negocios.gif (4449 bytes) logodia.gif (2695 bytes)

Data da reportagem: 04/03/1998

Presente para a Baixada

Pesquisa define como será o shopping a céu aberto que a prefeitura vai inaugurar no Centro de Nova Iguaçu

Consuelo Sánchez

O morador de Nova Iguaçu e das redondezas compra principalmente em shoppings, atraído pelo conforto e segurança. Apesar disso, prefere o comércio das ruas do Centro da cidade, porque acredita que oferece preços menores. Esse foi o resultado de pesquisa realizada pelo Sebrae-Rio e Acomp Empreendimentos e Engenharia, com o objetivo de determinar o perfil do Nova Iguaçu Shopping Centro, um espaço comercial a céu aberto que a Prefeitura vai instalar na cidade ainda este ano.

 A principal característica do shopping será aliar segurança e comodidade para os clientes a baixos custos para os lojistas. “A pesquisa orientará as ações do Sebrae-Rio na preparação dos empresários para enfrentar a nova realidade de mercado”, explica Décio Luiz Ferreira Lima, coordenador da Agência de Desenvolvimento da Baixada Fluminense do Sebrae-Rio.

 De acordo com o diretor da Acomp, Antônio César Carvalho, a idéia é que o shopping atraia moradores dos municípios vizinhos. Os resultados da pesquisa serão apresentados aos lojistas em seminário programado pelo Sebrae-Rio para a segunda quinzena deste mês.

Nesta edição veja o que desejam consumidores e lojistas de Nova Iguaçu.

Novas empresas criarão 8 mil empregos

 O projeto do Nova Iguaçu Shopping Centro prevê a revitalização de 400 mil metros quadrados do Centro do município, por onde passam, diariamente, 200 mil pessoas. A expectativa é que as obras e as novas lojas gerem aproximadamente oito mil empregos, quase a metade dos 17 mil já existentes. Além de grandes redes de eletrodomésticos, magazines e agências bancárias, a região tem uma infinidade de pequenos estabelecimentos com espaço garantido na preferência dos consumidores.

 A área será reurbanizada e ganhará estacionamento, novos terminais rodoviários e espaços de lazer. “É fundamental que o projeto leve em conta os desejos do consumidor. Se os moradores querem um cinema, por exemplo, o serviço tem que ser amplamente divulgado, para que o consumidor comprove que foi atendido”, explica o diretor da Acomp, Antônio César Carvalho, especialista em estudos de viabilidade para shoppings.

 O consultor sugere que determinada área seja destinada a um flea market (mercado das pulgas), um galpão onde seriam instaladas somente microempresas. “É preciso criar uma alternativa para a grande quantidade de camelôs que existe naquela região. O melhor é que eles sejam estimulados a se legalizarem”, acrescenta.

 Para o coordenador do Sebrae na Baixada, Décio Lima, não adianta mudar somente o lay out, é preciso criar nova mentalidade. “Para concorrer com os shoppings, o pequeno comerciante tem que investir em capacitação e treinamento”, diz.

Serviço

Sebrae-Baixada: 667-2213
ACOMP: (21) 2445-5444

Perfil dos lojistas

60% - são homens
62% - têm entre 22 e 40 anos
54% - completaram o 2º grau
75% - trabalham em lojas alugadas
32%- faturam entre R$ 10 mil e R$ 50 mil
50% - abriram a loja há mais de 10 anos
30% - não fazem divulgação e 22,8% anunciam em rádio, televisão, jornal ou revista
53% - acham os shoppings vantajosos, mas 16,2% temem os custos
28,9% - consideram o grande volume de visitantes a maior vantagem dos shoppings
55% - consideram interessante o projeto do shopping a céu aberto
67,3% - acreditam que a idéia vai funcionar em Nova Iguaçu
42% - consideram segurança o fator mais importante em um shopping desse tipo e 21,7% acreditam que esse será o maior atrativo para consumidores e lojistas
60,7% - estariam dispostos a participar de um empreendimento com essas características
66% - acham que suas vendas seriam maiores se estivessem em um shopping a céu aberto
51% - estariam dispostos a manter as lojas abertas aos sábados além do horário de 13h30 fixado para o comércio de rua

Conclusão: A maior parte dos lojistas vê vantagens em fazer parte de um shopping, principalmente pela grande quantidade de visitantes, mas considera os altos custos um entrave. Esses empresários classificam o projeto da prefeitura como interessante, porque estimula o consumo, e destacam o fator segurança como o maior atrativo para consumidores e lojistas. A maioria estaria disposta a arriscar a participação em um empreendimento desse tipo, acreditando que as vendas cresceriam. Há interesse em saber mais sobre o projeto. Grande parte também se mostra receptiva à idéia de manter as lojas abertas após as 13h30 (horário de fechamento do comércio de rua), pelo menos aos sábados.

Perfil dos consumidores

20,4%- moram no Centro de Nova Iguaçu e 6,4%- em Mesquita
30% - têm entre 22 e 30 anos
69% - trabalham
31% - não informaram sua renda familiar mensal
25% - disseram que a renda familiar mensal fica entre sete e 10 salários mínimos e 21,8%, que varia de quatro a seis mínimos
35,6% - completaram o 2º grau
87,6% - ouvem rádio
81%- lêem jornal e 39%, revistas
32,3% - compram tudo no Centro de Nova Iguaçu
31% - concentram na região as compras de vestuário e acessórios
43,5% - preferem o comércio do Centro pela proximidade de casa, 17,9%, pela variedade e 15,1%, porque vende mais barato.
71,6% - se deslocam para as compras de ônibus, 16,4%, a pé e 7,5%, em automóvel próprio
38,2% - gostam do comércio de rua, enquanto 20,4% o consideram muito tumultuado e 11,8% lamentam a escassez de transportes
21% - sentem falta de lazer na região, enquanto 10,4% carecem de serviços como correio, telefone e loterias
61% - costumam freqüentar shoppings, dos quais 30,1% raramente, 30,1%, três vezes por mês e 11,6%, semanalmente
61% - consideram o número de shoppings na região insuficiente
34,2% - preferem o comércio de rua, 31,6% são fãs dos shoppings tradicionais e 34,2% são indiferentes à localização da loja
53,4% - dos que preferem o comércio de rua destacam os preços menores, 7,3%, a maior quantidade de lojas e 6,2%, a proximidade de casa
26,8% - dos que preferem os shoppings convencionais destacam a segurança, 19,7%, o conforto, 7,6%, a tranqüilidade, 7,1%, o maior número de lojas e 7,1%, o ar condicionado
39,5% - preferem comprar pela manhã, 29%, à tarde e 20,2%, à noite
39,8% - acham que um shopping a céu aberto deve ter todo o tipo de produto e serviço
95% - garantem que comprariam em um shopping a céu aberto
21,7% - poderiam cancelar as compras no shopping a céu aberto se os preços fossem muito altos, enquanto 13% prestariam atenção ao conforto e outros 13%, à segurança
42% - apontaram rádio e televisão como os veículos mais apropriados para anúncios sobre um empreendimento do gênero, enquanto 13,3% acreditam que a divulgação deveria incluir também jornais, revistas, outdoors etc..

Conclusão: A maioria dos consumidores que passa pelo comércio de rua do Centro de Nova Iguaçu está na faixa entre 22 e 30 anos, trabalha, tem renda familiar de sete a 10 mínimos e mora no próprio Centro ou arredores. Essas pessoas apontam os preços baixos, a variedade de lojas e a proximidade de casa como as maiores vantagens do comércio de rua. Apesar disso, a maior parte costuma procurar os shoppings em função da segurança e do conforto. Quase todos estariam dispostos a comprar em um shopping a céu aberto, principalmente se os preços fossem vantajosos e o empreendimento incluísse lazer, segurança e conforto. O horário apontado como preferido para as compras é a parte da manhã.

=======================================================

Veja abaixo mais dicas da ACOMP sobre este assunto.

Eng. e Prof. Antônio César

Antônio César da ACOMP Consultoria e Treinamento

Importante: Assim como antes de estabelecer uma loja, uma rede de lojas, ou mesmo um shopping center é necessário fazer um Estudo de Viabilidade bem feito, também para operar de forma adequada uma loja, uma rede de lojas, ou um shopping center, é extremamente aconselhável Treinar profissionalmente as Equipes, com determinada frequência, para conhecer melhor o seu público alvo, suas demandas e anseios, e adequar o merchandising da loja, da rede de lojas, ou do shopping center, além é claro do Atendimento.

Somente desta forma, conhecendo seu público alvo técnicamente, será possível se comunicar adequadamente com ele, ajustar a propaganda e a publicidade do empreendimento da forma mais apropriada, fortalecer a marca, motivando o consumo e um relacionamento duradouro, que se transforma em mais vendas e fidelidade. Isso não é fácil de fazer. Dá muito trabalho, precisa ter experiência em varejo, técnica e conhecimento. Mas, com a ajuda da ACOMP é factível e vale a pena, pois os resultados são excelentes.

Vários outros fatores também influenciam diretamente as vendas, como bons produtos e serviços, preços competitivos, adequação das formas de pagamento, e por aí vai. Contudo, um Estudo de Viabilidade bem elaborado e o Treinamento profissional da Equipe são indispensáveis para o seu sucesso empresarial.

Pense nisso, ligue para a ACOMP e saiba mais sobre como podemos ajudar você, nesta missão de operar um empreendimento comercial de maneira profissional e eficaz. Ligue >> Tel.(21) 2445-5444, no horário comercial.

Clique aqui e veja alguns Depoimentos de Clientes da ACOMP, sobre nossos Serviços de Consultoria e Treinamento

Veja também no portal ACOMP www.acomp.com.br , na seção de Notícias, várias outras Reportagens, Entrevistas e Matérias sobre Negócios, e na seção Novidades vários Estudos Setoriais da ACOMP.


Palestras e Treinamentos da ACOMP - Clique Aqui, para mais informações !


Entenda como a ACOMP pode ajudar você, a ter Sucesso em seu Empreendimento !

Você planeja montar seu primeiro Empreendimento, seja ele uma pequena, média ou grande empresa, uma loja de rua ou uma loja em shopping, uma prestadora de serviços, uma fábrica - indústria, ou ainda, se você pretende expandir seus Negócios atuais com assertividade e segurança:

A ACOMP pode prestar assessoria comercial personalizada, e executar os seguintes serviços:

> Estudos de Viabilidade

> Análise e Seleção do melhor Ponto Comercial

> Mentoria e Coaching Empresarial e Executivo

> Gerenciamento de Projetos e Elaboração de Manuais

> Palestras, Workshops, Treinamentos e Cursos Especiais

> Pesquisas de Mercado e de Satisfação de Clientes

> Assessoria e Orientação Empresarial

> Plano ACOMP Empresa

São 4 (quatro) tipos de Plano ACOMP Empresa, escolha o que melhor se adapta às suas necessidades. Sua Empresa ou Empreendimento terá um acompanhamento profissional e personalizado. Se preferir, contrate nossos serviços de Mentoria e Coaching Empresarial e Executivo. Seu sucesso será uma consequência natural.

Visite a seção Serviços do portal ACOMP. Clique aqui e saiba mais.


Plano ACOMP - Clique aqui para mais informações !


Você é um Empreendedor de Shopping Center, Incorporador, Construtor, Investidor, Administradora de Shoppings, Associação de Lojistas, ou Síndico de um Centro Comercial:

A ACOMP pode desenvolver para o seu Empreendimento:

> Estudo de Viabilidade Comercial

> Pesquisas de Mercado e de Satisfação de Clientes

> Planejamento e Desenvolvimento de Flea Markets e Outlets

> Revitalização Comercial de Espaços Públicos e Privados

> Avaliação do Atendimento nas Lojas

> Palestras para os Lojistas

> Treinamentos e Workshops para as Equipes de Vendas das Lojas

> Plano ACOMP Shopping para o sucesso do Empreendimento

São 4 (quatro) tipos de Plano ACOMP Shopping, um com certeza se adapta perfeitamente às suas necessidades. Atendemos todos os tipos de Shopping Centers (vendidos e alugados), Shoppings de Rua (a céu aberto), Shoppings Regionais, Temáticos, de Vizinhança ou Conveniência, Flea Markets e Outlets, entre outros.

Podemos também, prestar somente Assessoria na Gestão e Marketing do Empreendimento, para que Você invista com mais segurança e assertividade, ou gerencie seu shopping center profissionalmente. Clique aqui e saiba mais.


Plano ACOMP Shopping - Clique Aqui !


Você só quer algumas Dicas ?

Visite o Portal ACOMP e veja as seções: Serviços, Depoimentos, Treinamento, Notícias e Novidades. São mais de 250 (duzentas e cinquenta) entrevistas, reportagens e matérias com Dicas de Negócios da ACOMP, além de muitos outros serviços disponíveis on-line.

Veja aqui o Perfil do Eng. e Prof. Antônio César

Veja a reportagem - Por que contratar uma Consultoria ?

Perguntas e Respostas sobre nossos Serviços

Depoimentos de quem já contratou os Serviços e Palestras da ACOMP !

Leia mais sobre outras Pesquisas e Estudos da ACOMP

Contrate a ACOMP Consultoria e Treinamento para executar o Planejamento Estratégico do seu Empreendimento, ou melhorar a Operação. Com a expertise em gestão e varejo da ACOMP, seus lucros aumentam, Você trabalha menos, sua Equipe fica mais motivada, e o resultado global é muito melhor. Consulte-nos >> Contatos .


 

ACOMP Consultoria e Treinamento

 

A única Consultoria do Mundo que disponibiliza para Você,
mais de 20 Serviços úteis e gratuitos on-line
.

• 1º site do Mundo em Marketing Cruzado.

• O site mais visitado por Empresários.

 

É só acessar

www.acomp.com.br

O site do Empresário !

 

 

Colabore para que possamos ampliar as
Dicas de Negócios gratuitas do portal ACOMP !


 

Contrate os Serviços da ACOMP ou as Palestras do

Eng. e Prof. Antônio César, e indique para seus amigos e parceiros.

 


 

 

 

ACOMP Consultoria e Treinamento
"Soluções em Negócios"
Tel. 55 (21) 2445-5444 / Celular: (21) 99676-9040

www.acomp.com.br - O site do Empresário !

 

© Copyright 2014 - ACOMP - Todos os direitos reservados.