Happy, do Nova América, os brinquedos Bay Blade já estão esgotados, assim como o Mobily Cheff Sorveteria e o cachorro Gogo. Entre os cosméticos, a procura segue em alta. Segundo a Lola Cosmetics, marca vendida em salões de beleza, as vendas estão 25% maiores do que o projetado.

A psicóloga Luana Torres foi ao Botafogo Praia Shopping comprar um kit de perfume, mas não achou o que queria:

— Parece que o kit acabou. Acho que todo mundo deve estar usando o décimo terceiro — diz Luana.

=================================================

Eng. e Prof. Antônio César

Antônio César da ACOMP Consultoria e Treinamento

 

Palestras e Treinamentos da ACOMP - Clique Aqui, para mais informações !

 

Vários outros fatores também influenciam diretamente as vendas, como o correto Treinamento da Equipe, bons produtos e serviços, atendimento, adequação das formas de pagamento, e por aí vai.

Pense nisso ! Ligue para a ACOMP e saiba mais sobre como podemos ajudar você, nesta missão de operar um empreendimento comercial de forma eficaz. Ligue >> Tel.(21) 2445-5444.

Veja também no portal ACOMP www.acomp.com.br , na seção de Notícias, várias outras Reportagens, Entrevistas e Matérias sobre Varejo.


Pesquisas de Mercado da ACOMP. Para mais informações - Clique Aqui !

------------------------------------------------------------

Entenda como nós podemos ajudar você, a ter Sucesso em seu Empreendimento:

Você está planejando montar seu primeiro Empreendimento ou Loja, ou pretende Expandir seus Negócios atuais com assertividade e segurança ?

A ACOMP pode prestar assessoria completa personalizada:

> Estudos de Viabilidade

> Por que contratar uma consultoria ?

> Análise e Seleção do melhor Ponto Comercial

> Gerenciamento de Projetos e Elaboração de Manuais

> Palestras, Treinamentos e Cursos Especiais

> Pesquisas de Mercado e de Satisfação de Clientes

> Orientação Empresarial

> Plano ACOMP Empresa

São 4 tipos de Plano ACOMP Empresa, escolha o que melhor se adapta às suas necessidades. Sua Empresa terá um acompanhamento profissional e personalizado. Se preferir, contrate nossos serviços de Mentoria e Coaching Empresarial e Executivo. Seu sucesso será uma consequência natural.

Visite a seção Serviços do portal ACOMP. Clique aqui e saiba mais.

Estudos de Viabilidade ACOMP - Clique Aqui para mais informações !

------------------------------------------------------------

Você é um Empreendedor de Shopping Center, Construtor, Investidor, Administradora de Shoppings, Associação de Lojistas, ou Síndico de um Centro Comercial ?

A ACOMP pode desenvolver para seu Empreendimento:

> Estudo de Viabilidade Comercial

> Pesquisas de Mercado e de Satisfação de Clientes

> Avaliação de Atendimento das Lojas

> Palestras para os Lojistas

> Treinamento para as Equipes de Venda das Lojas

> Plano ACOMP Shopping para o sucesso do Empreendimento

São 4 tipos de Plano ACOMP Shopping, um com certeza se adapta às suas necessidades. Atendemos todos os tipos de Shopping Centers (vendidos e alugados), Shoppings de Rua (a céu aberto), Shoppings Regionais, Temáticos, de Vizinhança, Flea Markets e Outlets, entre outros.

Podemos também prestar apenas a Assessoria Comercial, para que Você invista com mais segurança e assertividade, ou gerencie seu shopping center profissionalmente. Clique aqui e saiba mais.


Plano ACOMP Shopping - Clique Aqui !

------------------------------------------------------------

Você só quer algumas Dicas ?

Visite o Portal ACOMP e veja as seções: Serviços, Depoimentos, Treinamento e Notícias. São mais de 200 (duzentas) entrevistas com Dicas de Negócios da ACOMP, disponíveis on line.

Veja aqui o Perfil do Eng. e Prof. Antônio César

Veja a reportagem - Por que contratar uma consultoria ?

Leia mais sobre outras Pesquisas e Estudos da ACOMP

Contrate a Assessoria da ACOMP Consultoria e Treinamento para executar o Planejamento Estratégico de seu Empreendimento, ou melhorar os Métodos e Processos e a Operação. Com a expertise da ACOMP, seus lucros aumentam, Você trabalha menos, sua Equipe fica mais motivada, e o resultado global é muito melhor.

------------------------------------------------------------



Clique aqui para mais informações !

 

Consulte-nos >> Tel. (21) 2445-5444.

 



 

ACOMP Consultoria e Treinamento

 

Clique aqui para conhecer os Serviços da ACOMP

 

 

ACOMP Consultoria e Treinamento
"Soluções em Negócios"
Tel. 55 (21) 2445-5444 /
Celular: (21) 99676-9040
www.acomp.com.br - O site do Empresário !

 

© Copyright 2012 - ACOMP - Todos os direitos reservados.