Entusiasmo controlado com fast food
Estudo de viabilidade reduz risco em investimentos de até R$ 1 milhão

Giselle Andrade


As franquias de fast food podem se tornar uma aplicação de risco se o futuro empresário não observar, junto ao franqueador, inúmeros fatores que determinam o sucesso ou o fracasso do empreendimento. O investimento é alto - chega a R$ 1 milhão - e é preciso realizar um estudo de viabilidade para garantir o fluxo de clientes, além de escolher com cuidado o ponto comercial.

Fatores como o peso da marca no mercado, garantia de fornecedores exclusivos e agilidade no processo de adequação da loja aos padrões da rede interferem no valor do investimento inicial para a abertura de uma ou outra franquia. Esses aspectos também devem ser observados com cuidado pelo futuro franqueado.

A rede McDonald's, há 52 anos no mercado, 22 anos no Brasil, aposta na interação entre franqueado, franqueador e fornecedor para diluir o custo do investimento. Para o capital inicial de US$ 500 mil - cerca de R$ 1 milhão - o retorno previsto pela rede franqueadora é de cinco a sete anos.

O investimento do franqueado McDonald's destina-se aos equipamentos de cozinha, letreiros, luminosos, despesa de treinamento dos funcionários e equipe gerencial. Segundo Ricardo Camargo, diretor de franquias da rede, o futuro franqueado é orientado a reservar recursos para o pagamento de suas despesas pessoais durante o período de treinamento.

Consultoria independente

A franquia oferece ao empresário o direito de utilizar a marca e a tecnologia McDonald's, o treinamento necessário para operar o restaurante e a participação em sistemas cooperativos de marketing e compras.

Depois da inauguração, o McDonald's continua fornecendo consultoria permanente ao franqueado no que se refere a operação do restaurante. Os especialistas da rede analisam as áreas de administração, marketing, desenvolvimento imobiliário, recursos humanos, treinamento e compras para que os empresários consigam atender aos padrões internacionais da franqueadora.

Com o lema "Nosso sabor é melhor", o Bob's, que está há 45 anos no mercado de fast food, aposta neste diferencial para "abocanhar" fatias de mercado dos concorrentes. O investimento inicial varia de R$ 180 a R$ 800 mil e depende do tamanho do estabelecimento.

- Os consumidores estão cada vez mais exigentes e antenados na questão da moda. Os homens costumam ir às compras apenas duas ou três vezes por ano, mas hoje em dia este perfil está mudando. Eles gastam tanto quanto as mulheres. Por isso, as lojas Empório Armani têm vendedores que são orientadores de moda para tirar dúvidas deste público que está em busca de novidades - explica Patrícia.

No total são 230 lojas no Brasil, sendo 100 no Rio de Janeiro. Segundo o consultor de franchising, Alain Guetta, da Guetta Consultoria, dependendo da localização da unidade R$ 800 mil é um valor considerado razoável ou mesmo baixo para a abertura de uma franquia de fast food.

O custo do investimento inicial de uma franquia não pode ser avaliado com palavras, afirma Guetta. "Existem no mercado sistemas de análise de ponto comerciais como se fossem vídeo games que simulam a montagem de lojas em determinadas regiões", observa.
Também é importante contar com mais de uma fonte de informação. "Se possível, o futuro empreendedor, antes de fechar com o franqueador, deverá contratar uma consultoria particular, independente, para confrontar com o resultado obtido pela rede de fast food", aconselha Antônio Cesar Oliveira da Acomp -Consultoria e Treinamento.

A rede de fast food Habib's está há 14 anos no mercado com 200 lojas, sendo 22 no Estado do Rio de Janeiro. No momento, a empresa concentra-se em assumir um papel mundial e para isso, começou a expandir a cadeia para fora do País, abrindo uma franquia no México.

Negociação com fornecedores

O investimento inicial de R$ 800 mil justifica-se, segundo Luiz César Piñeiro, gerente-geral de expansão no Rio de Janeiro, pela construção ou adequação do ponto ao padrão da empresa.

- O peso da marca no mercado permite melhor negociação com fornecedores, o que facilita muito a conversa desses empresários com uma rede como o Mc Donald's, por exemplo. Ocorre o oposto no caso de redes que ainda trabalham a marca. Nem sempre é possível conseguir bons preços para a execução de serviços dentro da própria loja - afirma Antônio Oliveira, da Acomp.

O empresário deverá pagar a taxa de franquia no valor de R$ 75 mil para utilizar o "know how" da marca Habib´s. Cada unidade tem um faturamento que vai de R$ 130 mil a R$ 180 mil, dependendo do local onde está instalada. A taxa de royalties é de 5% e, de publicidade, de 3%.

Poder da marca ameniza riscos

A franquia do Habib's pode ter até quatro sócios e pelo menos um deles deve ter nível superior completo e de preferência na área de finanças como administração, economia e contabilidade. Os locais de fácil acesso e circulação de pessoas são os indicados para a instalação das lojas. Assim como pontos em shopping centers, estacionamento de supermercados, associados a postos de gasolina e em centros comerciais.

Especialistas alertam para a necessidade de avaliar a franquia antes de investir todo capital. Álvaro Carneiro, consultor e instrutor do Sebrae, afirma que abrir uma franquia não significa ter sucesso.
"O risco existe e está amenizado no poder da marca".
Fatores como visita aos franqueados da rede para avaliar se o faturamento condiz com que o franqueador expõe e realizar estágio antes de abrir franquia são fundamentais para que o empreendimento ofereça retorno.

A abertura indiscriminada de lojas pode gerar uma redução no faturamento dos franqueados. Segundo Carneiro, a própria concorrência indireta de outras redes de fast food pode reduzir o lucro dos estabelecimentos. "O Habib's compete com o McDonald's e oferece o diferencial do preço", observa.

- A globalização cobra resultados num prazo curto de tempo e algumas franquias precisam explorar ao máximo as ilhas de consumo como os shopping centers. Nesse caso, é necessário ter consciência da filosofia da empresa para não acontecer uma distanciação dos planejamentos. O crescimento exagerado pode afastar o cliente - explica Oliveira.

Os contratos das grandes redes de fast food não garantem território. Isso significa que várias lojas poderão ser abertas em uma determinada região. O Advogado Luiz Felizardo Barroso, professor de direito comercial da UFRJ e sócio da Advocacia Luiz Felizardo Barroso, alerta que a lei do franchising não dispõe de cláusula a respeito.

No setor têxtil (que vai desde os fios e tecidos até os produtos acabados de malha), a produção aumentou 6,2% com aumento no segmento de vestuário (gravata, calças e blusas, por exemplo) e calçados de 6,6%.

Falta de assistência, seleção e controle de pontos, fornecimento compulsórios, royalties mínimos, canibalização, fixação de preços e descumprimento da lei, são os principais conflitos entre franqueador e franqueados.

Associação de franqueados

Caso o franqueado tenha algum problema com a franquia pode ser pedido um ressarcimento ao franqueador, segundo o advogado Luiz Felizardo. "A lei não disciplina o comportamento entre as partes. Há um projeto em estudo que garantirá ao empreendedor mais segurança', afirma

A idéia de fortalecer a marca fez com que franqueados formassem associações. "Os empresários estão mais preocupados com o preço dos produtos e os acontecimentos da empresa. Sozinho ele não poderia lutar muito. Acompanhado o grupo ganha força e pode pleitear flexibilização do franqueador em alguns casos - explica Àlvaro Carneiro do Sebrae-RJ.

Pensando desta forma, a Associação Brasileira dos Franqueados McDonald's, formada há sete anos, tem o objetivo é expor as necessidades dos empresários da rede.

Há dois anos franqueada do Bob's, Cléia Machado afirma que para investir em franquia de fast food tem que gostar do setor. "O mercado está aquecido. O Bob's tem clientela específica. Os pais, em geral, levam os filhos ao McDonald's e vêm lanchar aqui", explica.

O ponto escolhido por Cléia foi o Penha Shopping. "O local não está preparado para a clientela. Mas, o plano de negócio indicou viabilidade do negócio. O franqueado tem que exigir da marca atenção e quanto a isto não posso reclamar", comenta.

Serviço:
Bob's: 598-5700

McDonald's:543-3388
Habib's:498-027 / site: www.habibs-fast-food.com.br
Acomp Consultoria: 445-5444 / site: www.acomp.com.br
Advocacia Luiz Felizardo Barroso: 221-0773

Raio x

MCDONALD'S


- Investimento inicial: US$ 500 mil, sendo US$ 200 mil de capital próprio inicial e o restante pode ser financiado por linhas de crédito especiais para franquia no sistema financeiro.
- Taxa de Franquia: US$ 60 mil
- Taxa de Royalties: 5%
- Taxa de Publicidade: 5%
- Faturamento: R$ 200 mil
- Área mínima: 50 m2

HABIB'S

- Investimento inicial: R$ 800 mil
- Taxa de franquia: R$ 75 mil
- Taxa de royalties: 8%
- Taxa de publicidade: 3%
- Faturamento: vai de R$ 130 mil a R$ 180 mil
- Área: 400 m2

BOB'S


- Investimento inicial: R$ 180 mil a R$ 800 mil
- Taxa de Royalties: 4%
- Taxa de Publicidade: 4%
- Faturamento médio mensal: R$ 60 mil a R$ 150 mil
- Área mínima: 30 m2

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