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Data da reportagem: 05 / 03 / 1997

Atualizada em Janeiro de 2015. Veja o resultado ao final desta reportagem.

Em busca da consultoria ideal

O engenheiro Antônio César Carvalho de Oliveira, diretor da Acomp Engenharia e Empreendimentos, comprova que a capacitação é a chave para o sucesso no ramo de consultoria. Sua bagagem inclui mais de 30 cursos, com cerca de 60 horas cada, somados à experiência na divisão de veículos da Mesbla, na General Eletric e na White Martins, de onde saiu há dois anos, para montar a Acomp, em sociedade com a mulher, Vera Lúcia.

 “O fundamental é o consultor saber descobrir os problemas de uma empresa, como um detetive. Muitas vezes, precisamos interpretar as informações passadas pelo próprio empresário, que hesita em culpar seus sócios ou em envolver sua mulher e filhos no problema”, conta Oliveira, que presta assessoria comercial e faz estudos de engenharia para pequenas empresas.

 José Carlos Tavares Pereira, da T&T, concorda. “Convivi e aprendi muito com o sucesso e o fracasso dos meus clientes, em mais de quatro anos de banco”, diz. De acordo com ele, consultar o próprio mercado é a melhor forma de encontrar o profissional ideal para sua necessidade. “Os clientes sempre vêm por indicação de outros, que já usaram nossos serviços”, completa.

Escolha com cuidado

1- O primeiro passo é determinar se o problema de sua empresa é técnico (dificuldades de produção), administrativo-financeiro ou de marketing comercial (erro na estratégia de vendas, deficiências de distribuição). Esse diagnóstico o ajudará a identificar de que tipo de profissional precisa. Para encontrar a consultoria certa, peça conselhos a outros empresários e participe de eventos (onde poderá trocar idéias e certamente conhecerá consultores).

2- Ao encontrar o consultor que imagina ser o mais adequado, marque uma entrevista, para conhecer o currículo do profissional. Você também deve perguntar sobre o método de trabalho (se tem embasamento teórico no assunto, onde estudou e trabalhou, o que pensa do trabalho de consultoria); e pedir explicações sobre as várias etapas da assessoria (se haverá acompanhamento, como serão tomadas as decisões). Por fim, pergunte a si mesmo: houve empatia com o profissional?

3- Analise o preço. A hora de consultoria varia de R$ 20 a R$ 300. Entre R$ 20 e R$ 40, você pode resolver questões mais simples, nas áreas de contabilidade e informática, por exemplo. Os consultores capacitados para trabalhos mais completos, nos setores de administração, organização e recursos humanos, cobram de R$ 50 a R$ 80 a hora. Com um pouco mais de experiência e passagem por grandes empresas, o preço sobe até R$ 130. As consultorias de maior prestígio no mercado cobram em torno de R$ 300 por hora.

4- Para completar, faça um teste. Contrate o consultor para um pequeno trabalho, a título de experiência. Por exemplo, peça para ele ajudar na escolha de um funcionário. Se o consultor disser que em uma semana entrega a lista com três candidatos (a preço equivalente ao um salário desse profissional), descarte o serviço. O ideal é que o consultor visite a empresa, para conhecer a produção, o local de trabalho do profissional desejado, o estoque com o qual ele trabalhará, o preço unitário da mercadoria que negociará, etc. Só depois desse levantamento deve ser iniciado o processo de seleção.

Serviço

Bibliografia:
Guia para Consultores e Gerentes — Caderno de Recursos Humanos do jornal O Estado de S. Paulo, 3 de julho de 1990
Consultoria, um Guia para a Profissão — Milan Kubr
Incorporação de Inovações através de Empresas de Consultoria — Ofélia de Lanna Sette Torres
Arquitetos da Expansão — revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios, março de 1991
Uma abordagem metodológica para a consultoria interorganizacional — Cadernos Fundap, São Paulo, outubro de 1987
Para encontrar os textos publicados em jornais e revistas, visite bibliotecas. Para quem lê inglês, são indicados os livros dos americanos Edgar Schein e W. A. Cohen.

 

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Estudo Anual da ACOMP - 2015

Valor da Hora de Consultoria Empresarial, Palestras e Treinamentos

Considerações muito importantes:

Ao pesquisar o mercado brasileiro neste ano, identificamos novamente uma variação muito grande, e maior ainda do que nos anos anteriores nos valores, preços e custos de hora de consultoria empresarial, palestras e treinamentos. Isso é com certeza uma tendência crescente e que veio para ficar, em virtude de diversos fatores, constatados em estudos anteriores da ACOMP.

Considere que, não se pode comparar serviços executados por profissionais sem qualquer formação específica, com outros especialistas no assunto (com formação específica mesmo, não é "especialista de boca"). Há profissionais que em função de sua vasta experiência, clareza, objetividade, competência, e resultados oferecidos aos seus clientes, são fontes da Imprensa, têm diversos artigos e reportagens publicados, sem pagar por isso, ou seja, são procurados pela Imprensa para falar sobre determinados assuntos, e normalmente são convidados e contratados para ministrar palestras sobre esses assuntos. Como comparar esses com outros ilustres desconhecidos do mercado, que não têm resultados ou referências para mostrar.

Considere ainda particularidades regionais, os preços e custos de consultorias empresariais, palestras e treinamentos variam conforme as cidades e a concorrência local, a área de atuação, local de execução do serviço, prazos estabelecidos pelo contratante, o escopo e a complexidade do serviço, os padrões de qualidade necessários, e por aí vai. Para estabelecer preços, seriam necessárias inúmeras tabelas e ponderações, e ainda assim, iriam ocorrer variações e particularidades, que distorcem totalmente os resultados.

Considere também a empatia necessária com a empresa e o profissional alocado no projeto. É extremamente desagradável e prejudica diretamente o resultado final, ter que lidar com profissionais que se consideram os "reis da sabedoria", como uma empáfia injustificada. Em outros casos, quem propõe ou fecha o negócio é um expert no assunto, mas, no dia seguinte, quem passa a atender o cliente são estagiários ou funcionários em início de carreira, sem experiência, e que tomam um tempo imenso do contratante e de suas equipes (isso implica em um custo direto adicional considerável).

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Há ainda os magistrados, excelentes teóricos nos assuntos, com uma formação acima da média, porém, muitos sem conhecimento de causa quanto à aplicação prática de alguns conceitos, sem a vivência do dia a dia com as suas pressões e cobranças de todos os lados, sem conviver com a escassez de recursos de toda ordem, por vezes, totalmente alienados do mercado, de sua realidade e lógica. Por conviverem somente no meio acadêmico, normalmente possuem uma visão técnica importante, mas, quando estas são confrontadas com aspectos jurídicos e tributários, com as leis e suas regulamentações diárias, com a falta de mão de obra qualificada para implementar as ações, com os custos x recursos disponíveis, algumas de suas soluções caem por terra mais rápido do que surgiram.

Vale ressaltar que a estrutura da empresa, empreendimento, ou mesmo o conhecimento da pessoa física contratante, irá impactar também no valor do serviço. Não se trata somente de ser organizado, ou a empresa ter uma estrutura boa, trata-se também do envolvimento do contratante com o projeto, dos dados existentes e em que meio esses dados estão disponíveis para a execução específica daquele projeto, da estrutura física e humana do contratante que estará alocada no projeto, e assim por diante. Como pode-se constatar, a complexidade envolvida é bem maior do que parece. Então:

- Quanto custa a hora de consultoria empresarial, palestras ou treinamentos, considerando-se essas diversas situações ?

- Quanto vale uma consultoria em gestão empresarial ou gestão de projetos ?

- Quanto custa uma palestra, ou quanto vale uma palestra ?

- Qual o preço de uma hora de consultoria empresarial, palestra ou treinamento ?

- Devo contratar uma consultoria por hora ou por projeto ?

- Existe uma forma de contratar um Plano de Consultoria e Treinamento ?

Apesar de algumas instituições ou empresas insistirem nessa fórmula simplória e nada científica, de divulgar preços médios de hora de consultoria, palestras e treinamentos, sem qualquer validade estatística, isso não funciona e mais confunde do que ajuda quem precisa contratar esses serviços. Os valores estimados ou precariamente levantados por essas instituições, só servem de base para quem está começando em consultoria, pois os principiantes não sabem calcular seus custos com propriedade, e assim passam a ter uma vaga ideia do que cobrar. Mas, se você que necessita contratar consultoria empresarial, palestras ou treinamentos basear a contratação nesses preços, irá com certeza incorrer em erros de comparação, análise e decisão, comprometendo totalmente o resultado.

Portanto, resolvemos esclarecer aqui que, o fundamental para os contratantes de serviços de consultoria empresarial, palestras ou treinamentos, os quais normalmente são empresários, diretores, gestores, profissionais de rh, empresas de eventos, e novos empreendedores, é definir o que necessitam e buscarem empresas e profissionais com "experiência comprovada", adequados às suas necessidades, com know-how para desenvolverem os serviços com propriedade e conhecimento, e que transmitam confiabilidade, qualidade, empatia, respeito aos prazos, e assertividade comprovada nos serviços e projetos realizados para seus clientes.

Quando não se tem certeza do que é necessário, aí a ajuda terá que ser mais profissional ainda, pois será preciso primeiro analisar e diagnosticar as causas ou demandas, o que requer muita experiência no ramo, as quais podem ser bem diferentes do que os contratantes imaginam, para só então partir para uma solução factível e que realmente resolva. Os mais afoitos, normalmente já têm uma solução pronta para tudo, independentemente do problema, da conjuntura ou do cliente. O resultado disso costuma ser um problema ainda maior.

Sendo assim, não faz o menor sentido neste momento, em face aos diversos aspectos apresentados, divulgarmos um valor médio de uma hora, ou o preço médio de consultoria empresarial ou de palestras e treinamentos, pois cada caso é um caso, e as variáveis aumentaram muito. Seria como por exemplo, somar o valor de um automóvel básico de uma montadora e um utilitário top de linha de outra, dividir por dois, e dizer que o valor médio dos automóveis no país é "x". Apesar de todos terem rodas, motor, bancos, e etc., um não se compara ao outro em aplicação, qualidade, segurança, conforto, garantias, fabricante, formas de financiamento, custos de manutenção, custo de seguro, benefícios, e etc. Por conseguinte, os valores, custos totais ou preços, também são totalmente diferentes.

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Outras dicas importantes:

É melhor evitar aqueles que "estão como consultores", pois sua empresa ou projeto pode acabar virando cobaia para testes de erros e acertos. O ideal é que você contrate uma empresa de consultoria, dessa forma é mais certo que o trabalho terá início, meio e fim, e que os resultados serão satisfatórios. Empresas possuem uma estrutura melhor e mais confiável, possuem equipes, elaboram estudos independentes que ajudam nas soluções, e o principal, as verdadeiras empresas de consultoria e treinamento dependem dos resultados de seus clientes para sobreviver, o que é bem diferente de um profissional autônomo, que se não der certo como consultor, amanhã vai buscar outro emprego.

Cuidado com consultores muito audaciosos, que dizem que está tudo errado, que precisa mudar tudo. Pessoas assim, normalmente são muito audaciosas e corajosas com o dinheiro dos outros, com os negócios dos outros, mas, com o seu dinheiro ou com seus negócios, são extremamente cautelosos e conservadores. Além disso, precaução e bom senso nos dias de hoje são indispensáveis. O mercado está para profissionais, e não para amadores.

Evite contratar consultorias por preço. Como o que interessa é o resultado, o prazo e a qualidade, você pode correr o risco de contratar uma consultoria aparentemente "baratinha" de um recém-desempregado ou aposentado, que trabalhou por anos em uma multinacional, mas só viu aquilo no mercado, e em muitas vezes o seu caso é bem diferente, assim como os recursos disponíveis. Ele tentará ajustar sua necessidade ao que ele sabe, ao invés do contrário, e por fim, você vai ter uma solução também bem "pobrezinha", que não resolve, e a frustração e os problemas serão bem maiores, isso sem falar do desperdício de recursos já escassos. Não temos nada contra quem está começando, pois nós também começamos há mais de 20 (vinte) anos atrás, e treinamos centenas de novos profissionais, só que comparar uma coisa com a outra é ser no mínimo inconsequente.

Descarte propostas de serviços de consultoria que fazem milagres em um curtíssimo espaço de tempo, ou que não respeitam às Leis, ou se utilizam de subterfúgios legais, pois mais tarde a conta virá bem salgada, e vai ficar mesmo para a sua empresa, empreendimento ou projeto. Aí, aquela economia ou ganho temporário, irá se transformar em um prejuízo enorme, e muito provavelmente na pior hora possível. Não há milagres em consultoria empresarial, palestras ou treinamentos.

Dê preferência ao valor, e não ao preço da consultoria, palestra ou do treinamento, para que a relação custo x benefício seja a melhor possível para sua empresa, projeto ou empreendimento. Afinal, para economizar muito mesmo, é só não fazer nada, mas o resultado também será nenhum. É preciso avaliar com cuidado as necessidades, o escopo, os benefícios, e considerar o currículo da empresa e dos profissionais mais adequados. Dessa forma, você estará fazendo a melhor escolha e, por conseguinte, a mais econômica.

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Eng. e Prof. Antônio César

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