Segmentos promissores para este ano no Estado

Turismo e criação de avestruzes estarão em alta

Gisela Alvares

A lista das dez melhores oportunidades de negócios para este ano no Estado, feita pela Acomp, empresa de consultoria, inclui o turismo, entretenimento em shopping centers e até a criação de avestruzes. A pesquisa, no entanto, não exclui a necessidade de o empreendedor fazer o estudo da viabilidade econômica e a pesquisa de mercado, planejamentos indispensáveis a quem almeja o sucesso.

A pesquisa leva de quatro a cinco meses para ser concluída, envolve uma equipe de 16 pessoas e baseia-se no levantamento dos estudos de viabilidade econômica e de mercado feitos ao longo do último ano. Os dados foram reunidos a partir de entrevistas feitas com 250 empresários que sinalizaram os negócios em que pretendem investir neste ano, mais a análise das condições econômicas do Estado e do País.

Os eventos especiais em shopping centers lideram o ranking dos melhores negócios para investir no Rio de Janeiro. De acordo com o sócio-diretor da Acomp, Antonio Cesar Carvalho de Oliveira, formar uma empresa para oferecer entretenimento nestes espaços comerciais rende bons contratos.

Criação de avestruzes

- Os administradores de shopping buscam atrair o público com espetáculos infantis, shows, exposições e exibições de todo tipo. Este é um investimento que tem cada vez mais retorno e que pode ser levado a vários shopping centers - afirma Oliveira.
O clima propício, a falta de espaço e a boa rentabilidade fazem da criação de avestruz um negócio em ascenção, com retorno rápido e garantido, segundo a pesquisa anual da Acomp.

- A última olimpíada aumentou o interesse pelos animais, cujo o crescimento rápido agiliza o abate.
O nosso clima é semelhante ao da Austrália e o avestruz surge como ideal para espaços menores, exigindo bem menos áreas que o gado. Tudo no avestruz se aproveita, a carne, couro, penas e ovos. Um casal de três anos rende R$ 160 mil - destacou Oliveira, lembrando que há 20 dias, chegou ao porto do Rio um navio com 20 mil destas aves.

O turismo, de acordo com a pesquisa da Acompa, permanecerá gerando bons frutos. O setor é propício no estado para a abertura de agências de viagem, pousadas e pequenas lojas de souvenirs em cidades com potencial turístico como as históricas e as situadas na Região dos Lagos e na Região Serrana.

Neste panorama, são boas as oportunidades para os profissionais que atuam no setor do turismo (guias) e para artesãos (confecção de souvenir). "Os brasileiros estão viajando menos para o exterior. Construir pousadas em pequenas cidades é um bom negócio. Existem, 296 pousadas em Búzios, o que indica ser este um empreendimento que oferece bom retorno financeiro. Além de brasileiros, o local costuma receber muitos argentinos. A presença dos turistas alavanca inúmeros outros negócios", diz o cosultor da Acomp, Antonio Cesar Carvalho de Oliveira.

Em quarto lugar no ranking dos bons investimentos para 2001, definidos pela empresa de consultoria, está a entrega de produtos para os cabelos (cosméticos e equipamentos) para os profissionais que trabalham em salões de beleza. De acordo com Oliveira, os proprietários de cabeleireiros querem praticidade e, por isso, privilegiam a agilidade.

- Este é um serviço que vem conquistando espaço na mídia, o que torna os profissionais pessoas com pouco tempo para dedicar à aquisição de material de trabalho. Assim, as empresas que oferecerem esta facilidade, conquistam este segmento - comenta.

A terceirização de serviços para empresas, em especial de energia elétrica, desponta como ramo de rentabilidade garantida, assim como o sistema de marketing integrado. Neste último caso, é preciso estar atento às exigências do cliente, oferecendo uma forma integrada de comunicação.

A empresa vive o ano inteiro em função do Natal, tem uma equipe de 18 arquitetos, além de engenheiros de produção, marceneiros, serralheiros, costureiras, cenógrafos, entre outros profissionais. Antes de efetivamente colocar a decoração, uma equipe faz a primeira visita técnica, analisando todas as possibilidades.

"As empresas especializadas devem atender em todos os níveis (mídia impressa e Internet). "É preciso estar preparado para falar em todos os canais", aconselha o consultor. Entre os negócios cotados para 2001 está a venda de eletrodomésticos de última geração, que fazem sucesso no exterior. Apesar de serem produtos destinados a uma limitada classe social, com alto poder aquisitivo, os eletrodomésticos despontam como itens promissores ao consumo. Entre estes, estão a geladeira com computador que indica os produtos que estão acabando, o sistema de segurança acionada pelo celular e o aspirador de pó robotizado, que funciona sozinho.

Restauração em museus


O turismo impulsiona uma categoria profissional pouco usual no mercado, os restauradores de obras de arte e monumentos. A preocupação do poder público em preservar a história cultural e artística das cidades fez aumentar a procura pelo serviço especializado. O restaurador é uma profissão em alta e, geralmente, bem remunerada

A reboque do turismo, surge ainda o investimemnto na produção de artesanato, mercadoria que chega ao exterior através dos turistas. Os que estão neste ramo, devem, segundo Antonio Cesar Carvalho de Oliveira, participar de feiras e incluir os nomes nos catálogos das prefeituras.

- Acelerar a produção para atender em determinado evento e estar de acordo com a exigência dos turistas é importante para obter sucesso. Por exemplo, já vi turista deixar de levar um souvenir de uma cidade porque este não trazia o nome do local, detalhe fundamental para quem investe neste segmento - afirma Oliveira.

Serviço:
Acomp - 445-5444 / site: www.acomp.com.br

Os 10 melhores negóciios

Este comportamento, que ele atribui às dificuldades trazidas com a crise econômica mundial, dificulta um pouco a possibilidade de maiores descontos ou promoções. Com este "inexplicável" atraso no ano 2000, até sua companhia de teatro, com 40 espetáculos montados, acaba por ter que fazer os shows com pouco espaço de tempo para se organizar.

· Eventos especiais para shopping centers
· Criação de avestruz
· Turismo de finais de semana
· Delivery de produtos de beleza em salões de cabeleireiros
· Terceirização de serviços para empresas, principalmente as de energia (elétrica, petróleo e alternativa)
· Sistemas de marketing integrado
· Informática e Internet - equipamentos e soluções
· Comércio de eletrodomésticos informatizados
· Restauração de obras de arte e monumentos
· Exportação de artesanato

 

Clique aqui para conhecer os Serviços da ACOMP


ACOMP Consultoria e Treinamento
Tel. 55 (21) 2445-5444 - www.acomp.com.br

O site do Empresário !