Economia
- Edição de 03/12/2011 Comércio sofre com estoque baixo a três semanas do Natal Bruno Rosa Com vendas acima do esperado, redes correm para repor itens em falta A psicóloga Luana Torres foi ao Botafogo Praia Shopping na última sexta-feira tentar comprar um kit de perfume, mas o produto já havia acabado. - Carlos Ivan / Agência O Globo. A três semanas do Natal, o comércio corre para não ficar
sem produtos. Como o consumo vinha desacelerando ao longo deste ano, o
varejo reduziu seus estoques, e agora está sofrendo com o aquecimento
das vendas além do planejado. Em alguns casos, os negócios
estão até 25% acima das previsões. Em redes como
Casas Bahia e Ponto Frio, o estoque de TVs e notebooks nas lojas do NorteShopping
já foi reposto 12 vezes em novembro. Lojas de roupas e de brinquedos
estão com itens esgotados, e sem previsão de reposição. Segundo economistas, o consumo foi influenciado pelos estímulos dados pelo governo, que vem baixando a taxa de juros na última quarta-feira, a Selic caiu meio ponto, para 11% ao ano e retirando as medidas de contenção ao crédito adotadas no início do ano. Agora, economistas preveem procura maior em linha branca: na quinta-feira, geladeira, máquina de lavar fogão e tanquinho ficaram até 10% mais baratos com a redução do IPI. O varejo vai negociar um prazo maior de entrega. Neste Natal, o comércio decidiu ser mais cauteloso no seu nível de estoque, já que seu termômetro anterior, o Dia das Crianças, não registrou vendas espetaculares explica Ulysses Reis, coordenador do MBA de Varejo da Fundação Getulio Vargas (FGV). Dia da Criança decepcionou No Dia das Crianças, as vendas subiram 5,8%, metade do que foi verificado em 2010, e menos que no Dia dos Namorados deste ano, quando a alta foi de 8,6%. Por isso, o diretor da Associação Comercial do Rio, Daniel Plá, lembra que o nível de estoque do comércio neste fim de ano está 15% menor em relação ao ano passado. Antônio Cesar Carvalho, diretor da Acomp Consultoria, diz que o estímulo do governo chegou a tempo do Natal: A crise, que se fala, ainda não chegou à vida real. Outro fator que influenciou bastante foi o fato de o governo não ter subido para 20% o limite mínimo do cartão de crédito, que permanece em 15% do valor da fatura. Isso influencia psicologicamente diz Carvalho. Na internet, a demanda também segue em alta. Tiago Grand Court, diretor do site ApetreXo, revela que as vendas neste fim de ano, acima do planejado pela companhia, dobraram em relação a 2010. O executivo lembra que o estoque do videogame Playstation 3, com duas mil unidades, acabou semana passada. Conseguimos uma nova leva com o fabricante, que chega no início deste mês. A maioria dos fornecedores já está com o estoque baixo. E, antes de dezembro, metade da nossa oferta de modelos de iPad já havia acabado. Sobraram os modelos básicos diz Court. Na Eletronic Store, no Bangu Shopping, os tablets, a partir de R$ 599, estão em falta há uma semana. O gerente da loja, Flávio Melo, promete nova remessa para os próximos dias. Na Net Box, do Botafogo Praia Shopping, o tocador de música digital iPod Touche também esgotou. Além dos eletrônicos, o vestuário entrou com força na lista de compras. A grife feminina Mercatto, cujas vendas já superam as expectativas, viu seu estoque de três mil kits (com duas ribanas e uma nécessaire, a R$ 29,90) acabar em poucos dias. Por isso, a empresa corre com a reposição, prevista para os próximos dias, e cria novos kits, para aumentar as opções para os consumidores. Vestidos para fim de ano, em cores claras, acabaram. Em algumas lojas, os estoques são zerados no dia da entrega diz Patricia Rodrigues, superintendente de Marketing da grife. A loja Sapataria e Camisaria Feirante, que fica no Caged, um centro de compras em Benfica, previa uma alta de 15% nas vendas. Porém, com o aumento de 20% nos negócios, já vendeu mais da metade de todo o estoque de diversos produtos antes de dezembro. Na Hering, do Shopping Grande Rio, uma jardineira feminina chegou na loja há duas semanas, e a reposição será feita só em duas semanas.
Com o pagamento do décimo terceiro salário, as vendas devem aumentar cerca de 20% prevê Leandro Magalhães, gerente da Hering. Loja já conta com fila de espera para produto em falta Na loja da Mr. Cat, no Shopping Grande Rio, o estoque da sapatilha de laço Teb, que custa R$ 99,80, já está quase no fim, e não terá mais reposição. Por isso, a loja aposta em alternativas, como as sapatilhas de R$ 169,80. Na Arezzo, do Botafogo Praia Shopping, itens como os sapatos de salto anabela, em corda, já tiveram cinco reposições e hoje há lista de espera. Entre as crianças, a maior procura entre os meninos é por brinquedos Bey Blade, espécie de pião tradicional japonês; e, entre elas, a linha Barbie Monster High. Segundo Adriana Ribeiro de Araújo, gerente da PBKids no BarraShopping, os clientes estão antecipando as vendas: Neste ano, vai esgotar mais rápido que em 2010.Na Ri-Happy, do Nova América, os brinquedos Bay Blade já estão esgotados, assim como o Mobily Cheff Sorveteria e o cachorro Gogo. Entre os cosméticos, a procura segue em alta. Segundo a Lola Cosmetics, marca vendida em salões de beleza, as vendas estão 25% maiores do que o projetado. A psicóloga Luana Torres foi ao Botafogo Praia Shopping comprar um kit de perfume, mas não achou o que queria:
Parece
que o kit acabou. Acho que todo mundo deve estar usando o décimo
terceiro diz Luana. ================================================= Antônio César da ACOMP Consultoria e Treinamento
Vários outros fatores também influenciam diretamente as vendas, como o correto Treinamento da Equipe, bons produtos e serviços, atendimento, adequação das formas de pagamento, e por aí vai. Pense nisso ! Ligue para a ACOMP e saiba mais sobre como podemos ajudar você, nesta missão de operar um empreendimento comercial de forma eficaz. Ligue >> Tel.(21) 2445-5444. Veja também no portal ACOMP www.acomp.com.br , na seção de Notícias, várias outras Reportagens, Entrevistas e Matérias sobre Varejo. ------------------------------------------------------------ Entenda como nós podemos ajudar você, a ter Sucesso em seu Empreendimento: Você está planejando montar seu primeiro Empreendimento ou Loja, ou pretende Expandir seus Negócios atuais com assertividade e segurança ? A ACOMP pode prestar assessoria completa personalizada: > Por que contratar uma consultoria ? > Análise e Seleção do melhor Ponto Comercial > Gerenciamento de Projetos e Elaboração de Manuais > Palestras, Treinamentos e Cursos Especiais > Pesquisas de Mercado e de Satisfação de Clientes São 4 tipos de Plano ACOMP Empresa, escolha o que melhor se adapta às suas necessidades. Sua Empresa terá um acompanhamento profissional e personalizado. Se preferir, contrate nossos serviços de Mentoria e Coaching Empresarial e Executivo. Seu sucesso será uma consequência natural. Visite a seção Serviços do portal ACOMP. Clique aqui e saiba mais. ------------------------------------------------------------ Você é um Empreendedor de Shopping Center, Construtor, Investidor, Administradora de Shoppings, Associação de Lojistas, ou Síndico de um Centro Comercial ? A ACOMP pode desenvolver para seu Empreendimento: > Estudo de Viabilidade Comercial > Pesquisas de Mercado e de Satisfação de Clientes > Avaliação de Atendimento das Lojas >
Treinamento para as Equipes de Venda das Lojas > Plano ACOMP Shopping para o sucesso do Empreendimento São 4 tipos de Plano ACOMP Shopping, um com certeza se adapta às suas necessidades. Atendemos todos os tipos de Shopping Centers (vendidos e alugados), Shoppings de Rua (a céu aberto), Shoppings Regionais, Temáticos, de Vizinhança, Flea Markets e Outlets, entre outros. Podemos também prestar apenas a Assessoria Comercial, para que Você invista com mais segurança e assertividade, ou gerencie seu shopping center profissionalmente. Clique aqui e saiba mais. ------------------------------------------------------------ Você só quer algumas Dicas ? Visite o Portal ACOMP e veja as seções: Serviços, Depoimentos, Treinamento e Notícias. São mais de 200 (duzentas) entrevistas com Dicas de Negócios da ACOMP, disponíveis on line.
Veja aqui o Perfil do Eng. e Prof. Antônio César Veja a reportagem - Por que contratar uma consultoria ? Leia mais sobre outras Pesquisas e Estudos da ACOMP Contrate a Assessoria da ACOMP Consultoria e Treinamento para executar o Planejamento Estratégico de seu Empreendimento, ou melhorar os Métodos e Processos e a Operação. Com a expertise da ACOMP, seus lucros aumentam, Você trabalha menos, sua Equipe fica mais motivada, e o resultado global é muito melhor. ------------------------------------------------------------
Consulte-nos >> Tel. (21) 2445-5444.
Clique aqui para conhecer os Serviços da ACOMP
ACOMP
Consultoria e Treinamento
© Copyright 2012 - ACOMP - Todos os direitos reservados.
|