Exclusivo

03/08/2007

Comércio

Treinar bem para vender melhor

 

Profissionais preparados proporcionam atendimento adequado

Formar e manter uma equipe qualificada, que gera bons resultados para o lojista, passa por diversas etapas, inciando-se pelo recrutamento e contratação adequados, como vimos em matéria publicada na edição passada do jornal Exclusivo. Mas depois de escolher e contratar um colaborador é preciso treiná-lo e capacitá-lo para que ele dê o melhor resultado possível.

E a questão do treinamento deve ser avaliada e conduzida com muito cuidado e critério.

O diretor da Acomp Consultoria e Treinamento (Rio de Janeiro/RJ), Antônio César Carvalho de Oliveira, ressalta que o trabalho que o vendedor iniciou deve ser continuado pelo caixa, pela empacotadora, por toda equipe da loja. “Um bom atendimento é questão de conjunto e um simples elo da corrente mal ajustado pode colocar todo o esforço a perder. É aí que entra a questão de um bom treinamento”, salienta.

Nos dias atuais é cada vez mais importante e necessário o treinamento dos vendedores para o melhor desempenho da empresa. Mas isso não significa que só o varejista necessita ter a consciência de oferecer treinamentos. Ele deve motivar a sua equipe a dedicar-se e colocar na prática tudo o que foi ensinado. As pessoas mais indicadas para fazer o treinamento, na opinião do consultor Oliveira, são as empresas especializadas. “O fato de ser de fora já aumenta a credibilidade do treinamento e a contratação de uma empresa é um investimento que será cobrado da equipe mais tarde através do desenvolvimento da sua função”, conta.

Muitas vezes convencer os vendedores da importância de se reciclar através de treinamentos é uma tarefa árdua pois muitos podem alegar que já conhecem os segredos da atividade desenvolvida. Nesse momento é importante o lojista oferecer bons treinamentos e investir em empresas especializadas no assunto, dando assim mais credibilidade ao trabalho e gerando retorno certo. O vendedor deve ter em mente, sempre, que o treinamento é um investimento e se bem feito gera lucro para ele e para a empresa. “Ninguém nunca saberá de tudo. Aprendemos todo o dia”, explica.

Um fator considerado importante e necessário, de acordo com Antônio César Carvalho de Oliveira, é o lojista saber qual é o melhor momento para treinar. Ele conta que é preciso planejar um calendário de datas importantes no primeiro semestre e no segundo e aí treinar a equipe. Fora das principais datas para o comércio, o lojista deve manter a equipe atenta com ações complementares.

“O ideal é ter o acompanhamento de uma empresa especializada em treinamento que irá identificar os pontos a serem mudados. É importante acompanhar o mercado, os clientes e os colaboradores. O diagnóstico vai definir as ações a serem colocadas em prática para um melhor desempenho”, completa.

Dicas importantes

* Capacitação deve ser constante
* Motivar a equipe para utilizar as técnicas estudadas
* Padronizar o treinamento entre todos os colaboradores
* Contratar empresas e/ou profissionais especializados

=================================================

O Jornal Exclusivo é um veículo segmentado do Grupo Sinos, de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul. Tel.(51) 3065-8035 / www.exclusivo.com.br

Veja aqui o Perfil do Eng. e Prof. Antônio César

Veja alguns Depoimentos de Clientes atendidos pela ACOMP

=================================================

Eng. e Prof. Antônio César

Antônio César da ACOMP Consultoria e Treinamento

Palestras e Treinamentos da ACOMP - Clique Aqui, para mais informações !

 

Além do Treinamento, vários outros fatores influenciam diretamente nos negócios e nas vendas, como o Estudo de Viabilidade, a Escolha do Ponto Comercial, o Atendimento, bons Produtos e Serviços, a Adequação das formas de pagamento, Relacionamento, e por aí vai.

Pense nisso ! Ligue para a ACOMP >> Tel.(21) 2445-5444, e saiba mais sobre como podemos ajudar você, nesta missão de operar um empreendimento comercial de forma eficaz e profissional, afinal a concorrência nos dias de hoje é internacional.

Veja também no portal ACOMP www.acomp.com.br , na seção de Notícias, várias outras Reportagens, Entrevistas e Matérias sobre Varejo.

 

Estudos de Viabilidade ACOMP - Clique Aqui para mais informações !

------------------------------------------------------------

Entenda como nós podemos ajudar você, a ter Sucesso em seu Empreendimento:

Você está planejando montar seu primeiro Empreendimento ou Loja, ou pretende Expandir seus Negócios atuais com assertividade e segurança ?

A ACOMP pode prestar assessoria completa personalizada:

> Estudos de Viabilidade

> Por que contratar uma consultoria ?

> Análise e Seleção do melhor Ponto Comercial

> Gerenciamento de Projetos e Elaboração de Manuais

> Palestras, Treinamentos e Cursos Especiais

> Pesquisas de Mercado e de Satisfação de Clientes

> Orientação Empresarial

> Plano ACOMP Empresa

São 4 tipos de Plano ACOMP Empresa, escolha o que melhor se adapta às suas necessidades. Sua Empresa terá um acompanhamento profissional e personalizado. Se preferir, contrate nossos serviços de Mentoria e Coaching Empresarial e Executivo. Seu sucesso será uma consequência natural.

Visite a seção Serviços do portal ACOMP. Clique aqui e saiba mais.

Clique aqui para mais informações !

------------------------------------------------------------

Você é um Empreendedor de Shopping Center, Construtor, Investidor, Administradora de Shoppings, Associação de Lojistas, ou Síndico de um Centro Comercial ?

A ACOMP pode desenvolver para seu Empreendimento:

> Estudo de Viabilidade Comercial

> Pesquisas de Mercado e de Satisfação de Clientes

> Avaliação de Atendimento das Lojas

> Palestras para os Lojistas

> Treinamento para as Equipes de Venda das Lojas

> Plano ACOMP Shopping para o sucesso do Empreendimento

São 4 tipos de Plano ACOMP Shopping, um com certeza se adapta às suas necessidades. Atendemos todos os tipos de Shopping Centers (vendidos e alugados), Shoppings de Rua (a céu aberto), Shoppings Regionais, Temáticos, de Vizinhança, Flea Markets e Outlets, entre outros.

Podemos também prestar apenas a Assessoria Comercial, para que Você invista com mais segurança e assertividade, ou gerencie seu shopping center profissionalmente. Clique aqui e saiba mais.


Plano ACOMP Shopping - Clique Aqui !

------------------------------------------------------------

Você só quer algumas Dicas ?

Visite o Portal ACOMP e veja as seções: Serviços, Depoimentos, Treinamento e Notícias. São mais de 200 (duzentas) entrevistas com Dicas de Negócios da ACOMP, disponíveis on line.

Veja aqui o Perfil do Eng. e Prof. Antônio César

Veja a reportagem - Por que contratar uma consultoria ?

Leia mais sobre outras Pesquisas e Estudos da ACOMP

Contrate a Assessoria da ACOMP Consultoria e Treinamento para executar o Planejamento Estratégico de seu Empreendimento, ou melhorar os Métodos e Processos e a Operação. Com a expertise da ACOMP, seus lucros aumentam, Você trabalha menos, sua Equipe fica mais motivada, e o resultado global é muito melhor.

------------------------------------------------------------


Pesquisas de Mercado da ACOMP. Para mais informações - Clique Aqui !

 




 

Clique aqui para conhecer os Serviços da ACOMP

 

 

ACOMP Consultoria e Treinamento
"Soluções em Negócios"
Tel. 55 (21) 2445-5444 /
Celular: (21) 9676-9040
www.acomp.com.br - O site do Empresário !