Quinta-feira, 28 de junho de 2012

Especial Shopping Centers

Capitais ainda abrigam oportunidades

Negócios Mais da metade dos 437 estabelecimentos em atividade no país localiza-se nas principais cidades

Rosangela Capozoli - Para o Valor, de São Paulo

Veja a seguir alguns trechos da reportagem:

Mais da metade dos 437 shoppings centers em atividade no país, num total de 224, está instalada nas capitais. Ao longo de 2012 e 2013 está prevista a abertura de outros 79, dos quais 33% nessas cidades. Ao todo, serão 266 centros de compras espalhados pelas capitais. A queixa dos investidores, de que faltam terrenos e os preços só aumentam não deve alterar essa tendência.

Outro quesito que conta ponto para os investidores no momento dos estudos de viabilidade é a área de "influência". "A grande vantagem de estar presente em uma capital é que a população é muito maior, com uma área de influência muito mais equilibrada e uma economia local mais fortalecida", reforça Leonardo Neves, gerente de negócios da João Fortes Engenharia (JFE).

Para a direção da Acomp Engenharia e Empreendimentos Ltda, empresa especializada em estudos de viabilidade para implementação de shopping, o investidor em um empreendimento do porte de um shopping precisa ter claro qual rumo quer dar ao negócio. "É preciso estabelecer a diferença entre um empreendimento que será comercializado daquele que será locado. Caso o investidor opte por alugar, o primeiro passo é calcular se o valor da locação será atrativo e em quanto tempo terá o retorno financeiro", diz Antonio Cesar Carvalho de Oliveira, sócio diretor da companhia. O empresário concorda que a capital oferece consumidores de maior poder aquisitivo e com perfis diversificados.

Carvalho de Oliveira ressalta também os pontos negativos. "Além de terrenos caros, também há falta de mão de obra especializada, e os custos vão muito além dos praticados no interior."

 

Fonte: ABRASCE

Para Luiz Fernando Veiga, presidente da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), a escolha de um local para investir resume-se a um único ponto: viabilidade econômica. "A chave da questão está no poder aquisitivo da região em que o shopping será instalado. A regra é válida tanto para as cidades de pequeno como de grande porte. Construir um shopping center significa custo muito elevado e nessa empreitada não se aventura", complementa Veiga.

Luiz Fernando Veiga: "A chave da questão está no poder aquisitivo da região em que o shopping será instalado"

Para o presidente da Abrasce, a escassez de terrenos deve encarecer cada vez mais a construção de shoppings em áreas privilegiadas das capitais, mas trata-se de um custo que continuará compensando por muitos anos. Já no interior, a menor densidade e poder de compra da população são compensados pelo preço inferior dos terrenos. Por isso o número de centros de compras cresce tanto no interior como nas capitais.

O presidente da Abrasce diz que todo centro de compras passa por um ciclo que acaba levando a um amadurecimento nos negócios. "Todo shopping nasce e tem um momento de euforia. Depois entra em um período de recesso até que vai amadurecendo gradativamente. Um shopping está maduro após o terceiro Natal. É quando adquire sua maturidade econômica", diz.

O Shopping Estação BH, de Belo Horizonte, inaugurado na segunda quinzena de maio, está vivendo esse período de "euforia". De acordo com o superintendente do Estação BH, Carlos Wagner de Castro, a chegada do shopping vai atender a uma região carente de opções de gastronomia e lazer. "O setor norte da cidade cresceu muito, mas ainda não oferece variedade e qualidade na área de alimentação e ainda há carência no setor comercial."

No Nordeste, o RioMar Recife está vivendo um período de euforia antes mesmo da inauguração. Com investimentos da ordem de R$ 600 milhões, o RioMar Recife, em Pernambuco, abrirá em outubro como o maior centro de compras do Nordeste. Sua área é de 101 mil m2. "O RioMar é a realização de um sonho. Tenho certeza que ele irá atingir não somente a cidade do Recife, mas toda uma região que poderá contar com uma estrutura sustentável e moderna", afirma João Carlos Paes Mendonça, presidente do Grupo JCPM.

=================================================

Veja abaixo mais dicas da ACOMP sobre este assunto.

Eng. e Prof. Antônio César

Eng. e Prof. Antônio César da ACOMP Consultoria e Treinamento

 

Estudos de Viabilidade ACOMP - Clique Aqui para mais informações !

 

Importante: A ACOMP Consultoria e Treinamento atua em Shopping Centers há mais de 18 anos, implantou no Brasil Novos Conceitos de Centros Comerciais e Shopping Centers, e pode ajudar você a implantar e operar seu Empreendimento com sucesso.

Atendemos tanto Shoppings Alugados, como Shoppings Vendidos, Grupos Investidores, e Administradoras de Shopping Centers.

Desde a fase de Planejamento, Análise e seleção do local, Estudo de Viabilidade Comercial, passando pela Implantação do Empreendimento, a Inauguração, a Operação, e durante o desenvolvimento Comercial do Shopping Center.

É muito comum também sermos contratados para redirecionar o Shopping, melhorar seu Desempenho Comercial, estabelecer um Novo Modelo de Gestão, Treinar Lojistas e Operadores, e implantar Qualidade Total no empreendimento.

Como atuamos também em outros importantes Setores do Varejo Brasileiro, como o de Supermercados, Franquias e Redes de Varejo, podemos oferecer uma visão holística única e completa sobre o seu Empreendimento, aumentando significativamente as chances de sucesso do seu Shopping Center.

------------------------------------------------------------

Conheça os Serviços da ACOMP

------------------------------------------------------------

Plano ACOMP Shopping - Clique Aqui !



Perguntas e Respostas sobre nossos Serviços.

Por que contratar uma Consultoria ?

Depoimentos de quem já contratou os Serviços da ACOMP, clique aqui !

 

=================================================

 

Palestras e Treinamentos da ACOMP - Clique Aqui, para mais informações !

 

Vários outros fatores também influenciam diretamente os negócios e as vendas no varejo, como o correto Treinamento da Equipe, bons produtos e serviços, atendimento, marketing, e por aí vai.

Pense nisso ! Ligue para a ACOMP >> Tel.(21) 2445-5444, e saiba mais sobre como podemos ajudar você, nesta missão de operar um Shopping Center de maneira profissional e eficaz.

Veja também no portal ACOMP www.acomp.com.br , na seção de Notícias, várias outras Reportagens, Entrevistas e Matérias sobre Gestão de Shopping Centers e Negócios, Marketing, Varejo, e etc..

------------------------------------------------------------

Entenda como nós podemos ajudar você, a ter Sucesso em seu Empreendimento:

Você está planejando montar seu primeiro Empreendimento ou Loja, ou pretende Expandir seus Negócios atuais com assertividade e segurança ?

A ACOMP pode prestar assessoria comercial personalizada:

> Estudos de Viabilidade

> Análise e Seleção do melhor Ponto Comercial

> Gerenciamento de Projetos e Elaboração de Manuais

> Auditorias Operacionais e Avaliação de Atendimento das Lojas

> Palestras, Treinamentos, Workshops e Cursos Especiais

> Pesquisas de Mercado e de Satisfação de Clientes

> Por que contratar uma consultoria ?

> Valor de Consultoria Empresarial, Palestras e Treinamentos

> Mentoria Empresarial e Coaching Executivo

> Plano ACOMP Empresa

São 4 tipos de Plano ACOMP Empresa, escolha o que melhor se adapta às suas necessidades. Sua Empresa terá um acompanhamento profissional e personalizado. Se preferir, contrate nossos serviços de Mentoria e Coaching Empresarial e Executivo. Seu sucesso será uma consequência natural.

Visite a seção Serviços do portal ACOMP. Clique aqui e saiba mais.

Clique aqui para mais informações !

------------------------------------------------------------

Você é um Empreendedor de Shopping Center, Construtor, Investidor, Administradora de Shoppings, Associação de Lojistas, ou Síndico de um Centro Comercial ?

A ACOMP pode desenvolver para seu Empreendimento:

> Estudo de Viabilidade Comercial

> Pesquisas de Mercado e de Satisfação de Clientes

> Auditorias Operacionais e Avaliação de Atendimento das Lojas

> Implantação ou Redirecionamento do Empreendimento

> Gerenciamento de Projetos e Elaboração de Manuais de N & P

> Implantação de Modelos de Gestão e da Qualidade Total

> Revitalização de Malls, Tenant Mix e Orientação para Expansões

> Planejamento e Desenvolvimento de Flea Markets e Outlets

> Palestras para os Lojistas e Equipes da Administração

> Treinamento para as Equipes de Vendas das Lojas

> Mentoria Empresarial e Coaching Executivo

> Plano ACOMP Shopping para o sucesso do Empreendimento

São 4 tipos de Plano ACOMP Shopping, um com certeza se adapta às suas necessidades. Atendemos todos os tipos de Shopping Centers (vendidos e alugados), Shoppings de Rua (a céu aberto), Shoppings Regionais, Temáticos, de Vizinhança, Flea Markets e Outlets, entre outros.

Podemos também, executar apenas as Auditorias Operacionais, Assessoria Comercial e Treinamento, para que Você invista com mais segurança e assertividade, e melhore a performance do seu Shopping Center . Clique aqui e saiba mais.


Plano ACOMP Shopping - Clique Aqui !

------------------------------------------------------------

Você só quer algumas Dicas ?

Visite o Portal ACOMP e veja as seções: Serviços, Depoimentos, Treinamento e Notícias. São mais de 250 (duzentas e cinquenta) entrevistas com Dicas de Negócios da ACOMP, disponíveis on-line.

Veja aqui o Perfil do Eng. e Prof. Antônio César

Leia a reportagem - Por que contratar uma consultoria ?

Saiba mais - Valor de Consultoria Empresarial, Palestras e Treinamentos

Visite o site e veja outras Pesquisas e Estudos da ACOMP

Contrate a Assessoria da ACOMP Consultoria e Treinamento para executar o Planejamento Estratégico de seu Empreendimento, ou melhorar os Métodos e Processos, e a Operação. Com a expertise da ACOMP, seus lucros aumentam, Você trabalha menos, sua Equipe fica mais motivada, e o resultado global é muito melhor.


 

ACOMP Consultoria e Treinamento

 

A única Consultoria do Mundo que disponibiliza para Você,
mais de 20 Serviços úteis e gratuitos on-line
.

• 1º site do Mundo em Marketing Cruzado.

• O site mais visitado por Empresários.

 

É só acessar

www.acomp.com.br

O site do Empresário !

 

 

Colabore para que possamos ampliar as
Dicas de Negócios gratuitas do portal ACOMP !


 

Contrate os Serviços da ACOMP ou as Palestras do

Eng. e Prof. Antônio César, e indique para seus amigos e parceiros.

 


 

 

ACOMP Consultoria e Treinamento
"Soluções em Negócios"
Tel. 55 (21) 2445-5444 / Celular: (21) 99676-9040

www.acomp.com.br - O site do Empresário !

 

© Copyright 2015 - ACOMP - Todos os direitos reservados.