O GLOBO

 

Matéria de Capa e Economia pág. 37, em 02.07.2017

Revista PEGN - Empreendedorismo, em 03.07.2017


Quentinha SA: nas ruas do Rio em crise, o jeito é empreender

Por Bruno Rosa

Venda de marmitas vira atividade econômica de toda a família

A crise econômica tem feito muitos brasileiros buscarem na velha e boa quentinha a solução para o desemprego. Desde o ano passado, quem circula pelos principais bairros do Rio já notou o aumento da oferta de marmitas a cada esquina. O menu variado, que vai dos tradicionais carne assada e frango a baião de dois e carne seca com abóbora, tem atraído os mais diversos consumidores. Em alguns casos, eles fazem até fila para comprar o almoço na faixa dos R$ 10 e, assim, escapar dos altos preços cobrados pelos restaurantes.

O movimento está diretamente ligado à crise. Em maio, segundo o IBGE, o desemprego chegou a 13,3%, somando 13,8 milhões de pessoas em busca de uma vaga no mercado de trabalho. Diante da falta de oportunidades no mercado formal, houve aumento de 1% — ou 216 mil pessoas — no total de trabalhadores por conta própria, como os vendedores de quentinha.

Comer na rua também ficou mais caro. A alimentação fora do domicílio registrou alta de 4,85% no acumulado dos últimos doze meses, até maio, segundo o IPCA, índice oficial de inflação. O avanço foi mais que o dobro do registrado pelo grupo Alimentação, que teve aumento de 2,36%, e também foi superior ao da inflação geral, que acumula alta de 3,6% no período.

‘CONSIGO FAZER DUAS REFEIÇÕES’

Os novos empreendedores já fazem planos de expansão. Ancelmo Teixeira Lima, de 39 anos, planeja abrir seu segundo ponto de quentinhas. Há dois anos, dá expediente todos os dias em Botafogo. São 50 marmitas por dia com preços entre R$ 10,99 e R$ 12,99. Agora, vai contratar o cunhado, que está desempregado, para ajudá-lo no ponto que terá na Barra da Tijuca, zona Oeste:

— Era taxista, mas o transporte ficou difícil. Alimentação hoje está melhor. Trabalho com minha esposa e meu filho. Já tenho minha clientela, como os amigos taxistas. Por sempre comer na rua, já passei muito mal. Hoje, as pessoas vêm aqui porque sabem da qualidade.

É essa relação de confiança que atrai a aposentada Maria de Lourdes Borges. Ela compra sua quentinha na Banca da Val, no Catete, zona Sul do Rio:

— Compro porque tem qualidade e bom preço. Adoro comida caseira. Ela já me conhece e entrega até em casa. Além disso, vem tanta comida que consigo fazer duas refeições.

O consultor Antonio Cesar Carvalho, da Acomp Consultoria e professor da Fundação Getulio Vargas (FGV), diz que alimentação tem demanda garantida e lembra que a quentinha tem o apelo do preço e de ser caseira:

— O aumento das quentinhas é natural. Como temos quase 14 milhões de desempregados, as pessoas estão empreendendo por necessidade e não por oportunidade. Do lado da demanda, as pessoas fazem conta, já que a quentinha tem a mesma quantidade de comida por um preço muito menor.

Após largar a vida de taxista, William Peixoto, de 30 anos, decidiu vender quentinha para pagar a faculdade de Direito. Há oito meses, sua mãe cozinha, e ele vai para as ruas do Centro do Rio. Hoje, comemora a venda de 60 a 70 marmitas por dia.

— Também vou ao mercado buscar promoções. Começamos a temperar os alimentos sempre na noite anterior e acordamos de madrugada para fazer tudo. Assim, a comida está sempre fresca e quente. Hoje, ganho mais que na época em que era taxista.

Paulo Cesar da Silva, de 56 anos, também era taxista. E, assim como William, ganha hoje até duas vezes mais do que quando estava no volante:

— Fiquei no táxi por 23 anos. Mas, depois do Uber, ficou bem complicado. Então, minha esposa, que gosta de cozinhar, deu a ideia de vender quentinhas. Estou há sete meses nessa atividade. A quentinha custa R$ 12 e vem com guaraná natural.

Comodidade para o cliente - Mesa, cadeira e tempero são alguns dos mimos oferecidos aos clientes de Ancelmo Teixeira, de 39 anos. Ele começou a vender quentinhas há três anos, primeiro no Aeroporto Santos Dumont e há dois anos, em Botafogo. Agora, quer inaugurar um ponto na Barra, com o cunhado. "Tento criar um cardápio diferenciado. Todo dia faço marketing pelo WhatsApp", disse.

Pagamento com cartão - Roberto Santoro, de 29 anos, criou a Tempero Caseiro. Há seis anos vende quentinhas. Hoje, já tem dois pontos: um no Centro do Rio e outro no Maracanã. "Conto com cinco funcionários pois trabalhamos com quatro opções de quentinhas por dia. Na sexta-feira, por exemplo, temos feijoada. Procuro investir no tempero, que é nosso diferencial", explica Santoro. Para atender aos clientes mais variados, ele oferece várias opções de pagamento, inclusive com cartão de crédito.

Foto de Custódio Coimbra

Mudança de atividade - Taxista há 23 anos, Paulo César da Silva, de 56 anos, entrou no ramo de alimentação há sete meses. "Com a concorrência desleal no transporte, é difícil até manter a manutenção do carro", diz ele. Com a ajuda da mulher, responsável por cozinhar o menu do dia, ele começou a vender quentinhas em Botafogo e comemora a investida. "Ganho até duas vezes mais que na época do táxi". E usa o carro para vender seus pratos aos clientes, como seus amigos taxistas.

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