logo_jcom11a.gif (5213 bytes)

Domingo e Segunda, 4 e 5 de Abril de 1999

Sem limites para a produção

Estique as metas e obtenha rendimento máximo

Roberta Cecchetti

  "Nenhum problema pode ser resolvido pelo mesmo estado de consciência que o gerou. É preciso ir bem mais longe do que isso". A frase de Albert Einstein parece ter inspirado um dos maiores empreendedores desse século, o presidente da GE, Jack Welch, quando comentou que fazer o melhor possível é ir além, ou seja, exceder metas. Mas, consultores são unânimes ao afirmar que, para isso, é preciso ir ainda mais distante: fazer uma reengenharia total para que o objetivo seja alcançado.

  O todo poderoso Welch foi além. Descobriu que ao atingir o que parece ser impossível, e mesmo quando não se consegue, inevitavelmente o desempenho de todos acaba sendo muito melhor. O consultor da Acomp Engenharia, Antônio Cesar Carvalho de Oliveira, explica que a maior vantagem de estabelecer metas ousadas é a provocação das mudanças de atitudes em todos os segmentos da empresa.

  – Promover mudanças de metas convencionais para outras mais ousadas, significa uma nova maneira de agir e de pensar. Para isso, é preciso conscientização de todos os profissionais envolvidos em relação à nova filosofia da empresa – analisa Antônio Cesar.

  PENSAMENTO. A solução é ir até a raiz do problema para modificar a estrutura do pensamento. "A empresa precisa passar por uma completa reestruturação, mas todas as mudanças devem ser compatíveis com os recursos financeiros e intelectuais", lembra o consultor.

  Esticar as metas é uma opção para aumentar as expectativas. "Isso não significa que o prazo deva ser longo. Pelo contrário. Com a instabilidade econômica e todas as inovações tecnológicas, aposto em planos curtos, ágeis e consistentes".

  Desta forma, se houver contratempos ou erro no plano, a meta pode ser revista sem maiores prejuízos. "Com todas essas novidades aparecendo no modelo gerencial e na informática, não dá mais para conceber metas muito longas", afirma Antônio Cesar.

  A griffe Fossil, especializada em óculos, relógios e outros acessórios, teve que mudar seu plano de metas devido à variação cambial e o motivo é claro: a empresa depende de insumos importados. A estratégia adotada foi fazer uma joint venture com a Séculos, que faz a montagem dos relógios em Manaus.

  – Traçamos os objetivos para um prazo de 18 meses, mas não esperávamos a variação do dólar. Resolvemos modificar nossas metas com a moeda em torno de R$ 1,75. Pretendíamos chegar a dezembro com aproximadamente 60 pontos de venda e, devido às mudanças, acreditamos fechar o ano com 48", avalia o responsável pela marca, Benjamim Katz.

  As estratégias foram mudadas para enxugar a companhia e conseguir não onerar o preço dos produtos. "Estamos tentando contornar a situação da melhor forma possível para que o movimento não caia drasticamente. Nesse momento, com a economia fragilizada, temos que estar sempre revendo o nosso plano de metas. Acredito que a estabilidade só acontecerá quando todas as reformas forem aprovadas e implantadas", analisa Katz.

------------------------------------------------------------

NOTA da ACOMP:

Conte com a Assessoria da ACOMP Consultoria e Treinamento para executar o Planejamento Estratégico de Marketing de sua Empresa. Com a expertise da ACOMP, seus lucros aumentam, Você trabalha menos, sua Equipe fica mais motivada, e o resultado global é muito melhor.

Eng°. e Prof. Antônio César


Para mais informações, Clique Aqui  !

 

Consulte-nos >> Tel. (21) 2445-5444.

Horário comercial, de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.

 

Clique aqui para mais informações !

 



 

Clique aqui para conhecer os Serviços da ACOMP

 

 

ACOMP Consultoria e Treinamento
"Soluções em Negócios"
Tel. 55 (21) 2445-5444 /
Celular: (21) 99676-9040
www.acomp.com.br - O site do Empresário !