Data da reportagem: 06/01/99

acomplogo.jpg (12514 bytes)


Telecomunicações, o investimento do ano

Consultoria aponta os 10 melhores e os 10 piores negócios para 1999. Alfaiates estão em alta

Sônia Araripe *

Quem sonha em começar 99 com o pé direito abrindo uma videolocadora, uma farmácia ou uma oficina mecânica deve tomar cuidado. Esses prometem ser, na avaliação do consultor Antônio César Carvalho de Oliveira, da Acomp Consultoria Empresarial, alguns dos 10 piores negócios este ano. Em contrapartida, quem enveredar por outros ramos, pegando uma carona na febre dos telefones celulares ou da Internet poderá ter melhor sorte.

Este promete ser o ano das telecomunicações, da informática ou então de negócios bastante especializados, como lazer para crianças e idosos ou turismo alternativo”, acredita Antônio César Oliveira. Sapateiros e alfaiates, depois de amargarem momentos ruins recentemente com o sumiço de clientes, poderão ganhar mais espaço por conta da recessão e do crescimento dos brasileiros. “Quem não compra um sapato novo tenta pelo menos consertar o velho. E no caso de quem é alto demais ou mais gordo, o jeito é procurar fazer roupas e sapatos sob medida”, diz o consultor.

O alfaiate Benedito Vieira da Silva, 66 anos, desde os 12 na profissão, torce para que seu mercado de trabalho melhore mesmo. “A crise financeira fez com que muitos banqueiros e executivos de corretoras sumissem. Além disso, a roupa pronta ficou muito mais barata. Tenho clientela cativa, mas encolheu bastante”, conta seu Benedito. Um bom terno talhado no corpo pode custar entre R$ 450 a R$ 800 se for feito com tecido importado.

E para quem está preocupado com a violência no Rio de Janeiro e com as perspectivas de abrir negócios por aqui, é bom dar uma olhada nos dados de uma pesquisa que acaba de sair do forno. A consultoria Arthur Andersen consultou 1.200 empresários nos Estados Unidos e descobriu que o Rio está entre as 16 melhores cidades para negócios do mundo. Do bloco latino-americano, o Rio aparece na frente de São Paulo e de Brasília.

(*Colaborou Silvia Salek)

 

Clique aqui para conhecer os Serviços da ACOMP


ACOMP Consultoria e Treinamento
Tel. 55 (21) 2445-5444 - www.acomp.com.br

O site do Empresário !