FABRÍCIA PEIXOTO

Como sobreviver ao furacão

Melhoria do atendimento pode ser uma solução

  Crise: hora de pequenos e médios empresários pensarem não somente no problema, mas na solução. É o momento de melhorar a qualidade no atendimento, avaliar o mercado, aumentar a produtividade e redobrar a atenção ao gerenciar os estoques.

  Quando o consumidor está racionando ou protelando gastos, a excelência no atendimento se torna o diferencial que garante a fidelidade do cliente e as compras adicionais. "As atenções devem estar voltadas para as vendas, para a melhoria do atendimento. Produtos e serviços diferenciados também aumentam o potencial competitivo, assim como a criação de benefícios", ensina o consultor Antônio César Carvalho de Oliveira, diretor da Acomp Consultoria Empresarial, Assessoria e Treinamento.

  Outro conselho do consultor é pesquisar constantemente o mercado para melhor planejar o orçamento da empresa. Gastos com mídia inadequada ou com produtos que não atendam às expectatrivas do consumidor devem ser cortados. "Este pode ser um momento para se perceber novas possibilidades e criar alternativas para superar a crise, mas que exige atenção redobrada para não comprometer a receita", aconselha.

Treinamento. O treinamento também pode ser importante aliado para manter ou aumentar a produtividade em momentos difíceis, assim como a participação e o envolvimento dos funcionários. O planejamento antecipado do orçamento também pode evitar prejuízos maiores. "Para quem sabe administrar com propriedade, esta é a hora de otimizar seus esforços".

  Um dos principais cuidados que o empreendedor deve ter é quanto à administração dos estoques, que podem representar prejuízo se encalharem por muito tempo. Oliveira aponta a adoção de um software como um importante recurso para este momento: "um produto capaz de acompanhar as mudanças mais freqüentes dos consumidores em tempos de recessão", acredita.

Passo a passo

  • Concentre os esforços nas vendas e nas atividades afins, priorizando a qualidade no atendimento
  • Faça de produtos e serviços o diferencial competitivo da empresa
  • Incremente os serviços da empresa com benefícios
  • Analise sempre o mercado, poupando-se de desperdícios
  • Identifique novas oportunidades de crescimento
  • Treine os colaboradores para obter o máximo de produtividade
  • Reduza custos com antecedência e não no prazo-limite
  • A participação e o comprometimento dos colaboradores pode apontar soluções
  • Gerencie com eficácia os estoques, evitando endividamentos
  • Implante um software para aumentar a capacidade de acompanhar as mudanças de hábito dos consumidores.

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