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Domingo, 2 e Segunda-feira, 3 de Maio de 1999

Para um sonho não virar pesadelo

Estudo de viabilidade reduz os riscos de fracasso dos novos empreendimentos

Juliana Rosa e Fabrícia Peixoto

  Uma boa idéia pode significar a metade do caminho para o sucesso de uma empresa. No entanto, até que o empreendimento seja concretizado, o futuro empresário precisa visualizar não só os aspectos positivos do empreendimento. Não é um exercício de pessimismo, apenas uma forma de tentar antecipar possíveis problemas.

  Tal atitude é recomendada por profissionais de varejo, que cobram de R$ 3 mil até R$ 35 mil pelo serviço, dependendo do tamanho do negócio. O próprio empreendedor, no entanto, pode fazer sua pesquisa.

  Um estudo de viabilidade inclui várias questões, como descobrir se há oportunidade de mercado, quem são os concorrentes, como está a situação econômica do País, como ela influencia o investimento, se os riscos compensam, entre outras.

Capacidade de expansão

  – É importante analisar como o novo negócio pode se expandir, lançar no mercado consumidor os seus produtos e serviços, ou ainda como os consumidores responderiam a eles – explicou.

  Cristina lembrou, ainda, que é importante conhecer o corpo técnico da empresa, incluindo administradores e todos aqueles responsáveis pelo empreendimento. "Esse é um dos itens mais importantes, já que os investidores creditam maior confiança a uma equipe formada por profissionais com talento reconhecidos no mercado do que àquela formada por iniciantes. O estudo inclui a análise de todos esses profissionais".

  Além disso, um novo negócio deve ser dirigido por um bom empreendedor. A administração tem que ser profissional. "É necessário ter o mínimo de preparo para lidar com o mercado, saber negociar, trabalhar com condições flexíveis, ter conhecimento de marketing e ser desinibido. Há pessoas que não gostam de falar em público, por exemplo, o que é ponto bastante negativo para quem precisará divulgar um negócio", alerta o professor.

  O consultor e professor do Sebrae Antônio César Oliveira conta que algumas pessoas consideram a pesquisa de viabilidade um investimento supérfluo e acabam retirando-a de seus planos, o que considera um grande erro. "É melhor perder R$ 1,7 mil, com o estudo do que ter que amargar um prejuízo bem maior, com o fracasso do negócio", observa o consultor.

Onde fazer

 

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