ACIB

Associação Comercial e Industrial de Bonsucesso

Agosto de 2016

 

O SHOW E O JOGO DOS NEGÓCIOS

É preciso se preparar - sem treinamento e motivação não dá

 

Por Antônio César Carvalho de Oliveira *

Na atualidade vender e conseguir produtividade da equipe, deixou de ser apenas uma arte, para se transformar em um show. A maior concorrência nacional e internacional, tornou o jogo dos negócios muito mais complexo. A internet e suas ferramentas colocaram uma série de fornecedores desconhecidos da maioria dos potenciais clientes, apenas a um clique de distância, e muito desses pequenos e médios fornecedores à frente dos grandes e tradicionais, ao passo que também possibilita aos pequenos compradores acessar os grandes e tradicionais players.

Sendo assim, como falar em um show ou em um jogo, sem pensar em se preparar previamente, sem treinar suas equipes para os eventos mais importantes do negócio. As empresas e empreendimentos comerciais atualmente, não dispõem de muitas oportunidades para fechar novos negócios, como era há duas décadas atrás. Está mais difícil conquistar novos clientes, fidelizar os clientes atuais, competir no mercado com uma lucratividade mínima desejada, ser eficiente e eficaz, operar com responsabilidade social e gerar um crescimento sustentável para o negócio.

Acreditar que o mercado irá fornecer a mão de obra já qualificada e ajustada às suas demandas, ou que isso é um problema só do recrutamento e seleção, é ser no mínimo inexperiente ou sonhador.

Indivíduos trazem consigo além da sua formação profissional, hábitos e cultura, os quais muitas vezes não estão alinhados com os projetos, demandas ou a cultura da empresa ou empreendimento. Para completar, as mudanças de escopo e de mercado tornaram-se mais frequentes e intensas. Produtos e serviços mudam em uma velocidade muito maior.

Tenho dito isso em minhas palestras e treinamentos pelo Brasil, que é imprescindível treinar e motivar suas equipes para obter melhores resultados. A busca da solução somente com foco em um custo reduzido, maximiza o problema e dificulta ainda mais o resultado esperado. A solução tem que ser customizada, mas não basta falar isso, é preciso que realmente seja dessa forma.

É preciso um acompanhamento profissional adequado às necessidades do negócio, experiência em consultoria e dedicação, para possibilitar a personalização, o aperfeiçoamento e os resultados.

Contudo, o que tenho visto são muitos gestores contratando um cursinho de alguma empresa pelo menor preço possível, uma palestra com alguém famoso, mesmo que o conteúdo seja sofrível ou inadequado, trocando o nome do departamento de treinamento para “universidade corporativa”, o que diga-se de passagem, é muito nome para pouco conteúdo ou substância, para depois dizer “eu dei treinamento para eles”. Ou seja, não estão buscando a solução e sim se livrar do problema ou um álibi, que não justifica a baixa produtividade ou o fraco desempenho.

Realmente não é fácil nos dias de hoje treinar e motivar suas equipes para um determinado projeto ou operação comercial, de serviços ou industrial, e logo a seguir, muda novamente o escopo, e novo treinamento e motivação, mas, é isso ou ficar para trás e sair do mercado. Não há como dizer para o mercado: - Pare aí ou vá mais devagar. É necessário se ajustar. É possível, mas sem treinamento e motivação não dá. Afinal, sempre será preciso se preparar para um show ou um jogo, onde além da estratégia é imprescindível o ensaio, o treinamento.

* Eng. e Prof. Sócio-Diretor da ACOMP Consultoria e Treinamento

 

Página 15 do Boletim de Agosto de 2016 da ACIB

Capa do Boletim de Agosto de 2016 da ACIB

 

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