Quiosque: o barato pode sair caro

Diferente das lojas tradicionais, não são cobradas luvas mas o contrato é temporário

Roberta Cecchetti

  Quem está pensando em investir na abertura de um quiosque em shopping centers, deve ficar atento. Nem tudo são flores. Apesar de as oportunidades de negócio serem diversas - o contrato é feito por um curto prazo de tempo, deixando sempre um espaço disponível para novas locações -, há o risco de o local se transformar em um balcão de informações.

  Para abrir um quiosque não é preciso empatar dinheiro com luvas. O custo fixo é bem reduzido – se comparado a uma loja tradicional – incluindo o número de funcionários.

  O consultor da Acomp, Antônio César Carvalho de Oliveira, comentou que a desvantagem de se optar por um quiosque está no turn over. "O shopping pode não querer renovar o contrato e o público conquistado pode ficar perdido. Imagina um empreendimento que deu certo, fidelizou os consumidores e quando o contrato vence, tem que sair do local? Isso pode prejudicar o negócio".

Fora de foco

  Além disso, muitas vezes o quiosque acaba servindo como balcão de informação, o que acaba tumultuando as vendas. "Também existem os ruídos das pessoas que circulam pelo mall e o atendimento pode não ser tão bom quanto em uma loja, em que o vendedor pode até mesmo fechar a porta para o ambiente ficar ainda mais agradável", alerta Antônio César.

  O superintendente do Rio Sul, Gilberto Ruffolo, comentou que existe um profissional para cadastrar os potenciais interessados. Assim, quando houver disponibilidade, os futuros empreendedores serão chamados para avaliar o local. "Nosso objetivo é atender a todos que nos procuram".

  Ruffolo acrescentou que antes de disponibilizar a locação, existe o cuidado de saber que tipo de negócio será montado no shopping. "Conhecemos bem o nosso público e os seus anseios. Sendo assim, se acharmos que o empreendimento não terá possibilidade de sucesso, por ser inadequado ao perfil dos clientes do Rio Sul, optamos por não aceitar a locação".

  Ruffolo disse ainda que não costuma priorizar marcas conhecidas no mercado e sim operações que tenham potencial e capacidade de prosperar.

Tipos de comercialização

  Normalmente, existem três tipos de comercialização de produtos: os sazonais, em que o empreendedor loca o espaço para vender por um período pré-determinado, como, por exemplo, artigos específicos para o verão; outra forma seria a mídia alternativa, muito usada por empresas que desejam ver seus produtos divulgados, como por exemplo um banco que esteja lançando um produto ou algo similar.

  Por fim, produtos que não se adequam à loja. "Os quiosques para vender pipoca são um exemplo", lembra Ruffolo. Porém, existem empreendedores que optam pelos quiosques como estratégia de negócio e não apenas para testar os produtos ou se lançar no mercado com a intenção de, com o passar do tempo, ter estrutura para partir para uma loja tradicional.

  O gerente do quiosque Boutique das Mágicas, no Rio Sul, Rogério Campos, comentou que o negócio começou junto com o shopping, como atração apenas, há 18 anos. "Achei que seria temporário, mas estamos firmes até hoje. Posso dizer que o aluguel é tão caro quanto o de uma loja de 30 a 40 metros quadrados".

  Para alavancar as vendas, além do item principal, as mágicas, Rogério costuma aproveitar datas especiais, como Páscoa, Carnaval e Halloween para comercializar produtos afins e desta forma conseguir manter uma média de faturamento.

  Especializada em óculos, relógios e outros acessórios, a Fossil, dos franqueadores Benjamim Katz e Luciano Szafir, até o momento só concede franquias por meio de quiosques. "O tipo de operação da marca não foi dimensionado para uma loja", avalia Ruffolo.

Vigência do contrato

  Normalmente, o tempo mínimo de permanência estabelecido em contrato é de três meses e o máximo de seis meses. "Se houver interesse do locador e do locatário, pode haver renovação até por tempo indeterminado. Os contratos são ajustáveis entre as partes, desde que não caia na locação comercial, por isso fazemos sem prazo determinado, como é o caso da Fossil", explica Ruffolo.

  O valor é uma questão que varia de acordo com o espaço e o tipo de negócio. "Posso dizer que normalmente oscila entre R$ 3 mil e R$ 4 mil e não há cobrança de luvas", revela o superintendente do Rio Sul.

  Luciano Szafir comentou que o quiosque permite um investimento menor. "Nesses dois anos de Fossil tivemos apenas um problema. Abrimos um quiosque no primeiro piso de um shopping que estava demorando para decolar. Como os custos são menores, não hesitamos em mudar para o segundo piso, no mesmo estabelecimento comercial, e as vendas subiram significativamente".

  Além da flexibilidade que o quiosque permite, Szafir lembra que nem todos os negócios podem ser desenvolvidos para esse tipo de área. "Não há espaço para estoque, por exemplo. Existem mercadorias que são inviáveis, que precisam de provador, assim como lugar para sentar".

  No caso da Fossil, os franqueadores costumam abastecer as franquias e as unidades próprias de acordo com a demanda. "Controlamos a entrada e saída das mercadorias em cada unidade e desta forma temos noção da carência de alguns itens, que em um prazo de 15 ou 30 dias são devidamente repostas", assegura Szafir.

  Loja tradicional, apenas uma em Ipanema. "Abrimos para fazer um teste, pois temos idéia de ampliar o mix, viabilizar a entrada de outros produtos da marca no País, mas por enquanto apenas os quiosques estão sendo comercializados", conclui.

Bom para quem tem pouco

  Apesar das desvantagens citadas pelo consultor da Acomp, o quiosque é uma alternativa entre as mais baratas para se iniciar um negócio. "O empreendedor pode experimentar sem empatar muito dinheiro. Adquirida a experiência, ele poderá passar para uma loja ou também permanecer com o quiosque, obviamente se houver demanda para isso".

  Os quiosques também podem ser úteis para lojas de rua que queiram testar seus produtos com consumidores de shopping centers. "Reforço sempre a necessidade de se fazer um estudo de viabilidade econômica. O empresário precisa saber qual é o seu público alvo e de quanto terá disponível para pagar o aluguel. Não basta escolher apenas o shopping. O público que freqüenta o empreendimento também deve influir na decisão, assim como os custos fixos e variáveis".

  O consultor Abrahão Saffer compartilha das idéias de Antônio César Carvalho de Oliveira. "É uma atividade temporária, os contratos são menores, mas em contrapartida os investimentos também são reduzidos. "Marcas conceituadas também experimentam o quiosque em determinados shopping centers para testar a aceitação dos consumidores".

Ampliação de contrato

  A consultora Cláudia Pamplona engrossa o coro e afirma que os quiosques têm um contrato muito curto, em média de seis meses. Após esse período, fica muito difícil o empresário estender o contrato. "A renovação fica mais fácil quando o shopping tem interesse, caso das grandes lojas, como O Boticário e McDonald’s".

  Cláudia alerta que alguns consumidores temem comprar os produtos dos quiosques, principalmente eletrônicos. "Esse medo é injustificável, pois quem abre um quiosque nessa linha deve ter, necessariamente, uma sede, nem que seja apenas um escritório. Cabe ao consumidor perguntar".

  Muitas vezes o negócio dá tão certo que muitas franqueadoras passam a comercializar os dois formatos. Foi o que aconteceu com a Casa do Pão de Queijo, que já dispõe de quiosques em alguns shopping centers, como o Plaza Shopping, em Niterói.

  Abrahão Saffer lembrou que a franqueadora PatBru, especializada em bichinhos de pelúcia, começou há cerca de cinco anos com um pequeno quiosque no Rio Sul e hoje tem grandes lojas.

OPÇÕES DE INVETIMENTO EM QUIOSQUE

Até 15 mil

  • Bijuterias, brinquedos, lembranças, doceria, camiseta, boné, óculos, relógios, produtos exotéricos, diversões para crianças (como tirar fotos em cenários ou com personagens) e franquias como PegaStar, especializada em mapa astral, perfumes e livros personalizados.

De 15 mil a 35 mil

  • Locação de carrinhos, informática, eletrônicos em geral, venda de seguros, corretagem de imóvel, títulos de clube, locação de vans, turismo ecológico, artigos de informática, algumas franquias como Bordamania, Fossil e Casa do Pão de Queijo.

De 35 mil em diante

  • Telefonia celular, pager, cafeteria, sorveteria e gráfica rápida, entre outros.

VANTAGENS E DESVANTAGENS

Pontos Positivos

  • Não há cobrança de luvas
  • Aluguel costuma ser menor se comparado a uma loja tradicional
  • Investimento e custo fixo reduzido
  • Maior flexibilidade

Pontos negativos

  • Não há espaço para estoque
  • Ruídos podem atrapalhar as vendas
  • O mix de produtos tem que ser reduzido
  • O quiosque pode virar balcão de informações

------------------------------------------------------------

Se Você está pensando em montar sua primeira Loja ou Quiosque em Shopping Center, ou pretende se estabelecer em uma Loja de Rua, nós podemos lhe ajudar. Visite o nosso portal na internet www.acomp.com.br e veja muitas outras Dicas de Negócios sobre Varejo - Shopping Centers, Lojas de Conveniência, Supermercados, e lojas de vários outros segmentos.

A ACOMP possui experiência de mais de 20 (vinte) anos na assessoria e consultoria para Empreendedores do Varejo. Podemos fazer o Estudo de Viabilidade de sua Loja ou Quiosque, fazer a Avaliação e Seleção do melhor Ponto Comercial, a Pesquisa de Mercado, o Treinamento da Equipe, e muito mais. Consulte-nos >> Tel. (21) 2445-5444, horário comercial, de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.

Veja aqui o Perfil do Eng. e Prof. Antônio César

------------------------------------------------------------

Clique Aqui !

NOTA da ACOMP:

Contrate a Assessoria da ACOMP Consultoria e Treinamento para executar o Planejamento Estratégico de seu Empreendimento, ou melhorar a Operação, seja ele uma Loja, uma Rede de Lojas ou mesmo um Shopping Center. Com a expertise em varejo da ACOMP, seus lucros aumentam, Você trabalha menos, sua Equipe fica mais motivada, e o resultado global é muito melhor.

Veja alguns Depoimentos de Clientes atendidos pela ACOMP

 

Palestras e Treinamentos da ACOMP - Clique Aqui, para mais informações !


Entenda como nós podemos ajudar você, a ter Sucesso em seu Empreendimento:

Você está planejando montar seu primeiro Empreendimento ou Loja, ou pretende Expandir seus Negócios atuais com assertividade e segurança ?

A ACOMP pode prestar assessoria comercial personalizada:

> Estudos de Viabilidade

> Análise e Seleção do melhor Ponto Comercial

> Gerenciamento de Projetos e Elaboração de Manuais

> Auditorias Operacionais e Avaliação de Atendimento das Lojas

> Palestras, Treinamentos, Workshops e Cursos Especiais

> Pesquisas de Mercado e de Satisfação de Clientes

> Por que contratar uma consultoria ?

> Valor de Consultoria Empresarial, Palestras e Treinamentos

> Mentoria Empresarial e Coaching Executivo

> Plano ACOMP Empresa

São 4 tipos de Plano ACOMP Empresa, escolha o que melhor se adapta às suas necessidades. Sua Empresa terá um acompanhamento profissional e personalizado. Se preferir, contrate nossos serviços de Mentoria e Coaching Empresarial e Executivo. Seu sucesso será uma consequência natural.

Visite a seção Serviços do portal ACOMP. Clique aqui e saiba mais.

Clique aqui para mais informações !

------------------------------------------------------------

Você é um Empreendedor de Shopping Center, Construtor, Investidor, Administradora de Shoppings, Associação de Lojistas, ou Síndico de um Centro Comercial ?

A ACOMP pode desenvolver para seu Empreendimento:

> Estudo de Viabilidade Comercial

> Pesquisas de Mercado e de Satisfação de Clientes

> Auditorias Operacionais e Avaliação de Atendimento das Lojas

> Implantação ou Redirecionamento do Empreendimento

> Gerenciamento de Projetos e Elaboração de Manuais de N & P

> Implantação de Modelos de Gestão e da Qualidade Total

> Revitalização de Malls, Tenant Mix e Orientação para Expansões

> Planejamento e Desenvolvimento de Flea Markets e Outlets

> Palestras para os Lojistas e Equipes da Administração

> Treinamento para as Equipes de Vendas das Lojas

> Mentoria Empresarial e Coaching Executivo

> Plano ACOMP Shopping para o sucesso do Empreendimento

São 4 tipos de Plano ACOMP Shopping, um com certeza se adapta às suas necessidades. Atendemos todos os tipos de Shopping Centers (vendidos e alugados), Shoppings de Rua (a céu aberto), Shoppings Regionais, Temáticos, de Vizinhança, Flea Markets e Outlets, entre outros.

Podemos também, executar apenas as Auditorias Operacionais, Assessoria Comercial e Treinamento, para que Você invista com mais segurança e assertividade, e melhore a performance do seu Shopping Center . Clique aqui e saiba mais.


Plano ACOMP Shopping - Clique Aqui !

------------------------------------------------------------

Você só quer algumas Dicas ?

Visite o Portal ACOMP e veja as seções: Serviços, Depoimentos, Treinamento e Notícias. São mais de 250 (duzentas e cinquenta) entrevistas com Dicas de Negócios da ACOMP, disponíveis on-line.

Veja aqui o Perfil do Eng. e Prof. Antônio César

Leia a reportagem - Por que contratar uma consultoria ?

Saiba mais - Valor de Consultoria Empresarial, Palestras e Treinamentos

Visite o site e veja outras Pesquisas e Estudos da ACOMP

Contrate a Assessoria da ACOMP Consultoria e Treinamento para executar o Planejamento Estratégico de seu Empreendimento, ou melhorar os Métodos e Processos, e a Operação. Com a expertise da ACOMP, seus lucros aumentam, Você trabalha menos, sua Equipe fica mais motivada, e o resultado global é muito melhor.


 

ACOMP Consultoria e Treinamento

 

A única Consultoria do Mundo que disponibiliza para Você,
mais de 20 Serviços úteis e gratuitos on-line
.

• 1º site do Mundo em Marketing Cruzado.

• O site mais visitado por Empresários.

 

É só acessar

www.acomp.com.br

O site do Empresário !

 

 

Colabore para que possamos ampliar as
Dicas de Negócios gratuitas do portal ACOMP !


 

Contrate os Serviços da ACOMP ou as Palestras do

Eng. e Prof. Antônio César, e indique para seus amigos e parceiros.

 


 

 

ACOMP Consultoria e Treinamento
"Soluções em Negócios"
Tel. + 55 (21) 2445-5444

www.acomp.com.br - O site do Empresário !

 

© Copyright 2017 - ACOMP - Todos os direitos reservados.